Dicas

Curso básico de Photoshop [parte XIV]: grades, guias e régua

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr
Anúncios Google

Nesse capítulo do curso básico de Photoshop, veremos como usar as ferramentas de medida para posicionar e criar desenhos com precisão milimétrica. São elas a grade, as guias (ou linhas-guia) e as réguas.

As guias e grades são visíveis apenas durante a edição, e apesar de seus dados salvos junto com o documento (quando usado o formato do Photoshop, o .psd), não aparecem em impressões nem outros formatos de imagem. Elas ajudam a criar ou posicionar camadas e objetos com perfeição.

A régua é visível na lateral esquerda e na parte superior, e além de servir como referência visual, também é de onde guias podem ser arrastadas para o papel. Podemos alterar suas medidas para melhor uso em arquivos pequenos ou muito grandes, desde botões minúsculos até grandes impressões.

Réguas

Para ver a régua você deve ter um documento aberto. Se ela já não estiver ativa, use o atalho Ctrl + R ou use o menu Visualizar > Régua. Elas aparecem na parte superior e lateral esquerda da área de trabalho (papel) do Photoshop, sendo o ponto zero o canto superior esquerdo (o quadradinho cinza na imagem abaixo).

Photoshop réguas

Para alterar a unidade de medida das réguas, dê um duplo-clique sobre uma delas. Na janela aberta, escolha a unidade na caixa “Réguas”. Pode-se também – mais fácil – clicar com o botão direito sobre a régua e escolher a unidade, entre polegadas, centímetros, paicas e várias outras.

Unidade de medida régua Photoshop

Para alterar o ponto zero das réguas, clique e arraste o espaço do canto superior esquerdo (onde as réguas se encontram) para o lugar desejado.

Ponto zero da régua Photoshop
Para alterar o zero das réguas do canto para o ponto A (arestas do objeto em nova camada)…
Novo zero da régua Photoshop
…clique e arraste para a nova posição. Vale para só uma das réguas, também.

Nota: se não conseguir arrastar o ponto das réguas com precisão para a borda da imagem ou de um elemento, arraste antes uma linha guia.

Para voltar a régua ao zero original, dê um duplo-clique no espaço entre as réguas.

Guias

As guias (ou linhas-guia) ajudam muito no posicionamento de objetos e criação de demarcadores e letreiros (seleções), já que “atraem” a borda deles como se fosse um imã e os posiciona perfeitamente alinhados em sua aresta. Se você precisar, digamos, colocar uma caixa ou um texto precisamente a 20 pixels das bordas de uma camada ou documento, basta criar guias nessas medidas – veremos como fazer isso – e arrastar o objeto até próximo das guias. Elas vão “puxar” o objeto e posicioná-lo junto às guias.

Um exemplo: num arquivo de 400 x 400 pixels, quero posicionar um retângulo que está numa nova camada precisamente a 20 pixels de cada borda.

documento de exemplo no Photoshop

O primeiro passo é criar uma guia, vamos começar com uma horizontal. Há duas formas de fazer isso:

a) clique sobre a régua superior e arraste para cima do papel, trazendo uma guia junto. Conforme arrasta você notará que ela se move a cada 1 pixel, mas se segurar a tecla Shift enquanto arrasta, ela se move de 5 em 5 pixels. Use isso para posicioná-la exatamente a 20 pixels da borda superior.

guia horizontal Photoshop

b) outro meio é usar o menu Visualizar > Nova Guia. Na janela, escolha “Horizontal” e digite o valor da posição. No nosso exemplo, são 20 pixels. Confirme.

O resultado é o mesmo do método anterior.

nova guia por menu Photoshop

Agora a guia vertical. O procedimento é o mesmo, mas arrastando a guia desde a régua da esquerda. Também pode ser feito pela opção do menu.

guia vertical Photoshop

Ao criar e arrastar guias, você vai notar que elas também são atraídas (alinhadas automaticamente) pelo ponto zero das réguas e pelas bordas de camadas. Se preferir, isso pode ser alterado no menu Visualizar > Ajustar a… Marque ou desmarque as opções.

ajustes de guia do Photosop

Visibilidade: se as réguas estiverem atrapalhando em algum momento mas ainda forem necessárias, basta desativar (ou reativar) sua visibilidade pelo menu Visualizar > Mostrar > Guias, ou atalho atalho Ctrl + ;

Alinhamento automático atrapalhando? Para desativar o efeito de alinhamento automático por um instante, segure a tecla Ctrl enquanto arrasta algum objeto, e ele será movido livremente, sem a atração das guias.

Excluir guias: para eliminar por completo uma guia, clique sobre ela com a ferramenta Mover (atalho V) e arraste-a de volta para cima da régua, soltando lá. Para remover todas de uma vez, siga ao menu Visualizar > Apagar Guias.

Tranformar guia horizontal em vertical: você pode também mover uma guia horizontal para a posição vertical, basta segurar a tecla Alt ao arrastar a guia e ela muda de eixo.

As Preferências de guia permitem ainda escolher cor e estilo de traço das guias, entre outras. Veja mais adiante, depois de Grades.

Guias Inteligentes

Funcionamento similar às guias, mas não ficam na tela o tempo todo e só aparecem quando você arrasta um objeto, sugerindo posicionamentos em relação às bordas ou centro do documento ou em relação a outros objetos.

Um exemplo de guia inteligente que aparece ao tentar posicionar o objeto no canto direito do documento (as guias inteligentes aparecem, por padrão, na cor rosa, enquanto guias comuns são azuis):

guia inteligente Photoshop

Nesse outros, as guias aparecem para tentar posicionar o objeto em relação ao centro do que está em outra camada.

guias inteligentes Photoshop

Para ativar ou desativar as guias inteligentes, siga ao menu Visualizar > Mostrar > Guias Inteligentes.

Grades

A utilidade das grades é similar ao das guias, ajudando no alinhamento de objetos e criação de demarcadores e seleções no seu documento. Pode servir também como base para desenhos à mão livre. Tal como as guias, é um elemento visual, de referência, e não aparecerá em impressões ou arquivos salvos em formatos como jpg, png ou outros.

Para ver a grade siga ao menu Visualizar > Mostrar > Grade, ou atalho Ctrl + ‘

grade do Photoshop

A grade pode ser configurada na janela de Preferências (menu Editar > Preferências > Guias, Grade e Fatias…). A mesma janela exibe configurações das guias que vimos antes. As opções são bem auto-explicativas e ainda tem uma dica ao passar o mouse sobre cada uma, experimente.

preferências de guias e grades do Photoshop

Fundador do Tutoriart em 2010, é ex-instrutor de Photoshop, design web e gráfico. Em quase uma década de redação online, tem cerca de 1500 artigos publicados. Gerencia também o Memória BIT.

1 Comentário

Deixe um Comentário

Pin