Tutorial Photoshop: criando uma cidade submersa

Use várias imagens e recursos do Photoshop para ilustrar uma cidade no fundo do mar.
0
72

Acompanhe neste tutorial o processo de criação da arte "cidade submersa". Você usará recursos como Equilíbrio de Cores, máscaras e mesclagem de imagens, para obter um belo trabalho. Tem um visual bem dark, de atmosfera noturna.

Indicado para estudantes a partir de nível intermediário, com conhecimento prévio das ferramentas do programa.

Confira o resultado:

Antes de começar, vamos baixar os recursos. Todos são gratuitos.

Crie um novo documento do Photoshop, com 1500 × 1424 pixels. Preencha tudo de branco. Abra a imagem do céu em outro documento, e com a Ferramenta Letreiro Retangular (M), selecione a área do céu. Arraste-a para o documento aberto antes usando a Ferramenta Mover (V), posicionando na porção superior.

Siga ao menu Camadas > Nova Camada de Ajustes > Equilíbrio de Cores e ajuste para o modo Máscara de Corte. Mude o Tons Médios para -56, 0 e 40, com Preservar Luminosidade ativo.

Use uma camada de ajuste de Curvas para reduzir a luminosidade. Queremos tornar a cena mais dark, com um céu mais escuro.

Para criar uma base da porção aquática, preecha com a cor #07263a.

Nesta máscara de camada, use a ferramenta Letreiro Retangular para selecionar o alto da imagem. Pressione D para ter certeza de que a cor de primeiro plano é branco e então clique Delete. Deve ficar assim:

Crie uma camada de ajuste de Curvas, ajustada para o modo recorte, e aumente a luminosidade. Na máscara da camada, use um pincel macio redondo para pintar uma área baixa e deixar o efeito visível só onde será a superfície.

Abra à parte a imagem do mar. Selecione a área do mar e mova para a parte inferior do trabalho. Use a ferramenta Transformação Livre (Ctrl + T) para mudar a perspectiva.

Selecionando a parte do mar
Já no documento trabalhado, corrija a perspectiva

Adicione uma camada de ajustes de Matiz/Saturação e mude os valores de Master para 3, -38 e 0. Depois crie uma camada de ajustes de Curvas, reduzindo a luminosidade como visto a seguir. Pinte a parte central superior da superfície com um pincel redondo macio e tinta preta, com opacidade baixa (cerca de 10%), cuidando para não escurecer demais.

Coloque a imagem da cidade na parte inferior do trabalho, e usando uma máscara de camada, remova o céu, ficando só com a borda da cidade desaparecendo conforme "entra" na água.

Inserindo a cidade

Crie um ajuste de curvas para escurecer um pouco a cidade:

Para tornar a cidade mais mesclada com o fundo de água, crie uma camada de Preenchimento de Cor, e escolha um tom de azul como o #05253d. Reduza a opacidade desta camada para 70%.

Preenchimento de cor

Mova a imagem tubarão 1 para a parte inferior do trabalho. Adicione uma máscara de camada (botão fica no rodapé da guia de camadas) e com um pincel redondo macio, pinte suavemente para suavizar o encontro entre as imagens.

Antes de mesclar com a máscara de camada
Com mesclagem via máscara

Use uma camada de ajustes de Matiz/Saturação com os seguintes ajustes: modo Master, valores em -35, -71 e 0. Crie em seguida outra camada de Curvas, com o seguinte ajuste:

Corte o tubarão 2 de seu fundo e o posicione no trabalho, na lateral, assim:

Faça uma camada de Preenchimento de cor, com a cor #0e4c7a. Reduza a opacidade da camada para 50%. Adicione uma camada de Equilíbrio de Cor, com o ajustes em Tons Médios e os valores: -89, 0, 25.

Faça uma camada de ajustes de Curvas para tornar o tubarão mais escuro. Use um pincel com baixa opacidade (entre 15 e 20%) para pintar o topo dos tubarões, já que queremos que a fonte de luz venha da parte superior central.

Isole o tubarão 3 de seu fundo e o posicione no lado esquerdo do trabalho. Adicione uma camada de Matiz e Saturação à camada dele, com o seguinte ajuste:

Crie uma camada de ajuste de Curvas, para escurecer um pouco o tubarão. Pinte o topo dela para revelar alguma luz ali.

Adicione a imagem da Lua ao topo, região central do trabalho. Mude a mesclagem da camada para o modo Divisão, com opacidade em 60%. Isto vai remover o fundo escuro, deixando apenas o satélite.

Antes e depois de ajustar o modo de mesclagem.

Crie uma camada de ajustes de Curvas acima de todas as demais, para reduzir a luminosidade geral. Pinte no meio para tornar o efeito de vinheta mais forte, com bordas escuras.

Ajuste geral de Curva
Aparência da máscara da camada de Curva

Adicione uma máscara de camada tipo Filtro de Fotos, com a cor #5f86f5., densidade em 53% e Preservar luminosidade ativo.

Crie outra camada de ajuste de Curvas para trazer mais luz ao topo da cena. Use um pincel redondo macio para pintar ao redor, deixando um centro mais iluminado.

É isso. Acompanhe de novo o resultado final:

Será que o seu ficou parecido? Qualquer dúvida, comente.

- Publicidade -

Receba atualizações do Tutoriart

É grátis, e você pode escolher entre receber só sugestões sobre arte, design gráfico, Photoshop, etc, ou só sobre WordPress, blogging, design web, snippets, etc. Ou tudo, se preferir!

Quero assinar...
Ao assinar, você concorda com os Termos de Privacidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui