Tutorial: Texto em Madeira com Parafusos no Photoshop

4
1687

Nesse tutorial você aprenderá a criar textos com peças de madeira ligadas por parafusos, sem colocar a mão em nenhuma chave de fenda, serrote ou alicate - vamos fazer com o Photoshop e seu computador! Tudo se resume à utilização de algumas ferramentas básicas e estilos de camada para os elementos que serão repetidos em todo seu texto.

Durante o processo, serão empregados estilos de camada como Sombra Projetada e Chanfro e Entalhe, além de demarcadores e máscara de vetor. Antes de começar, você terá que baixar duas imagens, uma com a textura da madeira e outra com os parafusos.

Esse é o resultado final do tutorial.

Texto em madeira no Photoshop - resultado final
Texto em madeira no Photoshop - resultado final

Baixe as seguintes imagens:

Crie um novo documento do Photoshop, com tamanho de 1600 x 900. Preencha a camada única com um degradê radial neutro (com a ferramenta Degradê).

Novo documento, preencha com um degradê neutro claro

Vamos criar o palito base para o texto. Selecione a ferramenta Retângulo Arredondado (Rounded Rectangle Tool), no modo Forma (Shape), arredondamento de uns 40 px. Crie uma forma sobre o papel, não importando a cor do preenchimento, já que ela será sobreposta por estilos de camada.

Clique então no botão Adicionar estilo de camada (Add a layer style) no rodapé da janela de camadas. Adicione à forma os estilos: Chanfro e Entalhe, Sombra Projetada e Sobreposição de Cor, como vistos a seguir.

Ajustes de Chanfro e entalhe
Ajustes de Chanfro e Entalhe
Ajustes na Sobreposição de cor
Ajustes na Sobreposição de cor
Ajustes na Sombra Projetada

Você deve ter algo como isso:

O primeiro palito está pronto

Adicione a textura de madeira no documento, usando a transformação (Ctrl + T) para dimensioná-la e virá-la na posição vertical.

Aponte o cursor sobre a miniatura da camada de forma que criou antes e segure Ctrl; quando surgir um indicador de letreiro (quadrado de linhas tracejadas), clique com o mouse e crie uma seleção com a forma dele.

Clique com Ctrl pressionado sobre a forma para criar uma seleção, com ela crie a máscara na textura

Clique no botão Adicionar máscara de camada (Add layer mask); a área da seleção vai mascarar o resto da textura.

Adicionar máscara de camada

Mude o modo de mesclagem dessa camada para Luz Suave (Soft Light). Está pronto o primeiro palito.

Já com o modo de mesclagem alterado para Soft Light

Para a composição ficar mais interessante, vamos fazer um segundo palito, com a cor ligeiramente mais clara. Agrupe as duas camadas que formam o primeiro palito e se quiser, nomeie essa camada como "palito".

Duplique-a, e na camada duplicada, mude a cor do estilo Sobreposição de Cor que aplicou para #cc7d44. Nomeie esse grupo como "palito claro".

Estão prontos os palitos.

Palitos de madeira prontos para criar o letreiro

Duplique os dois grupos de palitos e reduza a altura dos duplicados para cerca de 70% da altura original (com a transformação Ctrl + T). Assim teremos dois palitos mais longos e dois mais curtos, com tons mais claros e escuros.

Palitos duplicados e com altura alterada para 70% do original

Comece a usá-los para formar seu texto. Quando tiver que virar um dos palitos, duplique o grupo e aplique transformação (Ctrl + T). Faça combinações entre os palitos claros e escuros.

Use linhas guia para ajudar a manter a distância e altura entre os palitos (acione a Régua se ela não estiver visível clicando Ctrl + R, então clique e arraste sobre as réguas para puxar linhas guia).

Adicione a imagem dos parafusos no documento, e usando o Letreiro Elíptico (Elipse Marquee tool), selecione o que quiser usar, duplique (Ctrl + J) e posicione sobre a junção dos palitos.

Vá juntando várias cópias dos palitos para criar seu letreiro
Vá juntando várias cópias dos palitos para criar seu letreiro
Exemplo de como usar os parafusos
Exemplo de como usar os parafusos

Aplique o estilo de camada Chanfro e Entalhe também ao parafuso para ficar mais realista.

Estilizando o parafuso com Chanfro e Entalhe
Estilizando o parafuso com Chanfro e Entalhe

Para escrever a palavra Tutoriart, usei 26 camadas de palitos. Tive que aumentar também a largura do papel (canvas size, atalho Ctrl + Alt + C) para 1800 pixels de largura para caber tudo, ajustando também o fundo.

Reveja o resultado final. Clique na imagem para ver em tamanho grande:

Texto feito de madeira - resultado do tutorial
Detalhe do texto em madeira
Detalhe do texto em madeira

O arquivo produzido nesse tutorial (no formato do Photoshop, 43 Mb, com todas as camadas) está disponível para download com fins unicamente didáticos. Se quiser baixá-lo, clique no botão abaixo e troque-o pela divugação desse tutorial em uma rede social de sua preferência, sem outros custos.

Bote seus conhecimentos em teste e crie alguns textos.

Original: Houten Tekst, de JumboJet.je (em holandês) 

- Publicidade -

Receba atualizações do Tutoriart

É grátis, e você pode escolher entre receber só sugestões sobre arte, design gráfico, Photoshop, etc, ou só sobre WordPress, blogging, design web, snippets, etc. Ou tudo, se preferir!

Quero assinar...
Ao assinar, você concorda com os Termos de Privacidade.

4 COMENTÁRIOS

  1. Ótimo tutorial! Tive algumas idéias e irei aplicar a mesma técnica. Vlw!

    Acho interessante de dizer que quando por os parafusos, além de aplicar o estilo para deixar mais realista, também é bacana aplicar transformação e girar um pouco os parafusos para não ficar um padrão. É um detalhe pequeno, mas acho interessante modificar.

    PS: Tem um errinho no texto, o atalho para o Canvas size é "Ctrl + Alt + C".

    • Valeu Alexandre, erro corrigido!
      Quanto a girar os parafusos, só não fiz por causa da iluminação; no caso desse que escolhi, tem uma luz bem forte na parte de baixo, e ela ficaria virada em cada palito de um jeito...

      Mas quem usar outro parafuso, sem aquele reflexo, vai ficar bom o que você sugeriu.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui