Tutoriais

Tutorial Photoshop: texto pintado em madeira

Anúncios Google

Nesse tutorial de nível médio, vamos usar o Photoshop para reproduzir um efeito de pintura sobre madeira, interessante para a criação de banners, faixas e imitações de placas mais ou menos rústicas, dependendo da escolha das texturas e ajustes de filtros. A pintura será um texto em branco, usando uma fonte caligráfica decorativa.

No processo, serão abordadas diversas ferramentas, como uso de camadas de preenchimento, modos de opacidade, preenchimento e mesclagem, pincéis, textos e aplicação de texturas em composição. Com criatividade, você encontrará muitas possibilidades para o efeito. E mais importante: terá colocado em prática várias ferramentas do Photoshop.

Antes de começar, uma espiada no resultado final:

tutorial texto pintado em madeira concluido

Animado para tentar? Então comece baixando os arquivos necessários – duas texturas e uma fonte. Todos grátis, mas as texturas exigem cadastro no site CGTextures.

Crie um novo documento do Photoshop, tamanho 1000 x 718 pixels. Insira a textura de muro acima da camada de fundo, e redimensione-a até que preencha completamente o papel.

textura de parede no fundo

Dê um duplo-clique sobre a área da camada da textura (lá na janela de Camadas, perto do nome), para abrir as opções de Estilos de Camada. Marque a caixa Sobreposição de Degradê. Aplique as seguintes configurações:

Modo de mesclagem: Luz Indireta
Estilo: Radial
Escala: 50%

Crie um degradê com preto nas duas extremidades, sendo o primeiro transparente (ou o segundo, mas nesse caso marque a caixa Reverter, como eu fiz).

sobreposicao de degrade

Isso deixa a textura um pouco mais escura, assim:

apos degrade

Com a fonte que baixou no início, digite o texto desejado, na cor branca. É importante abrir as opções de texto do Photoshop para acertar a distância entre letras e linhas, até obter um texto agradável. Caso contrário, letras podem ficar sobrepostas ou unidas com imperfeição. Definir o espaçamento para 0 geralmente resolve. Os ajustes de texto estão na janela Parágrafo (menu Janela > Parágrafo).

texto digitado

Duplique a camada de texto (Ctrl + J) e posicione a cópia abaixo da camada original, arrastando a guia da camada para baixo da posição da primeira.

posicao das camadas

Ative o comando Transformar (Ctrl + T, ou atalho Editar > Transformação Livre), então use as setas do teclado para mover o texto duplicado em 1px para baixo, e depois 1px para a direita. Pressione Enter para confirmar a alteração.

Não se assuste, é assim mesmo.

texto movido

Com o atalho Ctrl + Alt + Shift + T, repita a transformação mais algumas vezes, criando uma nova camada reposicionada a cada comando. Decidi usá-lo para criar mais 7 cópias, ficando então com 8 cópias. Veja mais adiante que o texto terá um contorno – quanto mais cópias criar agora, mais distante estará esse contorno.

copias da camada de texto

Ative a primeira cópia que criou, então segure a tecla Shift e clique na última, assim todas as cópias devem estar ativas. Mescle-as todas em uma só, com o comando Ctrl + E.

Agora você terá uma camada só com todo o conteúdo dos textos duplicados antes (mas o original deve continuar lá, quietinho!). Aplique sobre ela um Estilo de Camada do tipo Traçado, posição Central, cor branca. Deixei o meu em 5px de espessura.

O print abaixo está em preto só para melhor visualização. Deixe o contorno em branco mesmo.

ajuste do traçado

Insira a textura de madeira no arquivo, redimensione e posicione como visto a seguir.

camada com textura de madeira

Redimensione as camadas de texto para que caibam sobre a nova “placa” de madeira. Com a redução, resolvi também reduzir a espessura do contorno – dê um duplo-clique sobre o efeito da camada e altere.

Ative a camada da textura da madeira, e na guia de Ajustes, selecione Matiz/Saturação. Isso criará uma nova camada de ajustes logo acima daquela. Altere a Saturação para -1 e o Matiz para +2.

camada de ajustes de matiz e saturacao

Clique com o botão direito sobre a camada de ajuste e selecione “Criar máscara de corte”, assim os efeitos só afetam a camada da textura.

camada de corte

Crie outra camada de ajuste, agora um de Níveis. Ajuste o nível de entrada das sombras (o primeiro controle) para 25, e o de tons médios para 0.95.

camada de ajuste de niveis

Como antes, clique com o botão direito sobre a miniatura da camada de ajuste e crie o efeito de corte, para que o efeito seja visto só sobre a textura de madeira – não queremos que afete a imagem toda.

camadas de corte

Crie uma nova camada abaixo da camada da textura de madeira. Então segure a tecla Ctrl e dê um clique sobre a miniatura da camada de madeira, mantendo a nova camada ativa.

