Tutoriais

Tutorial: Tonalização com Misturador de Canais no Photoshop

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr
Anúncios Google

Alguns dias atrás o leitor Ivan sugeriu pela página do Tutoriart no Facebook um tutorial que mostrasse como reproduzir o efeito da imagem mais abaixo: uma foto em preto e branco que usa uma cor (vermelho) sobreposta nas áreas escuras.

O efeito é um tipo de split toning, que é bem fácil de fazer. Bem fácil mesmo, acompanhe esse passo-a-passo e veja como com poucos passos você aplica o mesmo nas suas imagens. Se ainda assim não conseguir, tem umas ações para Photoshop que automatizam a tarefa, download grátis no final do artigo.

Essa é a imagem de referência.

Imagem com o efeito original

Procurei pela imagem original na internet e encontrei essa. Apesar da qualidade ser um pouco inferior, vamos usá-la para ter uma boa comparação depois.

Imagem que receberá o efeito

Abra sua imagem no Photoshop. O primeiro passo é deixá-la em preto e branco, e como você já sabe, não é o ideal simplesmente remover a saturação. Use uma camada de ajustes de Preto e Branco, mais ou menos como visto a seguir (varia de acordo com a imagem que você usar).

Camada de ajustes de Preto e Branco

Segui com mais uma camada de ajustes: Brilho/Contraste, tentando deixar claros e escuros bem definidos. Aumente bem o contraste e se precisar, reduza um pouco o brilho. Se a imagem for bem escura, não aumente tanto o contraste (cerca de 15 já será o bastante).

Camada de ajustes de Brilho/Contraste

Use então o Misturador de Canais para tornar as áreas escuras mais avermelhadas. Para chegar nisso, vá testando os controles deslizantes do verde e vermelho, além do Constante, até conseguir que as áreas de tons médios (como o céu, partes da mão, etc), fiquem mais esverdeadas.

Por que verde? Só pra tirar o vermelho daquelas partes, daqui a pouco vamos selecionar só a parte vermelha.

Aplicação do Misturador de Canais

Abra a guia de Canais, e enquanto segura Ctrl clique sobre a miniatura do canal RGB.

Ctrl + clique na miniatura do canal RGB

Com essa seleção, volte às Camadas, clique sobre a camada mais alta selecionando sua máscara (aquela miniatura branca ligada ao Misturador de Canais) e preencha-a de preto. Só as partes mais avermelhadas ficarão mais visíveis.

Mascarando a parte esverdeada no Misturador de Canais

Com o Misturador de Canais parcialmente mascarado, você pode fazer pequenos ajustes para tornar o vermelho mais visível. Eu escolhi fazer algumas alterações em Constante, Vermelho e Verde, e mais tarde acrescentei mais uma camada de ajustes de Matiz/Saturação, removendo toda a saturação das cores que não fossem o vermelho. Especialmente removendo o azul e ciano, você terá os cinzas médios livre de qualquer coloração.

Opcionalmente, você pode ainda pintar de preto direto sobre a máscara do misturador para esconder ainda mais avermelhados fora do lugar, como nas nuvens. Acrescente o texto (usei a fonte Century Gothic, não é exatamente igual à original) e coloque sua mesclagem no modo “Superexposição de Cores”.

Nota: não use preto nem vermelho muito claro na fonte senão não vai obter o efeito de sobreposição com o fundo. Use um tom de cinza escuro e um vermelho mais escuro, quase marrom.

Efeito finalizado
Efeito finalizado

O arquivo-fonte está disponível para download.

[button type=”big” icon=”sign-in” url=”http://www.mediafire.com/?bo7y4dattzr4ah9″]Download[/button]

Não consegui!

Se você precisa muito de algo parecido e não conseguiu seguir os passos, criei uma ação do Photoshop que vai fazer tudo. Baixe, carregue-a e execute na sua foto. Ela cria as camadas de ajuste, e se não gostar do efeito, é só clicar na camada e alterar as configurações até obter o que precisa.

Veja alguns exemplos onde apliquei a ação:

Exemplo de imagem com efeito aplicado por action
Foto: Miguel Saavedra
Exemplo de imagem com efeito de misturador de canais aplicado
Foto: Asia Jones
Exemplo de imagem com efeito do Misturador de Canais
Foto: Belovodchenko Anton

Baixe a ação no botão abaixo, em troca da divulgação desse artigo numa rede social de sua preferência.

Anúncios Google

Fundador do Tutoriart em 2010, é ex-instrutor de Photoshop, design web e gráfico. Em quase uma década de redação online, tem cerca de 1500 artigos publicados. Gerencia também o Memória BIT.

Deixe um Comentário

Pin