Tutorial: apocalipse e meteoro no Photoshop

Já que o meteoro nunca vem, crie o seu usando o Photoshop. Vem, meteoro...
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2012. O ano do fim do mundo, segundo "videntes", não poderia ser mais propício para a criação de cenas catastróficas, apocalípticas. Certamente veremos muitas delas nos próximos meses. Então, por que não tornar o "fim do mundo" útil praticando um pouco no Photoshop?

Faremos isso agora com esse tutorial publicado originalmente pelo Psdvault, com uma dramática cidade em chamas e um grande meteoro.

O tutorial é indicado aos usuários de nível intermediário, mas tente mesmo que você seja iniciante. O pior que pode acontecer é aprender mais sobre as ferramentas e algumas técnicas de manipulação de imagens no Photoshop. Se tiver bons conhecimentos de inglês, recomendo o artigo original (link no final). Senão, acompanhe aqui a adaptação para o português.

Este é o trabalho que você vai produzir:

Antes de começar, baixe as imagens que serão usadas no trabalho.

Crie um novo documento, com tamanho de 1440 x 900 pixels. Preencha a camada Background com preto. Abra a imagem do céu no Photoshop e crie uma seleção como a vista abaixo.

Selecione e copie esta área da imagem

Copie o conteúdo da seleção, cole no documento original, redimensione para caber na largura do papel.

Cole e redimensione na imagem original

Adicione as seguintes camadas de ajuste (Adjustment Layer) à camada do céu: Preto e Branco (Black & White), Misturador de Canais (Channel Mixer), Curvas (Curves) e Níveis (Levels).

Ajuste de Preto e Branco
Misturador de Canais
Curvas
Níveis

Com a Ferramenta Borracha (Eraser), apague a porção superior do céu, deixando parecido com isto:

Apague a parte superior do céu

Abra a imagem da cidade no Photoshop, crie uma seleção na cidade, recorte-a e cole no documento em que está trabalhando (você pode usar a ferramenta Seleção Rápida, Quick Selection). Redimensione a imagem para se encaixar na largura do papel.

Copie a cidade na foto
Cole a cidade no documento em que está trabalhando

Adicione à camada da cidade as seguintes Adjustment Layers: Black & White, Channel Mixer, Levels.

Preto e Branco
Misturador de Canais
Níveis

Na camada de Levels, adicione uma máscara (botão Add a mask no rodapé da paleta de camadas) e pinte com preto como visto abaixo.

Máscara da camada de Níveis

Com um pincel pequeno e macio, use a borracha para apagar um pouco o topo dos prédios mais altos. Isto é feito como preparação para o efeito de prédio em chamas.

Apague suavemente o topo de alguns prédios mais altos
Isto dará algum efeito de destruição aos prédios
Resultado após apagar topo dos prédios

Decici usar a imagem do céu outra vez par preencher a parte vazia que ficou no alto do documento. Então, copie e cole a foto do céu de novo.

Reinsira a imagem do céu no documento

Reduza a opacidade desta nova camada de céu para cerca de 50%:

Com opacidade reduzida em 50%

E camadas de ajuste nela: Black & White, Channel Mixer, Curves.

Preto e Branco
Misturador de Canais
Curvas

Você deve obter algo próximo disto:

Com mais uma camada de céu e camadas de ajuste

Abra a imagem da rocha no Photoshop, selecione-a como visto a seguir.

Selecione a rocha que será nosso meteoro

Cole a rocha copiada no seu arquivo, redimensione se preciso e aplique o filtro Sharpen (Nitidez) com pouca força.

Cole a rocha e aplique um pouco de nitidez

Apague um pouco das bordas da rocha com a ferramenta Borracha e um pincel suave.

Com a borracha, ou usando uma máscara, suavize as bordas da rocha

Como referência, veja como ficou minha máscara de camada sobre a rocha, mixando uso da borracha macia e um pincel que você baixou no pacote lá do começo.

Aparência da máscara usada na rocha

Aplique os seguintes Layer Styles (estilos de camada) à camada da rocha: Outer Glow, Inner glow.

Outer Glow (Brilho Externo)
Inner Glow (Brilho Interno)

E você terá isso:

Após estilos de camada

Estamos quase lá, agora é hora de inserir algumas nuvens próximas ao meteoro. Crie uma nova camada, preencha-a de preto, crie uma seleção irregular (pode usar a ferramenta Lasso (Laço), e dentro dela use o filtro Cloud (menu Filter > Render > Clouds) tendo branco como cor de primeiro plano e preto de fundo.

Filtro Clouds (Nuvens) em uma pequena seleção arredondada

Pressione Ctrl + T para começar a transformar, clique com o botão direito e selecione Warp (Distorcer).

Use a transformação do tipo Distorcer no objeto

Use então a distorção para criar deformações na nuvem, até obter o que precisa.

Arraste os pontos e guias para distorcer a nuvem da forma necessária, envolvendo o meteoro

Faça isso quantas vezes for preciso, para criar as nuvens ao redor do meteoro.

Pontos onde foram criadas nuvens distorcidas

Opcionalmente, você ainda pode adicionar mais rochas junto ao meteoro principal, usando o mesmo processo descrito antes.

Meteoros adicionais

Você pode tanto usar o procedimento anterior para criar nuvens, ou algum pincel de nuvens, para desenhar algumas atrás do topo dos prédios mais altos.

Nuvens adicionais atrás dos prédios altos

Com os pincéis que baixou, pinte algumas partículas também.

Pinte partículas com os pincéis que baixou no começo do tutorial

Adicione algumas nuvens à frente dos prédios mais distantes, dando a sensação de profundidade.

Pontos em que nuvens foram adicionadas em frente ao topo dos prédios

Acima de todas as camadas, adicione uma camada de ajuste do tipo Equilíbrio de Cores (Color Balance). Ajuste os tons de Sombras, Tons Médios e Luzes como visto abaixo.

Equilíbrio de cores 1
Equilíbrio de cores 2
Equilíbrio de cores 3

Nessa camada de Color Balance que avermelhou tudo, aplique uma máscara e deixe-a como visto a seguir, pois não queremos tudo vermelho e sim alguns pontos.

Aparência da máscara sobre a camada de Equilíbrio de Cores

Com esta última camada de Color Balance, as nuvens adicionadas antes deverão ficar parecidas com efeitos de chamas.

Nuvens em chamas

E o meteoro deverá ficar em vermelho bem vivo.

Meteoro com chamas bem vivas

Trabalho finalizado mais uma vez:

👍

Até!

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