Tutoriais

Tutorial Photoshop: Manipulação com Iluminação e Formas Geométricas

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr
Anúncios Google

Nesse tutorial você vai desenvolver uma bela peça com visual moderno, futurista, manipulando fotografias que serão combinadas com formas geométricas, efeitos de iluminação e grafismos. Indicado a quem já tem conhecimento intermediário de Photoshop e quer colocá-los em prática.

Especialmente indicado para entender o uso de demarcadores (paths) e criação de padrões personalizados, e como mesclá-los com imagens em bitmap em composições. Camadas de ajuste também são parte importante do processo.

Alguns recursos serão usados, antes de começar faça o download (todos gratuitos):

Esse é o resultado do tutorial:

Tutorial finalizado

Abra a imagem da modelo no Photoshop e com a ferramenta Caneta, desenhe um contorno em volta dela. Em torno dos cabelos não precisa caprichar muito, faça um contorno mais grosseiro.

Não sabe usar a Caneta? Leia aqui.

Use o comando Refinar Aresta (Refine Edge) para suavizar o contorno especialmente no cabelo, então envie a parte selecionada para uma máscara de camada.

Com a máscara de camada selecionada, limpe a seleção alterando entre pincéis pequenos com preto e branco. Se não conseguir, baixe a modelo já “limpa” aqui.

Crie um novo documento com tamanho de 1800 x 2500 pixels, e aplique nele a modelo. Remova a saturação (menu Imagem > Ajustes > Remover Saturação).

Sem saturação

Abaixo da camada da modelo adicione uma camada de preenchimento de cor sólida, #666a76.

Mudando a cor da camada de preenchimento

Duplique a camada de cor e mova a duplicada para cima da camada da modelo. Clique com o botão direito e escolha Criar Máscara de Corte, então ajuste a mesclagem da camada para o modo Luz Suave.

Ajustando a mesclagem da camada

Adicione uma camada de ajuste de Curvas com máscara de corte, e use o conta-gotas de preto e branco para captar um preto e branco na modelo, aumentando bem o contraste.

Ajuste de Curvas

Crie um novo documento de 1 x 4 pixels, crie uma seleção retangular nos dois pixels superiores (trabalhe com bastante zoom) e preencha de preto, ficando o resto transparente.

Criando o padrão

Siga ao menu Editar > Definir como Padrão, e dê um nome ao padrão.

Nomeie o padrão

De volta ao documento principal, crie uma nova camada acima de todas as outras e siga ao menu Editar > Preencher, então selecione o padrão na lista de padrões personalizados.

Comando Preencher

Coloque essa camada como máscara de corte, então ajuste sua mesclagem como Sobrepor e a opacidade para 20%.

Ajustes de opacidade e mesclagem

Crie uma nova camada de 5 x 50 pixel, preencha os 15 pixels superiores com preto. Salve a imagem como padrão, como fez antes.

Criando o segundo padrão

Adicione uma nova camada ao documento principal, e preencha-a como fez antes, agora com o novo padrão.

Camada preenchida com novo padrão

Com a ferramenta Mover (V), clique Ctrl + T para redimensionar o padrão, e gire-o em uns 45°. Posicione-o de modo que cubra a base da modelo.

Padrão movido e redimensionado

Selecione a camada da modelo e aplique uma máscara na camada. Na máscara, siga ao menu Imagem > Aplicar Imagem, e escolha a camada das linhas diagonais na lista de camadas.

Desligue a visibilidade da camadas das listras originais depois disso.

Comando Aplicar Imagem

Com a ferramenta Degradê (Gradient), de preto para transparente, crie um degradê vindo da base da modelo em direção ao top das linhas diagonais. Deixe-o em máscara de corte.

Degradê linear na base

Coloque a imagem do espaço no documento e mova sua camada para baixo da camada da modelo.

Imagem espacial aplicada

Nomeie a camada do espaço, então use a ferramenta Degradê para criar um radial a partir do centro da modelo, numa máscara, revelando assim apenas o centro da imagem espacial.

Máscara da camada com a imagem espacial

Com a ferramenta Elipse em modo Forma, segurando a tecla Shift, desenhe um círculo ao redor da cabeça da modelo. Dê um duplo-clique na miniatura da camda e mude a cor para #373944.

Forma criada com a ferramenta Elipse

Agora crie um círculo bem maior em torno da modelo, então dê um duplo-clique na camada para abrir as opção de Estilo de Camada. Nas principais opções de mesclagem ajuste a opacidade para 0%, então nas configurações de Traçado ajuste para 10 px e a cor branca.

Segundo círculo, esse maior

Adicione uma camada de ajuste de degradê, de branco para transparente, radial, e com a escala em 80%.

Degradê radial

Aplique a imagem dos wireframes no documento, logo acima da camada do degradê.

Aplicação do wireframe

Clique com o botão direito e selecione “Rasterizar” então inverta (Ctrl + I) e mude sua mesclagem para o modo Divisão.

Degradê rasterizado e em modo Divisão

Adicione uma nova camada e crie um degradê radial usando a cor #feb02b, vindo do centro da modelo em direção à borda do círculo branco. Ajuste a mesclagem da camada para o modo Clarear, e a opacidade para 50%.

Degradê laranja desde o centro

Adicione uma nova camada acima de todas, e crie um degradê radial sobre o ombro da modelo, da cor #fd2a9a para transparente.

Degradê decorativo no ombro da modelo

Coloque o modo de mesclagem em Clarear.

Mesclagem do degradê em modo Clarear

Com a ferramenta Linha, crie algumas linhas brancas na diagonal, a 45°, como visto abaixo. Crie a primeira, e duplique-a, movendo mais abaixo da original.

Desenho das linhas

Duplique a camada do espaço duas vezes e mova as camadas abaixo de todas as outras. Coloque a mesclagem de amabas em Divisão.

Crie um degradê radial de preto para transparente sobre a máscara de camada da cópia de cima, e um degradê maior na cópia de baixo.

Camadas do espaço duplicadas e com máscaras

Complete com uma camada de ajuste de Cor Seletiva, como visto abaixo.

Ajuste de Cor Seletiva

De novo, o resultado final:

Resultado final do tutorial

Original: Matt, em Design Nocturn (em inglês)

Fundador do Tutoriart em 2010, é ex-instrutor de Photoshop, design web e gráfico. Em quase uma década de redação online, tem cerca de 1500 artigos publicados. Gerencia também o Memória BIT.

1 Comentário

Deixe um Comentário

Pin