Photoshop

Tutorial Photoshop: manipulação surreal Guardião do Tempo

Recrie uma imagem surreal e aprenda novas técnicas de manipulação de imagem.
Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr
Anúncios Google

Neste tutorial você aprenderá a criar a foto manipulação chamada “Guardião do Tempo”, usando só o Photoshop e algumas imagens e pincéis. Para prosseguir, será preciso fazer o download prévio dos recursos empregados:

* atualização: como a imagem foi removida pelo autor, será preciso fazer uma substituição. Procure uma imagem similar ou pule a etapa durante o tutorial, o resultado será levemente diferente, mas ainda é possível completá-lo.

1. Novo documento e adicione o céu

adicionando céu

Vá ao menu Arquivo > Novo (Ctrl + N) e crie um novo documento no Photoshop. Em seguida, faça o download da imagem do céu, abra-a no Photoshop e mova-a para o primeiro documento usando a Ferramenta Mover (V).

Em seguida, vá em Editar > Transformação livre (Ctrl + T), mantenha pressionada a tecla Shift e redimensione a imagem. Nomeie a camada como “sky”, pressione Ctrl + G para colocá-la dentro de um grupo e nomeie o grupo como “background”.

2. Adicione uma galáxia ao céu

adicionando a galaxia

Crie uma nova camada dentro do grupo “background” e chame de “galaxy”. Faça o download dos pincéis de galáxias e instale-os (veja aqui como adicionar recursos ao Photoshop). Selecione a Ferramenta Pincel (B), escolha um dos pincéis da galáxia, defina a cor do primeiro plano como #8c8c8c e crie uma pequena galáxia no céu.

Em seguida, defina o modo de mesclagem dessa camada como Color Dodge a 25%.

3. Adicione a imagem de dunas

adicionando dunas

Faça o download da foto de dunas e abra-a no Photoshop. Clique duas vezes na camada de fundo para desbloqueá-la e, em seguida, use a ferramenta Varinha Mágica (W) para selecionar o céu e excluí-lo.

Mova esta imagem para seu primeiro documento usando a Ferramenta Mover (V). Pressione Ctrl + M para abrir a janela Curvas e use as configurações da imagem. Nomeie essa camada “desert 1”.

Nota: você também pode usar a Ferramenta Borracha (E) e um pincel macio para apagar partes do céu da foto, ou algum outro método de mascarar as partes que não nos interessa.

4. Duplicar a camada “desert 1”

deserto camada duplicada

Duplique a camada “desert 1” (Ctrl + J) e em seguida vá em Editar > Transformar > Virar Horizontal. Use a Ferramenta Mover (V) para mover esta camada para o lado direito do seu documento e o nomeie como “desert 2”.

5. Adicione o deserto

Nota: essa etapa vai exigir outra imagem, já que a original foi removida pelo autor.

adicionando o deserto

Faça o download da foto de deserto e abra-a no Photoshop. Clique duas vezes na camada de fundo para desbloqueá-la, selecione o céu usando a ferramenta Varinha Mágica (W) e exclua-a. Você também pode usar a Ferramenta Borracha (E) e um pincel macio para apagar a área superior do deserto.

Mova esta imagem para o seu documento usando a Ferramenta Mover (V) e vá para Editar> Transformar> Virar Horizontal. Clique duas vezes na camada para abrir a janela Estilo de Camada e use as configurações mostradas na imagem anterior para aplicar uma Sobreposição de Degradê. Nomeie essa camada “desert 3”.

Nota: organize a imagem desta etapa de maneira a tornar visível as colinas das outras duas fotos do deserto abaixo dela.

6. Adicione a máscara de ferro

adicionando a máscara de ferro

Faça o download da foto da máscara de ferro e abra-a no Photoshop. Use a Ferramenta Caneta (P) para separar a máscara do plano de fundo (veja como usar a Caneta) e, em seguida, use a Ferramenta Mover (V) para movê-la para o seu primeiro documento.

Vá em Editar > Transformação Livre (Ctrl + T), mantenha pressionada a tecla Shift e redimensione essa camada; clique com o botão direito do mouse na imagem, selecione Virar Horizontal e pressione Enter. Nomeie essa camada “iron mask” e coloque-a dentro de um grupo (Ctrl + G). Nomeie o grupo “iron mask” também.

7. Adicione um estilo de camada à máscara

estilo de camada

Clique duas vezes na camada “iron mask” para abrir a janela Estilo de Camada; use as configurações da imagem anterior para aplicar uma Sobreposição de Degradê.

8. Mascare a área inferior da máscara

Máscara de camada

A área inferior da nossa máscara de ferro deve ser enterrada na areia. Para isso, verifique se a camada “iron mask” está selecionada e vá em Camada > Máscara de camada > Revelar tudo. Selecione um pincel macio preto (B) e pinte com ele sobre a área inferior da sua máscara de ferro.

