Ferramentas

Whos.Amung.Us: Use a Extensão no Navegador e Monitore Erros no Seu Blog

Anúncios Google

Você passa muito tempo com o navegador aberto? Então a extensão do Whos.Amung.Us pode ser uma ferramenta de notificação de erros no seu blog.

Contadores de visita foram por algum tempo considerados inúteis, e muita gente desaconselha o uso deles por razões diversas. É verdade que em alguns casos, mostrar o número de visitantes pode não ser uma boa – se o blog é muito pequeno, por exemplo, talvez você não queira que o único presente no “recinto” saiba que só tem ele ali… Isso passa a impressão que o lugar é pequeno (como pode ser) e tem conteúdo ruim (o que nem sempre é verdade).

Mas algumas ferramentas merecem ser exceção. O WhosAmungUs é um dos muitos serviços de estatísticas de visita para sites e blogs, mas sendo um dos mais fáceis de implementar e ainda integrado com o Chrome e Firefox através de extensão, eu recomendo que qualquer blogueiro use-a para manter uma certa “vigilância” sobre seu projeto.

Com a extensão que mostra em tempo real seus visitantes no navegador, você (enquanto estiver com o navegador aberto, claro) fica sabendo se de repente todo mundo sumir… Se seu blog costuma ter sempre um certo número de pessoas online, e do nada não tem ninguém, vai saber que algo está errado – uma queda do servidor, invasão de hacker, etc.

E nem precisa exibir o contador no blog se não quiser, pode muito bem mandar um “display:none” e continuar vendo as estatísticas no navegador.

Instalando o Contador

Eu recomendo apenas o contador pequeno, que é mais discreto. Se você quiser mostrar um botão grande no blog, tudo bem, mas eu não curto. Siga até a galeria de botões do WhosAmungUs.

O meu preferido é o “O Widget de pequeno porte”. Clique nas outras guias para ver os outros modelos. Tem mapa, botão coloridos e muito mais.

Código do botão pequeno do Whos Amung Us

Ali ao lado do botão está o código. Tudo que você precisa fazer é colocar esse código no seu blog, onde quiser que o botão apareça (ou não, como veremos mais adiante).

Passe o mouse sobre o código. Quando ficar azul, clique para copiar.

Clique no campo indicado para copiar o código

Quando aparecer o campo verde, o código foi copiado

Agora é só colar no blog. No caso, vou colocar no rodapé, então abro o arquivo footer.php do meu template (WordPress), e no lugar que quero, colo o código.

SÓ ISSO. Salve o arquivo e mande para o servidor. Visite seu blog e lá estará seu contador.

Código do Whos Amung Us colado no arquivo do meu blog
Código do Whos Amung Us colado no arquivo do meu blog

Contador do Whos Amung Us em funcionamento

Nota: você pode colocar o código onde quiser na estrutura do blog, incluindo widgets na sidebar, no cabeçalho, no final dos posts… Escolha o lugar e cole o código, simples assim. 

Clicando no botão, você (e qualquer visitante também) acessa uma página com dados de visitas. Tem o número de visitantes online no momento, quantos estão em cada página, entre outros dados.

Página de estatísticas do Whos Amung Us
Página de estatísticas do Whos Amung Us

Extensão para Chrome e Firefox

Pra mim a melhor parte são as extensões, já que como o blogueiro passa muito tempo no navegador, eles acabam funcionando como alerta de erros.

As extensões estão disponíveis para Firefox e Chrome, é só clicar na sua opção lá mesmo na página do WhosAmungUs. No meu caso, é a do Chrome (também funciona em navegadores como o RockMelt, que usa o mesmo “motor” do Chrome).

Link para a página da extensão Whos Amung Us no navegador

Na página do plugin, faça a instalação. De volta ao navegador, é só copiar os códigos alfanuméricos dos contadores que você usa (dá pra monitorar até 5 sites) nos campos. Veja:

Página de opções da extensão Whos Amung Us no Chrome

Em Sitekey, digite o identificador do seu contador. Lembra do código que você colou no seu blog? Ele era algo assim:

<script id="_a1a1a21a">var _wau = _wau || []; _wau.push(["small", "0a0a0a0a0a0a", "97c"]);(function() { var s=document.createElement("script"); s.async=true; s.src="http://widgets.amung.us/small.js";document.getElementsByTagName("head")[0].appendChild(s);})();</script>

Seu identificador está no mesmo lugar que o “0a0a0a0a0a0a” (sem aspas, claro). Copie seu código e cole no Sitekey.

Em Title, digite o título do blog/site que vai acompanhar. Marque “Primary” se tiver mais de um blog em acompanhamento para decidir qual deles terá os dados exibidos por padrão (sem ter que clicar no botão).

Quando colocar todos os dados, clique em Save.

Esse é o botão do WhosAmungUs no seu navegador, com o acompanhamento aberto.

Botão do Whos Amung Us no navegador Chrome

Abaixo do blog principal, cujo número de visitantes também aparecem no botão, ficam os outros que você tenha listado nas opções do blog. Para ver a lista completa, é só clicar no botão, e para fechá-la, clique em qualquer lugar da tela.

Quer o Contador no Navegador Mas Não No Blog?

Se você tirar o código do botão do blog, o contador não vai funcionar no navegador, mas com um truquezinho de CSS ele fica invisível.

Onde colocar o código no blog, envolva-o por um span, assim:

<span style="display:none">
<script id="_wau97c">var _wau = _wau || []; _wau.push(["small", "0a0a0a0a0a0a", "97c"]);(function() { var s=document.createElement("script"); s.async=true; s.src="http://widgets.amung.us/small.js";document.getElementsByTagName("head")[0].appendChild(s);})();</script>
</span>

Com o estilo “display:none”, o conteúdo do span fica invisível, mas ainda está lá, então o contador no navegador continua funcionando.

Importante: trate de salvar o código que vai usar em seu blog em algum lugar, pois se perdê-lo, não vai conseguir recuperar as estatísticas depois – terá que começar com outro código e os dados “zerados”. Guarde pelo menos o identificador (aquele no lugar do 0a0a0a0a0a0a).

Links

Homepage do Who’sAmungUs
Showcase (opções de widget)

Author

Fundador do Tutoriart em 2010, é ex-instrutor de Photoshop, design web e gráfico. Em quase uma década de redação online, tem cerca de 1500 artigos publicados. Gerencia também o Memória BIT.

Write A Comment

Pin