Soluções

Wampserver: corrigindo a senha do MySQL e lentidão no Windows 8

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr
Anúncios Google

Poucas semanas atrás finalmente migrei do Windows 7 para o 8, afinal é pra frente que se anda. Isso trouxe todos os problemas conhecidos em formatações numa máquina de trabalho, como backups sem fim de documentos, e-mails e tudo mais. Um programa que me causou problema em especial foi o WAMP, o servidor local que muita gente usa pra testar plugins e configurações do WordPress (meu caso).

Se você também precisou reinstalar o WAMP ou instalou pela primeira vez e tem problema ao tentar fazer login no MySQL pelo painel phpMyAdmin, veja como resolver. Sem criar uma senha você simplesmente não consegue criar novos bancos de dados, não adianta fazer login anônimo.

Outro problema que notei foi uma lentidão enorme para abrir os sites em localhost, que também foi resolvido. Mas uma coisa de cada vez…

Se não tiver a mínima ideia do que estou falando e nunca ouviu falar de WAMP, leia Instalando o WordPress num Servidor Local (WAMP).

Reset na senha

Você até pode fazer login sem senha no painel do phpMyAdmin, mas não vai conseguir criar bancos de dados, sob um aviso de “sem privilégios”. E a guia para alterar os privilégios de usuários não fica visível. Então vamos criar uma senha.

sem privilegios mysql
Se logar sem senha não terá privilégios para criar bancos de dados

Pra começar veja se o WAMP está ativo e “online”, na área de notificação. Se o ícone estiver verde ou laranja, desligue-o clicando sobre ele e depois em “Put Offline”.

Se estiver vermelho já está offline.

Put wamp offline

Abra o console do MySQL; clique de novo no ícone do WAMP e no menu, escolha MySQL > MySQL Console.

mysql console

Digite o comando para definir uma senha para o usuário root. O usuário normalmente é [email protected] Substitua o “suasenha” pela senha que vai usar.

SET PASSWORD FOR [email protected]=PASSWORD('suasenha');

mysql console senha

Atualização 2020: em versões mais recentes do mysql é possível (provável que o comando acima não funcione (terá um alerta de erro na sintaxe). Se acontecer, tente:

ALTER USER 'root'@'localhost' IDENTIFIED BY 'suasenha';

Onde, claro, suasenha é a nova senha que quer usar. Testado no mysql 8 e funcionando.

Dê enter. Deve aparecer “Query Ok” e um número variável. Tudo certo, senha definida.

senha mysql definida

Reinicie os serviços clicando de novo no ícone do WAMP e na opção “Start All Services“. Siga ao painel do phpMyAdmin (em http://localhost/phpmyadmin, tente fazer o login agora como root com a senha criada.

login no phpmyadmin

É isso, espero que dê certo aí também.

criar banco de dados mysql

Lentidão no Windows 8

Muito bem, agora que tudo funcionou, foi testar alguma instalação local do WordPress mas está tudo lento, quase parando? Aqui estava levando de dez segundos pra cima até abrir qualquer página 😯

Pesquisei um monte de soluções que não solucionaram coisa nenhuma, até achar uma que foi só fazer e tudo ficou rápido que nem o Flash.

Clique no ícone do WAMP na área de notificação e siga pelo menu PHP > php.ini.

php.ini

O arquivo de configurações do PHP será aberto com o Bloco de Notas, então procure o trecho com os ajustes do xdebugger.

Deve estar assim:

[xdebug]
xdebug.remote_enable = off
xdebug.profiler_enable = off
xdebug.profiler_enable_trigger = off
xdebug.profiler_output_name = cachegrind.out.%t.%p
xdebug.profiler_output_dir = "c:/wamp/tmp"

Comente todas as linhas colocando um ponto-e-vírgula no começo de cada, assim:

[xdebug]
;xdebug.remote_enable = off
;xdebug.profiler_enable = off
;xdebug.profiler_enable_trigger = off
;xdebug.profiler_output_name = cachegrind.out.%t.%p
;xdebug.profiler_output_dir = "c:/wamp/tmp"

Reinicie os serviços clicando no ícone do WAMP e em “Restart All Services”. Pra mim foi tiro e queda.

Dica rápida – erro 500: se estiver recebendo erro 500 ao tentar acessar os sites em localhost com o WAMP, talvez ativar o módulo rewrite do Apache resolva – outra que pra mim deu certo de cara. Clique no ícone do WAMP e siga pelo caminho Apache > Apache extensions, e marque o item “rewrite_module”. Reinicie os serviços antes de testar.

rewrite apache wamp

Fundador do Tutoriart em 2010, é ex-instrutor de Photoshop, design web e gráfico. Em quase uma década de redação online, tem cerca de 1500 artigos publicados. Gerencia também o Memória BIT.

Pin