9. Camada de ajuste de níveis

ajuste de niveis

Vá para Camada > Nova camada de ajuste > Níveis, marque a opção “Usar camada anterior para criar máscara de recorte” e use as configurações da imagem anterior para tornar a máscara de ferro mais brilhante.

10. Crie uma sombra para a máscara

sombra da mascara

Clique com a tecla Ctrl pressionada na miniatura da camada “iron mask” para selecioná-la, crie uma nova camada e preencha com preto. Coloque essa camada abaixo da camada “iron mask” e vá em Editar > Transformar > Virar Vertical. Mova essa sombra na parte inferior da máscara.

Em seguida, vá em Editar > Transformação Livre, mantenha pressionada a tecla Ctrl e transforme a sombra como visto na imagem. Desfoque a camada (Filtro > Desfoque > Desfoque Gaussiano) e use a Borrach (E) e um grande pincel macio com a opacidade de 20% para apagar algumas áreas da camada.

Lembre-se de que a sombra deve ser mais escura na parte inferior da máscara de ferro e mais brilhante na outra extremidade. Nomeie essa camada “shadow”.

11. Adicione um sinal na testa da máscara

Marca na testa da mascara

Crie uma nova camada, defina a cor do primeiro plano como #cca899, selecione um pincel macio (B) com o diâmetro de 100 px e clique uma vez no meio da testa da máscara de ferro. Nomeie essa camada “forehead light” e defina seu modo de mesclagem para Sobreposição a 75%.

Em seguida, faça o download do Celtic Rune Charm Pack, abra a imagem “Rune-Ger.jpg” no Photoshop e use a Caneta (P) para separar o sinal do plano de fundo. Mova esse sinal para o seu primeiro documento usando a Ferramenta Mover (V) e coloque-o acima da luz da testa. Nomeie essa camada “forehead sign” e defina seu modo de mesclagem como Sobreposição.

12. Adicione cicatrizes à máscara

cicatrizes

Faça o download da textura de árvore e abra-a no Photoshop. Mova a imagem para o seu primeiro documento, use Transformação Livre (Ctrl + T) para redimensionar a imagem e coloque-a na face direita da sua máscara de ferro. Defina o modo de mesclagem dessa camada como Luz Suave e use a Borracha (E) e um pincel macio para apagar as áreas dessa textura que você não precisa.

Em seguida, duplique essa camada (Ctrl + J), vá em Editar > Transformar > Virar Horizontal, use a Transformação Livre (Ctrl + T) para redimensionar a camada e coloque essa cicatriz na outra face da sua máscara de ferro.

13. Crie luzes saindo dos olhos da máscara

Luzes nos olhos

Crie uma nova camada, selecione um pincel macio branco (B) e use-o para criar algumas luzes que saem dos olhos da máscara de ferro. Nomeie essa camada de “eyes light” e defina seu modo de mesclagem como Luz Suave a 85%.

14. Adicione a mão de bronze

Mão de bronze

Crie um novo grupo e chame-o de “hand”. Em seguida, faça o download da imagem da mão de bronze e abra-a no Photoshop. Use a Varinha Mágica (W) para separar a mão do fundo e use a Ferramenta Mover (V) para mover a mão para o seu primeiro documento.

Vá em Editar > Transformação Livre (Ctrl + T) redimensione esta imagem e gire-a. Em seguida, selecione a Borracha (E) e apague a área inferior da sua mão para parecer que está enterrada na areia. Nomeie essa camada de “hand”.

15. Ajustes de cor na mão

Ajustes de cor

Vá em Camada > Nova camada de ajuste > Curvas, marque a opção “Usar camada anterior para criar máscara de recorte” e use as configurações da imagem anterior. Defina a opacidade dessa camada para 80%.

16. Mais camadas de ajuste

Camadas de ajuste

Adicione mais três camadas de ajuste (Equilíbrio de cores, Mistura de canais e Níveis) usando as configurações da imagem anterior. Você pode criar todas essas camadas no menu “Camada> Nova camada de ajuste”.

17. Adicione uma textura à mão

Textura na mão

Escolha uma das texturas de pedra que gostar ou encontre outra na internet, abra-a no Photoshop e mova-a para o seu primeiro documento usando a Ferramenta Mover (V). Em seguida, use Transformação livre (Ctrl + T) para redimensionar a imagem e girá-la.

Verifique se essa camada está acima de todas as outras camadas de ajuste, clique com o botão direito do mouse e selecione Criar máscara de recorte. Nomeie essa camada de “texture” e defina seu modo de mesclagem como Luz Suave a 30%.

18. Use a máscara como textura para a mão

Máscara como textura

Duplique a camada “iron mask” do grupo “iron mask” (Ctrl + J). Em seguida, mova essa nova camada acima da camada de textura da mão, clique com o botão direito do mouse e selecione Criar máscara de recorte. Defina o modo de mesclagem dessa camada para Luz Suave.

