Tutorial Photoshop: Foto Manipulação Artística com Tema Natureza

0
1871

Nesse tutorial vamos criar uma arte com efeitos de pintura em aquarela e respingos de tinta, usando a foto de uma ave sobre um fundo retro/grunge, num estilo misto entre abstrato e grafismo. As cores vivas ganham destaque sobre o fundo mais rústico.

O autor se inspirou no trabalho "Point of View", do polonês Maciej Mizer, que você confere no deviantART. O que será produzido neste tutorial é bem mais simples, já que seu principal intuito é mostrar as etapas ao aluno.

Comece baixando todos os arquivos que serão usados ao longo do processo. Todos são gratuitos (o SXC exige cadastro para o download das imagens):

Abra a textura de parede no Photoshop, siga ao menu Imagem > Rotacionar Papel > 90° Horário (Image > Rotate Canvas > 90° CW). Deve ficar parecido com isso:

Imagem da parede aberta e invertida com rotação 90°

Adicione uma camada de ajustes de Matiz/Saturação (Hue/Saturation), como visto abaixo (0, -60, 10). Isso remove o excesso de cor desse fundo para que ele não fique tão destacado quando inserirmos os elementos principais.

Ajuste de Matiz / Saturação sobre o fundo

Adicione a imagem da arara no arquivo, redimensione e deixe como visto a seguir.

Imagem da arara redimensionada e posicionada

Agora a parte que muitos odeiam: separar a ave do cenário. Você pode usar muitos métodos para isso, mas para obter mais suavidade, é recomendável usar uma Máscara de Camada (Layer Mask): com a camada da arara ativa, clique no botão Adicionar Máscara de Camada (Add Layer Mask) que fica no rodapé da janela de Camadas.

Selecione então um pincel suave redondo, com tamanho em torno de 20 px, e vá pintando suavemente ao redor da ave, com tinta preta, para mascarar o fundo. Nas partes menores diminua o tamanho do pincel; use bastante zoom para ver detalhes das arestas, e mantenha a opacidade do pincel entre 70 e 80%, passando-o mais de uma vez para esconder o fundo totalmente. Isso garante um efeito bem suave na transição entre a ave e o fundo.

Use a Layer Mask para esconder o fundo do cenário da ave

Note que em certos pontos você pode diminuir bastante o pincel para conseguir pintar certinho o fundo e não sobre a ave. Nas partes mais intrincadas do bico, reduzi o pincel até 3 px e apliquei bastante zoom. Aumentei a opacidade até 100%, mas se você ficar mais confortável com valores menores, fique à vontade.

Lembre-se que está trabalhando com uma máscara, então não se desespere se errar: é só pintar de novo com branco que a ave reaparece onde você a "apagou". É uma etapa trabalhosa, que exige paciência para ter um resultado bacana. Persista!

Atenção aos detalhes do bico e outras áreas mais detalhadas

Nota: se você tem uma tablet gráfica, clique botão "Sempre usar pressão para a opacidade" (Always use pressure for opacity) que fica ao lado da caixa de opacidade. Assim o controle da opacidade do pincel será feito pela pressão da caneta.

Ao final, você deverá ter algo parecido com isso: o fundo bem limpo com nossa ave sobre ele, sem restos de seu cenário original.

Ave com o fundo totalmente mascarado

A seguir, use os pincéis tipo aquarela que baixou para pintar grandes manchas de tinta perto da ave. Como elas devem estar atrás da arara, crie uma camada nova e posicione-a abaixo de sua camada. Ali, use a ferramenta Conta-gotas (Eyedropper Tool, atalho I) para pegar amostras de cor da ave, em seguida usando o pincel baixado para pintar as manchas.

Perto da cauda vermelha, pinte uma mancha no mesmo tom. Se preciso, pincele mais de uma vez no mesmo lugar para ficar mais forte, e para mudar a posição da tinta, use a transformação (Ctrl + T). Use mais de um pincel, fazendo testes até conseguir o efeito que mais lhe agradar.

Pintura inicial das manchas de tinta

Do mesmo jeito, vá variando nos pincéis e pintando cores parecidas com as das penas perto da ave, em camadas isoladas - numa camada pinte com azul perto das asas, modificando o tamanho e rotação da tinta com Ctrl + T. Use sua criatividade e veja o que consegue.

