Tutoriais

Tutorial “Serenata Noturna”: Manipulação com Efeito de Pintura

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr
Anúncios Google

Criar fotomanipulações com resultado suave é um desafio. Se cada elemento não estiver bem adaptado à atmosfera geral através das cores e luzes certas, o efeito recortado vai arruinar seu trabalho, deixando-o artificial. Além disso, aquela textura muito natural das fotografias também pode ser indesejado caso estejamos buscando a aparência de uma pintura.

Vamos ver como desenvolver uma composição noturna, mas iluminada, com efeitos de pintura digital. Durante o processo você vai suavizar a pele, usar partes de várias imagens e aplicar ajustes de iluminação e cor. Conhecimento médio de Photoshop é requerido. O tutorial é longo, então foi dividido em duas partes.

Esse é o resultado final:

Foto manipulação "Serenata noturna" finalizada

Antes de começar você precisar baixar os recursos que serão usados. Todos são gratuitos:

Abra a imagem de fundo no Photoshop, insira a imagem do céu sobre ela e use o comando Transformar (Ctrl + T) para ajustá-la ao tamanho. Aplique também um “Virar Horizontalmente” (no menu Editar > Transformar).

Adicione uma camada de ajustes de Brilho/Contraste, reduzindo o brilho para -45.

Fundo noturno

Separadamente, abra a imagem da modelo e usando uma ferramenta de seleção de sua preferência, crie uma seleção em torno dela (eu usei a Quick Selection).

Modelo com seleção em torno

Clique Ctrl + J para enviar a garota para uma nova camada. Exclua a original. Não se preocupe com as arestas irregulares, elas serão eliminadas logo.

Modelo isolada em camada, ainda com bordas irregulares

Com a ferramenta Borrar (Smudge), usando um pincel macio redondo (Soft Round) com força em cerca de 40% e tamanho 55 px, passe algumas vezes nas arestas, suavizando-as. Veja que meu trabalho (com as arestas) ainda não ficou perfeito nesse ponto.

Modelo com bordas suavizadas

Coloque a camada dela acima de todas (se já não estiver), vire-a horizontalmente (pois a iluminação ficará mais natural) e transforme-a ao tamanho que fique bem na composição. Posicione-a mais à esquerda, como visto a seguir.

Modelo posicionada

Use a ferramentar Cortar (Crop) para eliminar uma parte da imagem.

Use o Crop para ajustar a composição

Agora o processo de suavização da pele. É preciso um pouco de prática até atingir o efeito ideal, e se você não quiser fazê-lo, pode pular isso e manter a imagem normal – mas o indicado é fazer!

Ao aproximar a imagem do rosto da modelo, verá que há muitos detalhes que podem ser suavizados ou eliminados como os cabelos voando sobre olhos e boca.

Suavize detalhes como cabelos sobre o rosto

Comece duplicando a camada da modelo, assim caso algo dê errado você terá uma de segurança pra recomeçar. Nessa camada duplicada, use a ferramenta Borrar, com variados ajustes, para começar a suavizar (e até fazer sumir) detalhes indesejados.

Dependendo do lugar, use o pincel com força entre 15 e 25% (o mesmo Soft Round de antes). Borre em círculos para não deixar marcas na pele. Quanto maior a área a ser borrada, maior deve ser o pincel. Se o local estiver sendo difícil de borrar, aumente a força.

Formato das pinceladas

Depois de borrar o rosto, veja que muitos fios ficaram sobre olhos e boca. Também use a Smudge para livrar-se deles.

Use a smudge para remover cabelos de cima de olhos e boca

Para borrar os lábios siga a direção indicada, senão vai deformá-la. Se preciso, aumente a força da ferramenta.

Direção das pinceladas na boca

Veja como deve ficar depois de usar bastante o Smudge, “apagando” os fios: uma aparência bem suave, quase artificial, como pinturas.

Aparência da boca após a suavização

Faça o mesmo com os olhos, seguindo as direções. Eu usei força de 28% na ferramenta.

Direção das pinceladas nos olhos

Talvez algumas áreas apresentem maior dificuldade para serem borradas sem estragar o que está ao redor. Em alguns casos, usar a ferramenta Pincel, com um pincel aerógrafo redondo e tinta na cor específica seja melhor, como eu fiz em partes da maquiagem ao redor dos olhos – é só pintar suavemente por cima do fio.

Em seguida você pode usar a ferramenta Borrar como estava fazendo antes.

Detalhe da pintura e suavização do olho

Você pode fazer detalhes, como o visto abaixo no outro olho da modelo, com a ferramenta Borrar mais forte (aqui usei cerca de 60% para prolongar o traço).

Use mais força no Borrar para prolongar os traços

Ao final, isso é mais ou menos o que você deve ter.

Aparência do rosto após fim da suavização

Siga o mesmo padrão para borrar outras partes da pele da modelo, como as mãos e dedos.

Procedimento similar para desfoque de braços e mãos

Quando estiver totalmente satisfeito com a pele, é hora do cabelo. Exclua a camada com a modelo que não foi borrada e duplique a que acabou de editar.

Nessa duplicada, carregue o pincel para cabelos que baixou no início, e com ela use a ferramenta Borrar, com tamanho em torno de 40 px, força 95%; comece a borrar, partindo do alto da cabeça e indo para baixo, criando mechas – de dentro para fora. Faça isso nas camadas mais externas, perto da borda da imagem, deixando a modelo mais integrada com o fundo.

Usando o pincel para prolongar as mechas de cabelo

Depois, diminua a força do pincel para cerca de 85% e pinte o cabelo, na mesma forma, na direção em que os fios fluem. Use tamanhos variados de pincel, o que vai depender do tamanho da parte a ser pintada. Quando estiver pronto, pode excluir a parte mais alta do cabelo.

Pinte na direção em que os fios fluem

Isso é o que você deve obter.

Modelo após completar o processo de suavização

Vamos agora para os ajustes de cor. Apenas na camada da modelo, adicione um ajuste de Matiz/Saturação (Hue/Saturation): canais Vermelho (Saturação -45) e Amarelo (Saturação -28).

Após ajuste de Matiz/Saturação

Mais uma vez na camada da modelo, um ajuste de Equilíbrio de Cores (Color Balance): Sombras -20 +4 -8, Tons Médios -12 +13 +9, e Brilhos -19 +2 0.

Após ajustes de Equilíbrio de Cores

Continua na parte 2 (link mais abaixo ↓)

Anúncios Google
1 2

Fundador do Tutoriart em 2010, é ex-instrutor de Photoshop, design web e gráfico. Em quase uma década de redação online, tem cerca de 1500 artigos publicados. Gerencia também o Memória BIT.

1 Comentário

Deixe um Comentário

Pin