Tutorial Photoshop: foto manipulação “Ilha Flutuante”

0
2270

Nesse tutorial de foto manipulação você vai aprender a criar uma bela composição de ficção com o tema "Ilha Flutuante". No processo são usadas técnicas profissionais de edição com o Photoshop, incluindo efeitos de iluminação, mesclagem, adição de neblina, sombras e muito mais. Por outro lado, a maioria das ferramentas são as mais simples, servindo então como boa introdução a trabalhos mais elaborados.

Para acompanhar você precisa conhecer o básico do programa, identificar as ferramentas e suas localizações. Será preciso ainda baixar os recursos usados, são algumas imagens e pincéis:

Comece criando um novo arquivo no Photoshop, tamanho 1800 x 1500 pixels. Se for imprimir, use resolução de 300 dpi (pixels por polegada). Se for só para tela, 72 pixels/polegada é o bastante.

Novo documento do Photoshop

Insira no documento a imagem "River Stock", e usando a ferramenta Mover (pressione a tecla V para ativá-la), arraste a imagem pelo papel, então use a Transformação (Ctrl + T) para rotacioná-la. Deixe-a mais ou menos assim:

Posição e rotação da imagem

O céu dessa imagem não é bom o bastante para nossa montagem, então vamos mudá-lo. Abra a imagem "Field of Dreams" à parte e com a ferramenta no documento, e usando a ferramenta Letreiro Retangular (M), selecione a parte do céu. Copie, feche essa imagem e cole no documento em que estava trabalhando.

Usando a Transformação, rotacione e posicione o novo céu.

Céu colado

Precisamos apagar partes dessa segunda imagem para revelar as montanhas. Ative a ferramenta Borracha e configure-a com os seguintes valores: tamanho 300 pixels, dureza 0, opacidade 100 e fluxo 100.

Opções do pincel

Com o pincel da Borracha ajustado, apague as partes indicadas do céu.

Áreas apagadas

Vamos aumentar o efeito de névoa nas montanhas. Crie uma nova camada (atalho Ctrl + Shift + N), ative a ferramenta Pincel (B) e ajuste-a assim: tamanho 175 pixels, dureza 0%, opacidade 15% e fluxo 100%. Selecione a cor branca para o primeiro plano e pincel sobre a região indicada.

Aumente a névoa

Agora vamos escurecer um pouco o topo das nuvens para obter uma atmosfera mais dramática. Com o mesmo pincel anterior e tinta preta, escureça a região indicada.

Área de escurecimento

Adicione a imagem "James Bond Island", posicione e rotacione usando as ferramentas de antes.

Inserção da ilha

Agora separando a ilha de seu fundo: ative a ferramenta Varinha Mágica e selecione regiões que quer remover, pressionando Delete a cada seleção. Com essa ferramenta não é muito precisa, vão sobrar rebarbas, que podem ser apagadas com a Borracha. Para ter maior precisão, é recomendável aplicar bastante Zoom (cerca de 400%).

Deve ficar mais ou menos assim:

Partes apagadas da ilha

Agora vamos corrigir a forma da ilha. Ative a Ferramenta Laço Poligonal e vá criando pontos ao redor da base da rocha, num formato bem angular, para lembrar pedra quebrada. Feche a seleção para fora da ilha, e pressione Delete para excluir aquele pedaço.

Região de aplicação do laço

Nesse ponto, sua composição deve estar mais ou menos assim:

Composição

Para alterar a forma da ilha, use a ferramenta Transformação no modo Distorcer (no menu Editar > Transformação).

Transformação distorcer

Reduza a opacidade da camada da ilha para 90%. Para tornar sua união com o cenário mais suave, selecione a Borracha com os ajustes: tamanho 200 px, dureza 0, opacidade 100 e fluxo 100, e passe suavemente perto das bordas inferiores da ilha, para apagar um pouco, revelando sutilmente o céu ao fundo. Cuidado para não exagerar.

Região para apagar

Vamos criar a segunda ilha. É só duplicar a primeira (com a camada ativa, pressione Ctrl + J). Se quiser, nomeie a camada duplicada como "ilha 2". Aplique o comando Editar > Virar Horizontalmente na camada.

Ilha duplicada

Reduza a opacidade da segunda ilha para 80% (quanto mais distantes, reduza mais a opacidade do objeto). Duplique a camada "ilha 2" para criar uma terceira ilha e use o comando Transformar para reduzir seu tamanho. Tal como fez na ilha maior, apague (na verdade, suavize) um pouco da base das menores, já que com a redução o efeito ficou menos perceptível.

Ilhas menores
Área a apagar

Crie outra ilha a partir da primeira, reposicionando-a mais a esquerda e redimensionando. Como ela é um pouco maior, temos espaço pra personalizar mais seu visual. Tal como fez antes com a ferramenta Laço, selecione um trecho de ângulos retos na porção inferior e delete.

Ilha duplicada
Seleção do Laço

Reduza a opacidade da última ilha para 60%. Vamos criar a maior ilha de todas, então duplique a primeira ilha colada e transforme-a, aumentando muito seu tamanho, já que ela será a mais próxima do observador.

Ilha maior duplicada

Como a imagem foi ampliada, vai ficar um pouco borrada. Para deixar as bordas mais duras de novo, use o Laço para deletar um pouco (como fez antes). Complete com um filtro de Nitidez (menu Filtro > Nitidez). Use também a Borracha para corrigir eventuais imperfeições nas bordas.

Seleção para as bordas Ajustes finais da  borda

Duplique de novo a primeira ilha e ajuste tamanho (Transformar) e posição. Mude sua opacidade para 100%. Depois reúna todas as ilhas num grupo (clique sobre a miniatura da camada de cada uma enquanto segura Ctrl, então pressione Ctrl + G. Ou crie um novo grupo pelo menu Camada > Nova > Agupar... e depois arraste as miniaturas das camadas para dentro do grupo. Ou ainda clique no botão "Criar um novo grupo" no rodapé da janela de Camadas).

Criando novo grupo

Trabalhando agora com luzes e sombras. Ative a ferramenta Subexposição (atalho: O) com os seguintes ajustes: Pincel 125 px, intervalo Tons médios e exposição 15%. Passe o pincel na região indicada da ilha para clareá-la.

Subexposição na ilha

Para escurecer a parte de trás da ilha, use a ferramenta Superexposição com os ajustes Pincel 200 px, intervalo Tons Médios e exposição de 30%.

Área para escurecer

Repita o procedimento com as outras três ilhas maiores (tirando a maior de todas), veja como deve ficar:

Ilhas com iluminação

Agora apague mais um pouco nas bordas da ilha maior para criar um efeito de luminosidade. Use a Borracha com os ajustes tamanho 200 px, dureza 0, opacidade 100 e fluxo 100.

Borracha nas bordas

Aumente um pouco a sombra da ilha maior: selecione o Pincel com os ajustes tamanho 300 px, dureza 0, opacidade 50% e fluxo 100. Pincele uma vez na região indicada.

Sombra por pintura

Adicionando agora uma luz ambiente: com a camada da ilha maior ativa, vá ao menu Filtro > Acabamento > Reflexo de Flash, com os valores Brilho 80% e Tipo de Lente 105 mm Prime.

Reflexo de flash

Para aumentar o efeito, crie uma nova camada e com a ferramenta Pincel, clique uma vez no ponto indicado. Use os ajustes tamanho 400 px, dureza 0, opacidade 100 e fluxo 100.

Posição da iluminação

Vamos agora criar o musgo, as raízes penduradas nas ilhas. Selecione a ferramenta Pincel e siga ao menu de opções da ferramenta para carregar o pincel que baixou no começo do tutorial.