Não entendeu? Veja:

camada ativa

Isso cria uma seleção com o formato da placa de madeira. Agora, na camada que foi criada, preencha com uma cor bem escura de marrom, parecida com as áreas mais sombria da madeira. Você pode usar a cor #4d2719, ou a ferramenta Conta-Gotas (segure a tecla Alt enquanto usa o Pincel) para pegar uma amostra de cor da textura.

Exclua a seleção (Ctrl + D), ative a ferramenta Mover (V), e ative a transformação (Ctrl + T). Mova esse retângulo marrom em 1 pixel para baixo e 1 pixel para a direita, com as setas do teclado.

posicao da camada

Como fez antes com o texto, use o comando para repetir a transformação mais algumas vezes, criando uma camada um pouco mais distante a cada vez. A ideia é criar um falso 3D na placa. Repetir o comando (Ctrl + Alt + Shift + T) umas três vezes deve ser o bastante.

camadas de volume

Ative essas três camadas de volume e mescle-as em uma só (Ctrl + E), e aplique um Estilo de Camada do tipo Sombra Projetada. Ajustes: Multiplicação, Distância 10, Expansão 0, Tamanho 20.

apos sombra projetada

Ajuste as cores de primeiro plano e plano de fundo para #b6a187 e branco, respectivamente. Ative as camadas de texto (o texto e o texto que cria o contorno), clique com o botão direito e selecione “Converter em Objeto Inteligente“.

Sobre esse Objeto Inteligente, aplique o filtro Crayon Conté (menu Filtros > Galeria de Filtros, opção Croqui > Crayon Conté). Use os ajustes: Nível de primeiro plano 11, Nível do plano de fundo 7, Textura Tela de Pintura, Escala 100, Relevo 4, Suave Superior.

filtro crayon conte

Isso dará ao texto um efeito riscado, imitando uma superfície mais irregular como a da madeira.

efeito crayon conte

Se quiser, adicione também um pouco de ruído (Filtro > Adicionar Ruído). Não é recomendável usar valores muito altos – de 5 a 10, no máximo.

adicionar ruido photoshop

Vamos criar agora as falhas no texto onde seriam as fendas na madeira. Selecione a ferramenta Pincel e pressione F5 para abrir suas opções. Escolha o número 11 ou outro irregular, reduza seu tamanho até cerca de 5 px e com espaçamento de 5%.

dinâmicas da ponta do pincel

Nas Dinâmicas de Forma, ajuste a Tremulação de Tamanho em 3%, Diâmetro Mínimo em 0, Tremulação de Ângulo em 100% e Tremulação de Redondez em 0. Deixe as outras opções desligadas.

dinâmica de forma

Ative o Objeto Inteligente que contém os textos e clique no botão “Adicionar máscara de camada”, no rodapé da janela de camadas.

adicionar máscara de camada photoshop

Com isso, o objeto ganha uma máscara branca, quem mantém todo seu conteúdo revelado. Agora use aquele pincel para pintar sobre essa máscara com preto, criando linhas que “apagam” a visibilidade do texto onde a madeira teria essas falhas. Veja para entender melhor.

máscara do objeto inteligente
Máscara do objeto inteligente. É sobre ela que você vai pintar de preto para esconder partes do objeto.

Para criar uma linha bem reta, clique no ponto em que ela vai começar, segure Shift, clique no ponto final e solte Shift.

posições de uso do pincel

Reduza um pouco o pincel para criar traços mais finos, onde a fenda na madeira for mais estreita. Ao final desse processo, deve ficar assim:

após criação das fendas

Conclua com uma última camada de ajustes, um Mapa de Degradê, de #d7d7d7 para branco. Coloque a camada no modo Multiplicação.

camada de degradê

Veja o resultado final de novo:

tutorial texto pintado em madeira concluído

Se quiser, baixe o arquivo do tutorial no formato do Photoshop (6.7MB), só para estudos, proibido reutilizar com qualquer outro fim. Original: Painted on wood text effect, de Textuts (em inglês).

Author

Fundador do Tutoriart em 2010, é ex-instrutor de Photoshop, design web e gráfico. Em quase uma década de redação online, tem cerca de 1500 artigos publicados. Gerencia também o Memória BIT.

Write A Comment

Pin