Deve obter algo similar a isso:

Com manchas de tinta de outras cores

Use também os pincéis de respingo de tinta para criar mais efeitos coloridos. Veja como deve se assemelhar o seu:

Após aplicação dos respingos de tinta

Insira a imagem da floresta logo abaixo de todas as camadas de tinta (ou seja, logo acima da camada de ajuste de Matiz/Saturação do fundo). Posicione-a deixando a parte mais brilhante das árvores perto da parte superior da ave.

Aplicando a imagem da floresta no arquivo

Crie uma máscara invertida sobre a camada da foto - segure Alt e clique sobre o botão Adicionar Máscara de Camada. Toda a floresta será escondida com uma máscara preta.

Agora use os mesmos pincéis aquarelados de antes, com tinta branca, para revelar algumas partes dessa imagem, pintando na máscara. Revele partes da vegetação perto da arara, acima e um pouco abaixo.

Após mascarar toda a imagem da floresta, revele algumas partes com tinta branca na máscara

Crie a textura para a região da cabeça da ave: abra um novo documento do Photoshop com o tamanho de 8 x 8 px, fundo transparente. Aproxime bem a imagem e divida o quadrado em quatro partes, com duas preenchidas de branco, tipo um tabuleiro, assim:

Tabuleiro para criação do padrão

Siga ao menu Editar > Definir Padrão (Edit > Define Pattern). Feche o arquivo e já no documento do tutorial, selecione a ferramenta Carimbo de Padrão (Pattern Stamp Tool). Usando um dos pincéis do pacote de aquarelas, dê algumas pinceladas perto do bico da arara com o padrão criado selecionado. Faça isso em uma camada logo abaixo da arara.

Depois de criar o padrão, pincele com a Pattern Stamp

De modo similar, crie outro padrão, dessa vez com linhas (abra outro documento com cerca de 12 x 12 px, com uma linha preta no meio e fundo transparente, defina o padrão, feche). Use um pincel tipo aquarela para pintar os traçados - uma única pincelada em camada isolada deve dar conta do recado.

Padrão em linha

Insira mais algumas formas e grafismos - com a ferramenta Caneta, você pode criar linhas e depois traçá-las com o pincel (crie várias linhas-demarcadores, selecione um pincel pequeno redondo duro, e com a tinta branca no primeiro plano, selecione todas as linhas com a ferramenta Seleção de Demarcador, clique com o botão direito e selecione Traçar Demarcador).

Depois use uma máscara para revelar as partes mais interessantes da grade. Note que você também pode criar essas linhas com demarcadores prontos (Vector Shapes), sites como o deviantART tem muitas opções.

Criação de detalhes como as linhas

Em camadas próprias, adicione formas como círculos e quadrados. Preencha, baixe a opacidade e aplique contorno. Posicione esses elementos acima e abaixo do elemento principal, ou seja, a ave. Use diferentes mesclagens como Multiplicar e Luz Suave nessas formas para ver como fica. Invente novas formas, se quiser. Seja criativo.

Após criação de formas e linhas

Para concluir, um ajuste de Curvas (atalho Ctrl + M) acima de todas as camadas, para aumentar um pouco o brilho geral e de algumas cores. Tente algo parecido com o visto abaixo (cada linha representa um canal, ajuste cada um selecionando-as na caixa RGB):

Ajuste de Curvas em todo o documento

Depois resolvi colocar um ajuste de Matiz/Saturação também sobre tudo, reduzindo um pouco a saturação geral e aumentando levemente o brilho (0, -8, +7).

Ajuste de Matiz/Saturação

Resultado final:

Foto manipulação artística com tema natureza - tutorial finalizado
Detalhe do tutorial finalizado
Detalhe do tutorial finalizado

O artigo fonte do tutorial está disponível para download (tamanho reduzido em relação ao original) com fins de estudo. Clique no botão abaixo e troque-o pela divulgação desse artigo em uma rede social de sua preferência.

Original: How to Create an Abstract Photo Manipulation 

- Publicidade -

Receba atualizações do Tutoriart

É grátis, e você pode escolher entre receber só sugestões sobre arte, design gráfico, Photoshop, etc, ou só sobre WordPress, blogging, design web, snippets, etc. Ou tudo, se preferir!

Quero assinar...
Ao assinar, você concorda com os Termos de Privacidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui