Nesse tutorial você vai desenvolver uma bela peça com visual moderno, futurista, manipulando fotografias que serão combinadas com formas geométricas, efeitos de iluminação e grafismos. Indicado a quem já tem conhecimento intermediário de Photoshop e quer colocá-los em prática.
Especialmente indicado para entender o uso de demarcadores (paths) e criação de padrões personalizados, e como mesclá-los com imagens em bitmap em composições. Camadas de ajuste também são parte importante do processo.
Alguns recursos serão usados, antes de começar faça o download (todos gratuitos):
- 888, de Salengor no deviantART
- Stock espaço, da NASA
- Pacote de wireframes de VeshyDesigns, no deviantART
Esse é o resultado do tutorial:
Abra a imagem da modelo no Photoshop e com a ferramenta Caneta, desenhe um contorno em volta dela. Em torno dos cabelos não precisa caprichar muito, faça um contorno mais grosseiro.
Não sabe usar a Caneta? Leia aqui.
Use o comando Refinar Aresta (Refine Edge) para suavizar o contorno especialmente no cabelo, então envie a parte selecionada para uma máscara de camada.
Com a máscara de camada selecionada, limpe a seleção alterando entre pincéis pequenos com preto e branco. Se não conseguir, baixe a modelo já “limpa” aqui.
Crie um novo documento com tamanho de 1800 x 2500 pixels, e aplique nele a modelo. Remova a saturação (menu Imagem > Ajustes > Remover Saturação).
Abaixo da camada da modelo adicione uma camada de preenchimento de cor sólida, #666a76.
Duplique a camada de cor e mova a duplicada para cima da camada da modelo. Clique com o botão direito e escolha Criar Máscara de Corte, então ajuste a mesclagem da camada para o modo Luz Suave.
Adicione uma camada de ajuste de Curvas com máscara de corte, e use o conta-gotas de preto e branco para captar um preto e branco na modelo, aumentando bem o contraste.
Crie um novo documento de 1 x 4 pixels, crie uma seleção retangular nos dois pixels superiores (trabalhe com bastante zoom) e preencha de preto, ficando o resto transparente.
Siga ao menu Editar > Definir como Padrão, e dê um nome ao padrão.
De volta ao documento principal, crie uma nova camada acima de todas as outras e siga ao menu Editar > Preencher, então selecione o padrão na lista de padrões personalizados.
Coloque essa camada como máscara de corte, então ajuste sua mesclagem como Sobrepor e a opacidade para 20%.
Crie uma nova camada de 5 x 50 pixel, preencha os 15 pixels superiores com preto. Salve a imagem como padrão, como fez antes.
Adicione uma nova camada ao documento principal, e preencha-a como fez antes, agora com o novo padrão.
Com a ferramenta Mover (V), clique Ctrl + T para redimensionar o padrão, e gire-o em uns 45°. Posicione-o de modo que cubra a base da modelo.
Selecione a camada da modelo e aplique uma máscara na camada. Na máscara, siga ao menu Imagem > Aplicar Imagem, e escolha a camada das linhas diagonais na lista de camadas.
Desligue a visibilidade da camadas das listras originais depois disso.
Com a ferramenta Degradê (Gradient), de preto para transparente, crie um degradê vindo da base da modelo em direção ao top das linhas diagonais. Deixe-o em máscara de corte.
Coloque a imagem do espaço no documento e mova sua camada para baixo da camada da modelo.
Nomeie a camada do espaço, então use a ferramenta Degradê para criar um radial a partir do centro da modelo, numa máscara, revelando assim apenas o centro da imagem espacial.
Com a ferramenta Elipse em modo Forma, segurando a tecla Shift, desenhe um círculo ao redor da cabeça da modelo. Dê um duplo-clique na miniatura da camda e mude a cor para #373944.
Agora crie um círculo bem maior em torno da modelo, então dê um duplo-clique na camada para abrir as opção de Estilo de Camada. Nas principais opções de mesclagem ajuste a opacidade para 0%, então nas configurações de Traçado ajuste para 10 px e a cor branca.
Adicione uma camada de ajuste de degradê, de branco para transparente, radial, e com a escala em 80%.
Aplique a imagem dos wireframes no documento, logo acima da camada do degradê.
Clique com o botão direito e selecione “Rasterizar” então inverta (Ctrl + I) e mude sua mesclagem para o modo Divisão.
Adicione uma nova camada e crie um degradê radial usando a cor #feb02b, vindo do centro da modelo em direção à borda do círculo branco. Ajuste a mesclagem da camada para o modo Clarear, e a opacidade para 50%.
Adicione uma nova camada acima de todas, e crie um degradê radial sobre o ombro da modelo, da cor #fd2a9a para transparente.
Coloque o modo de mesclagem em Clarear.
Com a ferramenta Linha, crie algumas linhas brancas na diagonal, a 45°, como visto abaixo. Crie a primeira, e duplique-a, movendo mais abaixo da original.
Duplique a camada do espaço duas vezes e mova as camadas abaixo de todas as outras. Coloque a mesclagem de amabas em Divisão.
Crie um degradê radial de preto para transparente sobre a máscara de camada da cópia de cima, e um degradê maior na cópia de baixo.
Complete com uma camada de ajuste de Cor Seletiva, como visto abaixo.
De novo, o resultado final:
Original: Matt, em Design Nocturn (em inglês)
1 Comentário
Belo tutorial! Parabéns!!!