Tutorial: Mesclagem de Imagens em Foto Manipulação de Fantasia

0
1349

No Photoshop há muitos meios de chegar a um mesmo fim, e quando estamos aprendendo, nem sempre trilhar logo os caminhos mais avançados ajuda a compreender os recursos que temos em mãos. Colocar outras técnicas e ferramentas em prática, mesmo que não sejam as mais usadas, o tornará um profissional com mais alternativas. Afinal, aquelas ferramentas menos usadas não estão no programa à toa.

Neste tutorial, você acompanha, passo-a-passo, como criar uma bela composição em foto manipulação com um tema de fantasia. A cada etapa, o autor explica como utilizar diversos recursos do Photoshop, passando por ferramentas como Pincel, Corte Demarcado, Laço, além de técnicas de seleção por canais, modos de mesclagem e muito mais. Mesmo alguns destes métodos não sendo os mais recomendados em certos trabalhos, você verá que podem ser bastante eficientes quando bem empregados.

O tutorial é longo e trabalhoso, mas muito indicado para quem tem pouca experiência. Comece já!

Esta é a arte que será desenvolvida:

foto manipulação de fantasia tutorial finalizado

Antes de começar, baixe os arquivos usados no tutorial.

Dica: se não tiver conta no SXC, leia o artigo Como Criar Uma Conta Grátis no Stock.XCHNG.

Abra a imagem do pacote Tintagel no Photoshop. Para os propósitos do tutorial, o tamanho de 600 x 573 está bom (redimensione a imagem após abri-la pelo menu Imagem > Tamanho da Imagem, ou Image > Image Size).

Nota do Tutoriart: quando estiver trabalhando em artes para seus portfólios, impressões, etc, use tamanhos maiores. Com imagens maiores, mais fácil será de trabalhar em detalhes. Note que isso também implica em um maior consumo de memória pelo Photoshop, e em mudanças em alguns ajustes deste tutorial.

Photoshop image size, ou tamanho da image

Nomeie a camada como "MEADOW" (campo, pradaria). Isso é feito clicando duas vezes sobre o nome da camada, na sua janela. Se ela não estiver visível, abra-a pressionando F7, ou no menu Janela > Camadas.

Enquanto esta camada única (Background, ou Fundo) estiver assim, não poderá ser modificada. Dê um duplo clique sobre a camada e converta-a em camada comum, ou clique com o botão direito e selecione "Camada a partir do fundo". Então, dê um duplo clique sobre seu nome e edite-o.

Quanto mais complexos os trabalhos, mais camadas podem ser necessárias, o que torna o hábito de nomear as camadas uma boa. Assim você não fica perdido caso precise encontrar rapidamente um elemento na imagem.

Janela de camadas (layers)

Acrescente a imagem da montanha no trabalho. Posicione-a melhor, arrastando-a ao local ideal. Nomeia a camada como "MOUNTAIN". Suas camadas devem estar parecidas com o visto a seguir.

camadas após edição dos nomes

Como a imagem da montanha é muito maior do que todo o resto, redimensione-a com a transformação (atalho: Ctrl + T). Arraste o ponto no canto superior do quadro enquanto segura a tecla Shift para diminuir a imagem. Quando estiver bom, pressione Enter para confirmar.

marca de transformação do objeto no Photoshop

Precisamos aumentar o tamanho do papel para caber todos os elementos. Siga ao menu Imagem > Tamanho do papel, e ajuste como visto abaixo. Clique na seta indicada; ela garante que o papel aumenta na parte de baixo.

Tamanho do papel, ou canvas size do Photoshop

Com a ferramenta Mover (Move tool, atalho: V), reposicione a imagem da montanha para obter algo parecido com o visto a seguir.

disposição de céu e cenário

Em vez de proceder como explicado em alguns tutoriais, criando uma mesclagem entre as imagens da composição usando a Ferramenta Borracha (Eraser Tool, atalho E) para suavizar as arestas, prefira criar máscaras de camada. Com elas, você pode esconder ou revelar qualquer parte da imagem sem alterá-la de forma permanente; basta pintar de preto ou branco sobre a máscara.

Para adicionar uma máscara de camada, tenha a camada selecionada e clique no botão, que fica no rodapé da janela de Camadas.

Adicionar máscara de camada

A miniatura da máscara aparecerá na camada da montanha.

miniatura da máscara de camada

Agora é só pintar de preto na máscara para esconder, ou branco para voltar a exibir o que foi escondido. Note que a máscara é originalmente branca. Se pintar com cinza 50%, obterá visibilidade local de 50%, e assim por diante.

Para isso, use a ferramenta Pincel (Brush Tool, atalho B), com um pincel redondo macio. O tamanho vai variar. Você também pode alterar a opacidade do pincel, se quiser.

pincel usado para pintar na máscara de camada

A parte marcada em vermelho abaixo deverá ser escondida pela máscara. Quando estiverem bem mescladas as duas imagens, aproxime com zoom e veja de perto, corrigindo eventuais imperfeições. Se tiver escondido algo que não gostaria, é só pintar de branco novamente.

Área da camada a ser mascarada

Para isolar a foto do menino do fundo, vamos usar a Ferramenta Laço (Lasso Tool, atalho L). A ferramenta Caneta (Pen Tool, atalho P) pode gerar seleções mais perfeitas, mas é bem mais trabalhosa de usar. Se tiver interesse em tentar, leia o artigo Aprendendo a Usar a Pen Tool (Caneta) do Photoshop. Neste tutorial, indicado aos menos experientes, vamos usar o Laço mesmo.

Há três variações do Laço - o normal, o poligonal e o magnético. Vamos usar o Laço Poligonal aqui.

