Dicas

Usando o Comando Corresponder Cor do Photoshop em Foto Montagens

Anúncios Google

Uma ferramenta simples e que você iniciante verá com frequência em tutoriais de Photoshop é a Corresponder Cor (Match Color). A explicação da própria Adobe:

O comando Corresponder Cor corresponde cores entre várias imagens, várias camadas ou várias seleções. Também permite ajustar as cores em uma imagem alterando a luminosidade e a faixa de cores, e neutralizando a projeção de cores. O comando Corresponder Cor funciona apenas no modo RGB.

Na prática, isso significa que podemos ajustar cores gerais ou de pontos específicos de uma imagem com base em outro ponto, seja uma camada inteira ou também uma parte específica – do mesmo ou de outro arquivo.

São muitas possibilidades de uso e vou deixar aqui demonstradas duas formas simples mas bastante esclarecedoras, pra que você comece a usar esse recurso logo se ainda não o fez.

Exemplo 1: cor geral

Nesse primeiro exemplo, supondo que queremos colar uma pessoa num fundo. Como as fotos foram tiradas em condições totalmente diferentes, dificilmente vai ficar uma colagem natural. Veja:

up in the sky
Fundo escolhido
china 19
Modelo escolhido

Aí foi só recortar o modelo e colar sobre o fundo.

montagem sem ajuste

Bem toscão, né? Esquecendo um pouco a direção da iluminação e a “viagem” da foto (coisas não relevantes no que queremos demonstrar agora, mas importante em outras situações), veja que a cor é totalmente diferente: na foto das montanhas a iluminação é amarela do sol, enquanto no homem é mais branca, talvez tirada num local ao ar livre mas com luz rebatida, sem sol direto.

Então para tornar o modelo mais próximo da cor da base, siga ao menu Imagem > Ajustes > Corresponder Cor. Em “Origem”, selecione o arquivo que está aberto, e em Camada, a camada que vai “emprestar” a cor – ou seja, nossa camada 1, das montanhas.

Com corresponder cor e sem ajuste

MAS ainda precisa ajustar. Provavelmente a camada que recebeu vai ficar muito iluminada, então use os controles deslizantes. Baixe a Luminescência e quando achar que ficou melhor, ajuste também a intensidade de cor e ocasionalmente o comando para atenuar.

Só use o Neutralizar quando a necessidade de cor for menor, em ajustes bem mais suaves. Meu ficou assim:

Com corresponder cor ajustado

Antes e depois:

Resultado do corresponder cor

Exemplo 2: partes específicas

Agora correspondendo cor de partes específicas. Supondo que você tem a foto de um grupo de pessoas e quer todas com a mesma cor de roupa vinda de outra foto.

Foto que vai receber a cor:

tug of war

Foto que vai ceder a cor:

miss of summer

Abra a foto que cederá cor, crie uma seleção em torno da camisa da modelo. Não precisa ser muito precisa, mas pegar só a parte vermelha que você quer usar como amostra de cor. Fiz com a seleção por intervalo de cores (menu Selecionar > Intervalo de Cor).

Seleção da cor da camisa

Deixe esse arquivo aberto. Agora abra separadamente a imagem que vai receber a cor. Crie a melhor seleção que puder em torno dos objetos que receberão cor (no caso, as camisetas).

Qualquer coisa que estiver selecionada será “tingida”, então se não estiver só praticando mas buscando um melhor resultado, procure remover da seleção os respingos de água ou qualquer outro “corpo estranho”.

seleção nas camisetas

Como antes, use o comando Corresponder Cor, mas agora indique em Origem o documento em que fez a seleção na camisa vermelha, e indique a camada única em Camada. A cor será pega com base na seleção de lá.

Faça os ajustes desejados de Intensidade, etc.

Camisas apos corresponder cor

Com meus ajustes, deixei a cor bem saturada como na imagem que cedeu cor. Você é incentivado a tentar outros ajustes. Aqui ficamos assim:

Imagem pronta apos corresponder cor

Esse é o princípio do uso do Corresponder Cor. Outro caso comum em que esse ajuste ajuda é em montagens com rosto de uma pessoa em outro corpo – corresponder a cor da pele do “doador da cabeça” para o novo rosto, devidamente selecionado para evitar partes como os olhos, costuma dar bom resultado.

Com isso você conseguirá fazer montagens muito mais naturais. Coloque em prática 😉

Imagens usadas, disponíveis para download com fins didáticos se você tiver conta no SXC:

Author

Fundador do Tutoriart em 2010, é ex-instrutor de Photoshop, design web e gráfico. Em quase uma década de redação online, tem cerca de 1500 artigos publicados. Gerencia também o Memória BIT.

Write A Comment

Pin