19. Crie um ponteiro de relógio

Ponteiro de relógio

Faça o download dos pincéis de engrenagem e instale-os. Crie uma nova camada, defina a cor do primeiro plano para preto e use um dos pincéis que você baixou para criar uma agulha de relógio saindo de um dos dedos da mão. Clique duas vezes nessa camada e use as configurações da imagem anterior. Nomeie essa camada “clock needle”.

20. Colorir a mão em laranja

Colorizando a mão

Clique com a tecla Ctrl pressionada na camada “hand” para selecioná-la. Em seguida, crie uma nova camada e preencha-a com a cor #d57426. Nomeie essa camada de “orange hand” e defina seu modo de mistura como Luz Suave a 70%. Em seguida, use a Borracha (E) e um pincel grande e macio para apagar a área inferior desta camada.

21. Crie algumas engrenagens

Engrenagens

Defina a cor do primeiro plano como preto, crie uma nova camada e use os pincéis que você baixou anteriormente para criar algumas engrenagens dentro da mão. Clique duas vezes nessa camada para abrir a janela Estilo da camada e use as configurações da imagem anterior.

Em seguida, use a Borracha (E) e uma pequena escova dura para apagar a área das engrenagens que você não precisa.

22. Ajuste as luzes e as sombras da mão

Luzes e sombras da mão

Clique duas vezes na camada da mão para abrir a janela Estilo de Camada e use as configurações da imagem anterior para aplicar uma Sobreposição de Degradê. Em seguida, use a Ferramenta Superexposição (O) e a Ferramente Subexposição (O) para criar as luzes e as sombras. Experimente as configurações de Alcance e Exposição na barra de opções para obter o efeito desejado.

Nota: quando tiver uma das ferramentas selecionada, poderá usar a tecla Alt para alternar rapidamente entre elas.

23. Crie uma sombra para a mão

Sombras da mão

Crie uma sombra para a mão usando o mesmo processo que você usou para a máscara de ferro.

24. Adicione relógios

Relógios

Crie um novo grupo e denomine “clocks”. Faça o download da imagem e abra-a no Photoshop. Use a Caneta (P) para separar o relógio do restante da imagem. Em seguida, mova o relógio para o seu primeiro documento usando a Ferramenta Mover (V). Vá para Editar> Transformação livre (Ctrl + T), mantenha pressionada a tecla Shift e redimensione esta imagem. Em seguida, use a Borracha (E) e um pincel grunge para apagar algumas áreas deste relógio.

Repita a etapa para adicionar mais relógios à sua imagem. Mude o tamanho de cada relógio e gire-os. Dê uma olhada na imagem anterior como referência. Selecione todas as suas camadas de relógio e junte-as (Ctrl + E). Nomeie essa camada de “clocks”.

25. Adicione sombra aos relógios

Sombra dos relógios

Clique duas vezes na camada “clocks” para abrir a janela Estilo de Camada e use as configurações da imagem anterior para aplicar uma Sombra Projetada.

26. Linhas do relógio

Linhas do relógio

Crie uma nova camada e preencha com preto. Defina o modo de mesclagem dessa camada para Subexposição Linear (Adicionar). Em seguida, selecione a Ferramenta Pincel (B), selecione um pincel com o diâmetro de 2 ou 3 px, selecione um tom de laranja e crie algumas linhas aleatórias em torno de seus relógios. Dê uma olhada na imagem anterior como referência.

27. Adicione pássaros

Pássaros

Faça o download dos pincéis de pássaros. Em seguida, crie uma nova camada e use os pincéis para criar pequenos pássaros no céu. Nomeie essa camada de “birds”.

28. Ajustes finais de cor

ajustes finais de cor

Vá para Camada > Nova camada de ajuste > Mapa de degradê e use as configurações da imagem anterior. Defina o modo de mesclagem dessa camada para Luz Suave.

29. Mapa de degradê

Mapa de degradê

Vá para Camada > Nova camada de ajuste > Mapa de degradê e use as configurações da imagem anterior. Defina o modo de mesclagem dessa camada para Luz Suave a 38%.

30. Camada de preenchimento

Camada de preenchimento

Vá para Camada > Nova camada de preenchimento > Preenchimento de degradê e use as configurações da imagem a seguir. Defina o modo de mesclagem dessa camada para Luz Suave.

31. Ajuste de cores

Ajuste de cores

Crie uma nova camada, selecione um pincel grande e macio (B) e pinte com amarelo no lado esquerdo da sua imagem e com azul no lado direito. Em seguida, defina o modo de mesclagem dessa camada para Cor 25%.

Resultado

Se tudo deu certo, você deve ter conseguido algo parecido com o resultado abaixo.

guardião do tempo tutorial resultado final

O arquivo fonte do tutorial está disponível para download gratuito. Clique no botão abaixo para obtê-lo.

14 Mb, via Mediafire

Fundador do Tutoriart em 2010, é ex-instrutor de Photoshop, design web e gráfico. Em quase uma década de redação online, tem cerca de 1500 artigos publicados. Gerencia também o Memória BIT.

Deixe um Comentário

Pin