Opções da ferramenta Laço

Os quatro modos de Laço Poligonal:

Tipos da Ferramenta Laço

1 - nova seleção: neste modo, o laço sempre cria uma nova seleção, mesmo se outra já estiver criada, cancelando aquela.
2 - adicionar à seleção: aqui, uma nova seleção criada é adicionada à área de seleções já criadas.
3 - subtrair da seleção: ao contrário, a seleção criada vai remover aquela área de uma seleção já existente.
4 - interseção: só as áreas selecionadas que ocupem um espaço em comum serão mantidas.

À parte do arquivo principal, abra a imagem do menino no Photoshop. Selecione a ferramenta Laço.

Ferramenta Laço do Photoshop

Mantenha-a no modo "adicionar à seleção". Com zoom de 200%, para ver detalhes do contorno, clique e vá arrastando a ferramenta ao redor da área que quer selecionar. Na imagem abaixo, você vê o caminho que deve seguir.

caminho a ser seguido com a ferramenta Laço

Para fechar a seleção, é só seguir até o ponto inicial, ou dar um duplo clique. Não se preocupe com os detalhes ao redor do cabelo. Sua seleção deve ser similar a isto:

seleção feita ao redor do menino

Para suavizar as arestas da seleção, para que a figura não fique tão recortada sobre a imagem em que será colada, siga ao menu Selecionar > Modificar > Difusão (Select > Modify > Feather, ou atalho Shift + F6). Ajuste o valor para 1 e confirme.

Difundir, do Photoshop

Copie o menino e cole-o no documento em que estava trabalhando antes. Com a transformação, redimensione e com a ferramenta Mover, reposicione-o na imagem.

Menino já reposicionado e reduzido, aplicado ao cenário

A perspectiva geral da imagem está diferente da foto do menino. Para corrigir, siga ao menu Editar > Tranformação > Perspectiva (Edit > Transform > Perspective), então deixe-o como visto abaixo e pressione Enter para confirmar a alteração.

ajuste de perspectiva na imagem

Vamos usar agora o método de seleção através dos canais para selecionar o céu. Antes de começar a trabalhar nos canais, torne todas as camadas, exceto MOUNTAIN, invisíveis, clicando nos ícones de olho ao lado de suas miniaturas.

visibilidade das camadas indicadas desativada

Clique na paleta de Canais (Channel); se não estiver visível, procure-a no menu Janela > Canais (Window > Channels). Na paleta, temos miniaturas das cores RGB separadas: Vermelho, Verde e Azul.

janela de canais do Photoshop

Duplique a camada em que o contraste é mais alto entre o céu e a montanha. No nosso caso, é a camada do Blue (Azul). Duplique-a clicando com o botão direito e selecionando Duplicar Canal (Duplicate Channel). Torne todos os canais, exceto a cópia que criou, invisíveis.

canal azul duplicado e demais canais invisíveis

Para destacar mais o céu da montanha, vamos ajustar os níveis do canal duplicado. Siga ao menu Imagem > Ajustes > Níveis (Image > Adjustments > Levels, ou atalho Ctrl + L), e ajuste como visto: 150; 0,09; 220.

camada de ajuste de níveis

Você deverá obter algo próximo disso:

imagem das montanhas e céu após ajuste de níveis no canal Blue duplicado

Restarão partes em branco dentro da área das montanhas e pretas no céu. Elimine-as usando a ferramenta Pincel, com a cor branca, pintando sobre o céu, e com preto no resto. Você deve tentar algo parecido com isto:

imagem após correção de detalhes

Deixe os canais originais visíveis de novo. Deixe as camadas todas visíveis também.

canais originais com visibilidade religada

Para carregar a seleção baseada no canal que duplicou, siga ao menu Seleção > Carregar seleção... (Selection > Load Selection...), e use o canal duplicado como fonte. Veja:

use o canal duplicado e editado para carregar uma seleção
céu perfeitamente selecionado

Para esconder o céu, usaremos a técnica do início do tutorial: clique na máscara da camada MOUNTAIN, e com um pincel preto, pinte sobre o céu. Graças à seleção criada no passo anterior, a pintura fica selecionada apenas àquela área. Depois desative a seleção com o atalho Ctrl + D.

céu mascarado

Abra a imagem do céu no Photoshop (um arquivo à parte), e arraste-a para dentro do arquivo principal. Coloque-a abaixo da camada MOUNTAIN, e nomeie-a SKY (céu). Redimensione e ajuste sua posição.

Como vê, o céu é mais saturado do que o resto da imagem, o que não fica muito realista. Para corrigir, adicione uma nova camada de Matiz/Saturação (Hue/Saturation) acima da camada SKY. Clique no botão "nova camada de ajuste ou preenchimento" no rodapé da janela de camadas.

criar nova camada de preenchimento ou ajuste

Ajuste a saturação para -35

reduzindo a saturação para -35

Para que o ajuste seja visto apenas sobre o céu, clique com o botão direito sobre a miniatura da camada de ajustes e selecione "Criar recorte" (create clipping mask).

Na parte final, vamos completar o tutorial, com mais elementos sendo adicionados, além de ajustes que tornarão a imagem mais realista e bem-acabada. Acompanhe (link para página 2 mais abaixo ↓)

- Publicidade -

Receba atualizações do Tutoriart

É grátis, e você pode escolher entre receber só sugestões sobre arte, design gráfico, Photoshop, etc, ou só sobre WordPress, blogging, design web, snippets, etc. Ou tudo, se preferir!

Quero assinar...
Ao assinar, você concorda com os Termos de Privacidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui