Alguns dias atrás o leitor Ivan sugeriu pela página do Tutoriart no Facebook um tutorial que mostrasse como reproduzir o efeito da imagem mais abaixo: uma foto em preto e branco que usa uma cor (vermelho) sobreposta nas áreas escuras.
O efeito é um tipo de split toning, que é bem fácil de fazer. Bem fácil mesmo, acompanhe esse passo-a-passo e veja como com poucos passos você aplica o mesmo nas suas imagens. Se ainda assim não conseguir, tem umas ações para Photoshop que automatizam a tarefa, download grátis no final do artigo.
Essa é a imagem de referência.
Procurei pela imagem original na internet e encontrei essa. Apesar da qualidade ser um pouco inferior, vamos usá-la para ter uma boa comparação depois.
Abra sua imagem no Photoshop. O primeiro passo é deixá-la em preto e branco, e como você já sabe, não é o ideal simplesmente remover a saturação. Use uma camada de ajustes de Preto e Branco, mais ou menos como visto a seguir (varia de acordo com a imagem que você usar).
Segui com mais uma camada de ajustes: Brilho/Contraste, tentando deixar claros e escuros bem definidos. Aumente bem o contraste e se precisar, reduza um pouco o brilho. Se a imagem for bem escura, não aumente tanto o contraste (cerca de 15 já será o bastante).
Use então o Misturador de Canais para tornar as áreas escuras mais avermelhadas. Para chegar nisso, vá testando os controles deslizantes do verde e vermelho, além do Constante, até conseguir que as áreas de tons médios (como o céu, partes da mão, etc), fiquem mais esverdeadas.
Por que verde? Só pra tirar o vermelho daquelas partes, daqui a pouco vamos selecionar só a parte vermelha.
Abra a guia de Canais, e enquanto segura Ctrl clique sobre a miniatura do canal RGB.
Com essa seleção, volte às Camadas, clique sobre a camada mais alta selecionando sua máscara (aquela miniatura branca ligada ao Misturador de Canais) e preencha-a de preto. Só as partes mais avermelhadas ficarão mais visíveis.
Com o Misturador de Canais parcialmente mascarado, você pode fazer pequenos ajustes para tornar o vermelho mais visível. Eu escolhi fazer algumas alterações em Constante, Vermelho e Verde, e mais tarde acrescentei mais uma camada de ajustes de Matiz/Saturação, removendo toda a saturação das cores que não fossem o vermelho. Especialmente removendo o azul e ciano, você terá os cinzas médios livre de qualquer coloração.
Opcionalmente, você pode ainda pintar de preto direto sobre a máscara do misturador para esconder ainda mais avermelhados fora do lugar, como nas nuvens. Acrescente o texto (usei a fonte Century Gothic, não é exatamente igual à original) e coloque sua mesclagem no modo “Superexposição de Cores”.
Nota: não use preto nem vermelho muito claro na fonte senão não vai obter o efeito de sobreposição com o fundo. Use um tom de cinza escuro e um vermelho mais escuro, quase marrom.

O arquivo-fonte está disponível para download.
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Não consegui!
Se você precisa muito de algo parecido e não conseguiu seguir os passos, criei uma ação do Photoshop que vai fazer tudo. Baixe, carregue-a e execute na sua foto. Ela cria as camadas de ajuste, e se não gostar do efeito, é só clicar na camada e alterar as configurações até obter o que precisa.
Veja alguns exemplos onde apliquei a ação:



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