Carregando pincel

Mude a cor de primeiro plano para #22320d, e com o pincel usando as configurações Tamanho 200 px, opacidade 100 e fluxo 100, pinte algumas raízes numa nova camada acima do grupo das ilhas. Basta pincelar uma ou duas vezes no mesmo lugar. Depois aplique transformação (Ctrl + T) para inclinar as raízes na mesma posição das rochas.

Raízes

Logo após transformar, ative a ferramenta Letreiro retangular, selecione a parte final das raízes e pressione Ctrl + J para duplicar aquele pedaço.

Instruções de duplicação

Selecione a Borracha com os ajustes tamanho 50 px, dureza 100, opacidade 100 e fluxo 100. Apague a parte das raízes que ficou acima da ilha.

Detalhes da raíz

Coloque raízes na segunda maior ilha - nas outras não será preciso, pois pela distância ficaria difícil vê-las. É só duplcar as raízes que já tem e reposicioná-las na outra ilha. Nem precisa redimensionar, só posicionar e apagar onde for preciso, tal como fez antes.

Raízes duplicadas

Adicionando os pássaros: carregue os pincéis "Bird Brushes", tal como fez com o pincel de raízes. Pinte em preto com opacidade 100 e fluxo 100, um grupo de aves acima da segunda maior ilha.

Aves

Retoques finais com camadas de ajuste: ative a camada mais alta e clique em "Criar nova camada de preenchimento ou ajuste", no rodapé da janela de Camadas.

Camada de ajustes

Sequência de camadas da ajuste:

"Equilíbrio de Cores": ajuste o Equilíbrio de cores assim: 13, 0, -17; tons médios; marque a opção Preservar Luminosidade.

"Cor Sólida": selecione a cor #443523; mesclagem em Luz Suave e opacidade 40%.

"Cor Sólida" (mais uma camada): cor #f1820b; mesclagem em Luz Suave e Opacidade em 15%.

"Mapa de Degradê": veja a imagem.

Mapa de degradê

Configure o degradê: mesclagem Luminosidade, opacidade 100%.

"Matiz/Saturação": ajuste em Principal; 0, 7, 5.

"Curvas": ajuste Canal RGB; Entrada 122; Saída 134. Clique no meio da linha da curva antes de editar os valores.

"Brilho/Contraste": ajuste Brilho 4; Constrate 10.

Para dar um aspecto mais surreal e onírico, crie uma nova camada por cópia de tudo (atalho Ctrl + Shift + Alt + E), duplique a camada criada e aplique um filtro de desfoque tipo Gaussiano (menu Filtro > Desfoque > Desfoque Gaussiano, de 16 px de raio. Confirme.

Mude a mesclagem da camada para o modo Divisão, e sua opacidade para 25% (nos controles no alto da janela de Camadas). Você vai notar que a composição ficou tanto escura; para corrigir, crie uma camada de ajustes do tipo Cor Seletiva e ajuste assim: Cores: Preto; Ciano 0, Magenta 0, Amarelo 0, Preto 5, Método Absoluto.

Cor seletiva

Para completar, um pouco de nitidez geral: siga ao menu Filtro > Tornar Nítido > Aplicação Inteligente de Nitidez, com os ajustes Intensidade 125, Raio 1.0, Remover Desfoque Gaussino.

Se for trabalhar com impressão, salve no formato TIFF, e sempre mantenha uma cópia no formato do Photoshop para eventuais edições futuras, já que só ele mantêm as camadas originais. Lembrando que o JPG é mais leve, mas causa um pouco de perda na definição, sendo não indicado para impressão.

Veja de novo o resultado final:

ilha flutuante final

Original: Create a floating island scene similar to James Cameron "Avatar"

- Publicidade -

Receba atualizações do Tutoriart

É grátis, e você pode escolher entre receber só sugestões sobre arte, design gráfico, Photoshop, etc, ou só sobre WordPress, blogging, design web, snippets, etc. Ou tudo, se preferir!

Quero assinar...
Ao assinar, você concorda com os Termos de Privacidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui