Como aplicar tatuagem com o Photoshop

0
3868

Entre os pedidos mais comuns de usuários novatos do Photoshop, estão os tutoriais sobre aplicação de tatuagens virtuais. Como verão aqui, não é tão difícil, exigindo só conhecimento básico sobre as ferramentas de transformação de imagem, percepção sobre as áreas de luz e sombra e um pouco de paciência e capricho - dependendo do tamanho da tatuagem, e da parte do corpo que vai recebê-la, pode ser mais ou menos complicado.

Ao escolher imagens para o efeito, pesquise bastante: desenhos sobre fundo branco são o ideal, já que ao modificar o modo de mesclagem de suas camadas para Multiplicação, o fundo some, ficando apenas o desenho visível sobre a pele, exatamente como queremos. Depois, é só editar a tatuagem, adaptando-a ao formato da parte do corpo que a receberá. Há também pincéis feitos pra isso que facilitam muito.

Para o exemplo de hoje, usaremos uma garota de biquíni. Note que quanto mais a área a ser "tatuada" estiver exposta, melhor, evitando o trabalho de mascarar partes que acabem ficando fora da pele, como sobre as roupas. Quanto mais pele visível, mais fácil será.

Baixe as imagens usadas como tatuagem. Há várias opções na internet disponíveis para trabalhos pessoais, aqui vamos usar as seguintes:

Com a imagem da modelo aberta no Photoshop, insira a primeira imagem de tatuagem. Mude seu modo de mesclagem para Multiplicação. Se preciso, redimensione a imagem da tatuagem através da Transformação (atalho: Ctrl + T), posicione-a onde achar melhor.

Tatuagem em modo normal e multiplicação
Modo normal e modo Multiplicação.

Com a tatuagem aplicada, o que você precisa é usar as ferramentas de transformação para posicioná-la e alterar seu formato, deixando-a mais adaptada à superfície em que se encontra. As ferramentas mais úteis serão:

Transformação livre: atalho Ctrl + T, ou menu Editar > Transformação Livre (Edit > Free Transform). Neste modo é possível fazer quase tudo com a imagem, como girá-la, modificar sua perspectiva e tamanho. Exemplos:

Redimensionar: basta arrastar os pontos de ancoragem nos cantos da imagem. Para girá-las, posicione o mouse perto dos pontos em algum dos cantos, mas fora da imagem, para surgir o ícone de giro.

Se enquanto arrasta, segurar a tecla SHIFT, a proporção do objeto será mantida, evitando distorção. Se ao arrastar, segurar a tecla CTRL, mudará a inclinação do objeto. Se segurar ALT, mudará a largura e altura usando como âncora o centro da imagem.

A tecla SHIFT mantêm a proporção, podendo ser usada em conjunto com a CTRL para alterar a perspectiva de forma proporcional.

Redimensionar
Redimensionar: basta clicar e arrastar os pontos desejados.
Se usar a tecla CTRL: inclinar
Se fizer isso enquanto segura a tecla CTRL: inclinar.
Transformação girar
Se passar o mouse um pouco longe dos pontos diagonais, surge o ícone da Transformação em giro.

Perspectiva: disponível no menu Editar > Transformar > Perspectiva. Parecido com a transformação tipo inclinar.

Transformação do tipo Perspectiva

Deformar: a mais útil nesse caso das tatuagens. Permite editar o formato do objeto em sua inclinação e curvatura, usando linhas estruturais e pontos que alteram as curvas. Acessível pelo menu Editar > Transformação > Deformar.

Você pode arrastar as linhas que controlam a curva das extremidades da imagem, ou clicar e arrastar dentro da grade, estreitando, alargando e/ou curvando o objeto. Pratique um pouco, é fácil.

Grade de edição do comando Deformar
Grade de edição do comando Deformar.
Comando Deformar do Photoshop
Clique e arraste os pontos para curvar as extremidades
Comando Deformar do Photoshop
Arraste também as linhas internas para deformar o objeto conforme a necessidade

Filtro Dissolver: pode ser usado para dar melhor acabamento às tatuagens, complementando sua adaptação ao formato do corpo, mas não recomendo usá-la como método principal, pois é mais difícil de mexer e pode deixar a imagem um pouco borrada se não tiver muito cuidado. Ele está no menu Filtro > Dissolver.

Nota: se a imagem da tatuagem for um Objeto Inteligente (Smart Object), não aceitará o filtro, devendo ser convertido para objeto comum (clique com o direito sobre sua miniatura na janela de Camadas (Layers) e selecione "Rasterizar Camada".

Editando a tatuagem

Como explicado antes, vá moldando a imagem sobre a perna da modelo. Aplique um leve giro, depois use a transformação Deformar para deixá-la mais modelada sobre a curvatura da perna. Se partes ficarem de fora, não se preocupe: depois você pode apagar o excesso com a Ferramenta Borracha (Eraser Tool) ou criar uma máscara sobre a camada e pintar de preto onde quer esconder.

