Tutorial “Serenata Noturna”: Manipulação com Efeito de Pintura

1
1330

Criar fotomanipulações com resultado suave é um desafio. Se cada elemento não estiver bem adaptado à atmosfera geral através das cores e luzes certas, o efeito recortado vai arruinar seu trabalho, deixando-o artificial. Além disso, aquela textura muito natural das fotografias também pode ser indesejado caso estejamos buscando a aparência de uma pintura.

Vamos ver como desenvolver uma composição noturna, mas iluminada, com efeitos de pintura digital. Durante o processo você vai suavizar a pele, usar partes de várias imagens e aplicar ajustes de iluminação e cor. Conhecimento médio de Photoshop é requerido. O tutorial é longo, então foi dividido em duas partes.

Esse é o resultado final:

Foto manipulação "Serenata noturna" finalizada

Antes de começar você precisar baixar os recursos que serão usados. Todos são gratuitos:

Abra a imagem de fundo no Photoshop, insira a imagem do céu sobre ela e use o comando Transformar (Ctrl + T) para ajustá-la ao tamanho. Aplique também um "Virar Horizontalmente" (no menu Editar > Transformar).

Adicione uma camada de ajustes de Brilho/Contraste, reduzindo o brilho para -45.

Fundo noturno

Separadamente, abra a imagem da modelo e usando uma ferramenta de seleção de sua preferência, crie uma seleção em torno dela (eu usei a Quick Selection).

Modelo com seleção em torno

Clique Ctrl + J para enviar a garota para uma nova camada. Exclua a original. Não se preocupe com as arestas irregulares, elas serão eliminadas logo.

Modelo isolada em camada, ainda com bordas irregulares

Com a ferramenta Borrar (Smudge), usando um pincel macio redondo (Soft Round) com força em cerca de 40% e tamanho 55 px, passe algumas vezes nas arestas, suavizando-as. Veja que meu trabalho (com as arestas) ainda não ficou perfeito nesse ponto.

Modelo com bordas suavizadas

Coloque a camada dela acima de todas (se já não estiver), vire-a horizontalmente (pois a iluminação ficará mais natural) e transforme-a ao tamanho que fique bem na composição. Posicione-a mais à esquerda, como visto a seguir.

Modelo posicionada

Use a ferramentar Cortar (Crop) para eliminar uma parte da imagem.

Use o Crop para ajustar a composição

Agora o processo de suavização da pele. É preciso um pouco de prática até atingir o efeito ideal, e se você não quiser fazê-lo, pode pular isso e manter a imagem normal - mas o indicado é fazer!

Ao aproximar a imagem do rosto da modelo, verá que há muitos detalhes que podem ser suavizados ou eliminados como os cabelos voando sobre olhos e boca.

Suavize detalhes como cabelos sobre o rosto

Comece duplicando a camada da modelo, assim caso algo dê errado você terá uma de segurança pra recomeçar. Nessa camada duplicada, use a ferramenta Borrar, com variados ajustes, para começar a suavizar (e até fazer sumir) detalhes indesejados.

Dependendo do lugar, use o pincel com força entre 15 e 25% (o mesmo Soft Round de antes). Borre em círculos para não deixar marcas na pele. Quanto maior a área a ser borrada, maior deve ser o pincel. Se o local estiver sendo difícil de borrar, aumente a força.

Formato das pinceladas

Depois de borrar o rosto, veja que muitos fios ficaram sobre olhos e boca. Também use a Smudge para livrar-se deles.

Use a smudge para remover cabelos de cima de olhos e boca

Para borrar os lábios siga a direção indicada, senão vai deformá-la. Se preciso, aumente a força da ferramenta.

Direção das pinceladas na boca

Veja como deve ficar depois de usar bastante o Smudge, "apagando" os fios: uma aparência bem suave, quase artificial, como pinturas.

Aparência da boca após a suavização

Faça o mesmo com os olhos, seguindo as direções. Eu usei força de 28% na ferramenta.

Direção das pinceladas nos olhos

Talvez algumas áreas apresentem maior dificuldade para serem borradas sem estragar o que está ao redor. Em alguns casos, usar a ferramenta Pincel, com um pincel aerógrafo redondo e tinta na cor específica seja melhor, como eu fiz em partes da maquiagem ao redor dos olhos - é só pintar suavemente por cima do fio.

Em seguida você pode usar a ferramenta Borrar como estava fazendo antes.

Detalhe da pintura e suavização do olho

Você pode fazer detalhes, como o visto abaixo no outro olho da modelo, com a ferramenta Borrar mais forte (aqui usei cerca de 60% para prolongar o traço).

Use mais força no Borrar para prolongar os traços

Ao final, isso é mais ou menos o que você deve ter.

Aparência do rosto após fim da suavização

Siga o mesmo padrão para borrar outras partes da pele da modelo, como as mãos e dedos.

Procedimento similar para desfoque de braços e mãos

Quando estiver totalmente satisfeito com a pele, é hora do cabelo. Exclua a camada com a modelo que não foi borrada e duplique a que acabou de editar.

Nessa duplicada, carregue o pincel para cabelos que baixou no início, e com ela use a ferramenta Borrar, com tamanho em torno de 40 px, força 95%; comece a borrar, partindo do alto da cabeça e indo para baixo, criando mechas - de dentro para fora. Faça isso nas camadas mais externas, perto da borda da imagem, deixando a modelo mais integrada com o fundo.

Usando o pincel para prolongar as mechas de cabelo

Depois, diminua a força do pincel para cerca de 85% e pinte o cabelo, na mesma forma, na direção em que os fios fluem. Use tamanhos variados de pincel, o que vai depender do tamanho da parte a ser pintada. Quando estiver pronto, pode excluir a parte mais alta do cabelo.

Pinte na direção em que os fios fluem

Isso é o que você deve obter.

Modelo após completar o processo de suavização

Vamos agora para os ajustes de cor. Apenas na camada da modelo, adicione um ajuste de Matiz/Saturação (Hue/Saturation): canais Vermelho (Saturação -45) e Amarelo (Saturação -28).

Após ajuste de Matiz/Saturação

Mais uma vez na camada da modelo, um ajuste de Equilíbrio de Cores (Color Balance): Sombras -20 +4 -8, Tons Médios -12 +13 +9, e Brilhos -19 +2 0.

Após ajustes de Equilíbrio de Cores

Continua na parte 2 (link mais abaixo ↓)

Receba atualizações do Tutoriart

É grátis, e você pode escolher entre receber só sugestões sobre arte, design gráfico, Photoshop, etc, ou só sobre WordPress, blogging, design web, snippets, etc. Ou tudo, se preferir!

Quero assinar...
Ao assinar, você concorda com os Termos de Privacidade.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui