Discussão

WordPress 3.6: nova interface de formatos de post foi cortada

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr
Anúncios Google

Se você já andava experimentando as versões beta e nightly do WordPress que vem por aí, o 3.6, devia ter uma opinião sobre a nova barra com formatos de post, muito parecida com a estrutura do Tumblr: em um clique alteraríamos o formato do post para imagem, vídeo, link, status, chat, etc. Bastante simples de usar, por sinal, eu tinha gostado.

Seria uma mudança considerável, nem tanto em termo de estrutura – muitos temas já usam post formats, presentes desde a versão 3.1  – mas principalmente pelo fato de nem todos os blogs usariam, e os atalhos ainda teriam lugar de destaque no painel.

Isso levou a equipe a dar “um passo atrás” e decidir remover a interface toda da versão final do 3.6. Portanto, esse menu aí embaixo, só nas versões beta mesmo. Ou via plugin. Ou ainda numa versão futura.

A nova interface de formatos de post, que não fará parte do WP 3.6

O que mudaria?

Não muita coisa além da facilidade de acessar os formatos. Na versão atual, certos temas já usam um menu que geralmente fica perto das caixas de tag e categorias – basta ativar os formatos de post nas funções do tema.

Agora os ícones estariam junto ao campo de título, muito mais atraentes do que a caixinha tímida lá na barra lateral. Um clique, e a interface toda de edição do post mudaria.

Quem usa o Tumblr sacou que seria parecido, mas com mais opções. A diferença é que em vez de abrir uma popup de edição como no Tumblr, seria na mesma página.

Formatos de post do Tumblr
Formatos de post do Tumblr

Por que não vai mudar?

A verdade é que a maioria dos blogueiros não usam os post formats no WordPress, só quando o tema é compatível para exibir diferentes layouts e ferramentas de acordo com o formato.

E se a maioria não usa, a equipe de desenvolvimento não viu sentido em alterar para todos, o que geraria muita dúvida principalmente nos usuários menos experientes – que compõe grande parte do público do WordPress, como pequenos bloggers, clientes que têm acesso ao painel de controle, etc. Uma enxurrada de tickets sobre a nova interface ajudou a “barrar” a novidade.

A eliminação é discutível. A maioria não usa os formatos de post porque os temas não são compatíveis, mas se o recurso se popularizasse (como provavelmente aconteceria), mais temas não seriam disponibilizados?

É uma decisão difícil. Estive conversando com vários desenvolvedores e colaboradores do núcleo do WordPress, e o consenso esmagador é de que a interface de formatos de post não está pronta para o núcleo do WordPress, e seria um erro implementá-la como existe atualmente. Mark Jaquith, equipe do WordPress

Quanto à dificuldade dos usuários, parece uma decisão de “nivelar por baixo” o conhecimento achar que seriam incapazes de aprender a usar algo tão simples quanto clicar em ícones para mudar o formato do artigo.

Além disso… eliminar o que seria a principal novidade do 3.6 depois de três versões Beta aparentemente sem problemas? Ainda segundo a equipe (nas palavras de Mark Jaquith), foi uma decisão difícil, mas ainda não seria a hora da implementação. Talvez na versão 3.7. Por hora, estão sendo oferecidas soluções, como o uso de um plugin para trazer a interface a quem precisar dela.

Pessoalmente, não gostei da decisão. Se o problema era “assustar” os usuários médios, bastava uma opção para desativar os ícones, talvez algo na página de Configurações > Escrita.

E você, o que achou?

Fundador do Tutoriart em 2010, é ex-instrutor de Photoshop, design web e gráfico. Em quase uma década de redação online, tem cerca de 1500 artigos publicados. Gerencia também o Memória BIT.

Write A Comment

Pin