Tatuagem modelada sobre a perna
Leve giro à esquerda na tatuagem

Vá modelando com a Ferramenta Deformar. Tente fazer com que o formato fique o mesmo da superfície - no caso, seguindo a forma cilíndrica da perna. Quando estiver satisfeito, clique Enter para confirmar a transformação.

Grade do comando Deformar
Com o Deformar, molde a tatuagem no corpo
Tatuagem deformada
Tatuagem deformada

Com uma máscara de camada sobre a camada da tatuagem, você poderá pintar com um pincel redondo macio e a cor preta, escondendo partes que não devem aparecer, e sem ter que apagar partes da tatuagem.

Máscara de camada
Use a máscara de camada para remover excessos da tatuagem

Para mudar a cor da tatuagem, você tem algumas opções: Equilíbrio de cores (Color Balance, atalho: Ctrl + B) dá ótimos resultados com tatuagens que não sejam de cor chapada (ou seja, tenham variação de tom).

Equilíbrio de cores
Mudando a cor da tatuagem com Equilíbrio de Cores

Matiz/Saturação (Hue/Saturation, atalho Ctrl + U), no modo Colorir, também. E quando a imagem da tatuagem é muito escura, ainda pode ser clareada pelo ajuste de Brilho.

Ajuste de Matiz/Saturação
Mudando cor da tatuagem com Matiz/Saturação

Ou dependendo do visual que você quer, uma simples redução na opacidade pode ajudar.

Redução da opacidade
Baixando a opacidade da camada com a tatuagem

Antes e depois:

Antes e depois da aplicação da tatuagem virtual
Antes e depois da aplicação da tatuagem virtual

Viaje nas tatuagens e faça vários testes seguindo os passos mostrados. Teste também outros tipos de mesclagem de camada.

Para aplicar o dragão, é o mesmo método. Insira-o na imagem, redimensione, use a transformação Deformar e vá "envelopando" a tatuagem ao corpo da modelo.

Tatuagem no Photoshop
Moldando a tatuagem de dragão ao corpo com a Deformar

Complemente com o filtro Dissolver (menu Filtro > Dissolver, ou Filter > Liquify), para remodelar partes que não tenham ficado do seu agrado, ou pareçam fora de posição realista. Para enxergar o que está fazendo, mantenha a caixa "Mostrar tela de fundo" marcada, e baixe um pouco a opacidade. Assim, vai conseguir alterar a imagem do dragão enquanto vê a base.

Use a ferramenta "Empurrar para a Esquerda", com um pincel não muito pequeno, para deformar a tatuagem COM CUIDADO. Se errar e estragar, pode começar tudo de novo clicando em Reconstruir ou Reconstruir Tudo.

O Dissolver exige um pouco de prática e paciência. Pratique e logo se acostumará.

Filtro Dissolver

Depois use o esquema da máscara para esconder partes fora do corpo da modelo. Atenção para partes que devem ter tatuagem ou não, como nas curvas das nádegas e da coxa: só a nádega esquerda tem tatuagem, então siga o contorno, até a coxa, apagando a tatuagem que cobre o outro lado. Siga o contorno do corpo dela para ficar natural.

Curva da tatuagem
Apague ou mascare a parte da tatuagem que cobre a nádega da modelo no lado errado. É só seguir as curvas dela!

Lembre-se de esconder partes da tatuagem que não devem ser vistas, com as que estão sob o biquíni. Use a mesma máscara de camada para fazer isso.

Máscara de camada
Mascare ou apague partes da tatuagem sobre o biquíni

Para tornar o visual da tatuagem mais realista, você pode aumentar o brilho (já que ela é preta, então muito escura), então sombrear partes seguindo a iluminação da modelo. Para isso, primeiro use o controle de Matiz/Saturação (Ctrl + U) para aumentar um pouco a Luminosidade.

Ajuste de Matiz e Saturação
Aumente um pouco a luminosidade da tatuagem toda

Então, com as Ferramentas Subexposição (Dodge Tool) e Superexposição (Burn Tool), com um pincel redondo macio, você pode escurecer ou clarear áreas, respeitando a luminosidade da imagem.

Por exemplo, nas áreas mais iluminadas do corpo, clareie um pouco a tatuagem.

Partes mais claras da tatuagem
Clareie partes da tatuagem que estejam sobre áreas mais luminosas do corpo da modelo.

Depois de colorida com o método mostrado antes de Matiz/Saturação:

Tatuagem colorida no Photoshop
Tatuagem colorida com ajuste de Matiz/Saturação

Finalizado, com mais tatuagens no braço, seguindo o mesmo processo mostrado ao longo do tutorial.

Tatuagem no Photoshop - finalizado

O arquivo fonte do tutorial, no formato do Photoshop (.PSD), está disponível para download - link no botão abaixo (troque-o pelo compartilhamento desse artigo em uma rede social de sua preferência).

Dúvidas, sugestões, comentem!

- Publicidade -

Receba atualizações do Tutoriart

É grátis, e você pode escolher entre receber só sugestões sobre arte, design gráfico, Photoshop, etc, ou só sobre WordPress, blogging, design web, snippets, etc. Ou tudo, se preferir!

Quero assinar...
Ao assinar, você concorda com os Termos de Privacidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui