Tutoriais

Tutorial: Manipulando Fumaça de Cigarro no Photoshop

Anúncios Google

Nesse tutorial vamos manipular algumas fotos para criar um efeito usando fumaça – no caso, fumaça de cigarro formando uma figura feminina no ar. Você pode usar as imagens mostradas aqui ou procurar outras parecidas em bancos de imagem na internet, que tenham melhor resolução. No final, temos dois resultados: o feito aqui e outro sugerido que seguiu o mesmo processo.

Com o filtro Dissolver (Liquify) vamos distorcer a imagem da modelo para que se confunda com a fumaça, que será feita com mais imagens e algumas etapas de mesclagem de camadas. É preciso mais paciência que técnica. Confira e tente fazer também.

Essa foi a imagem escolhida para a base. Ela é perfeita pois tem um bom espaço ao lado do fumante, e ele parece observar a figura que vamos inserir.

Foto fumante

Comece removendo a fumaça original. Você pode fazer isso com a ferramenta Carimbo, escolhendo uma região próxima como amostra e pincelando sobre a fumaça, ou tentar o Pincel para Recuperação de Manchas.

Não é preciso ser tão perfeito, pois a maior parte da área será coberta pela figura que vamos inserir.

Fumaça removida

A seguir, insira a figura da modelo escolhida, acima da camada do fumante. Foi escolhido um nu clássico, com fundo preto e excelente contraste, que vai fazer a maior parte do trabalho.

Usando a Transformação Livre (Ctrl + T) e Distorção (menu Editar > Transformação > Distorcer), coloque a modelo na posição indicada e deixe-a numa curva interessante. Ajuste a mesclagem de sua camada para o modo Divisão.

Insira a figura da modelo e mude a mesclagem de sua camada para Divisão

Agora que temos a modelo posicionada, é hora de criar a fumaça. Usando a ferramenta Dissolver (menu Filtro > Dissolver, ou atalho Ctrl + Shit + X), vá borrando bordas da modelo e criando trilhas que lembrem o movimento de fumaça. Puxe partes claras para fora e partes escuras para dentro dela.

Essa etapa é a que exige mais cuidado e vai definir a qualidade final do seu trabalho, então seja paciente e dedicado para conseguir o melhor. Se precisar, baixe a opacidade da camada da modelo.

Use o filtro Dissolver para deixar a modelo mais parecida com a forma difusa de fumaça
Use o filtro Dissolver para deixar a modelo mais parecida com a forma difusa de fumaça

Para melhorar, insira alguma imagem de fumaça – você encontra muitas em bancos de imagem grátis, como essa. Insira a imagem, redimensione e usando a Ferramenta Laço (Lasso Tool), vá cortando partes dela e posicionando sobre a modelo de forma a deixá-los unidos, como se ela fosse parte da fumaça (use a ferramenta Mover para reposionar as partes de fumaça após criar as seleções com o Laço).

Ajuste a camada da fumaça para o modo de mesclagem Divisão.

Selecione partes da imagemda fumaça e posicione sobre a modelo

Repita essa etapa várias vezes até que a modelo fique bem mesclada com a fumaça. Procure um efeito mais natural possível. Se achar necessário, repita o Dissolver sobre a modelo.

Corte, duplique, mova - faça isso com vários pedaços de fumaça até conseguir um bom resultado de mesclagem
Corte, duplique, mova – faça isso com vários pedaços de fumaça até conseguir um bom resultado de mesclagem

Para dar mais destaque aos contornos da modelo, crie uma nova camada acima de todas, e com um pincel redondo macio usando a cor branca pinte um contorno bem livre. Mude a mesclagem dessa camada para o modo Sobrepor. Se preciso, baixe sua opacidade.

Aumentando o brilho do contorno da modelo

Como um toque final, crie uma nova camada acima de todas, preencha com um tom de azul claro e mude sua opacidade para o modo Sobrepor, com a opacidade em cerca de 25%.

Esse passo é opcional, mas vai dar uma atmosfera diferente e mais harmoniosa, é recomendada.

Adicione a camada azul no topo de todas para conseguir um visual mais harmonioso

Resultado final

Resultado final - fumaça manipulada

Um modelo diferente que fiz com outros recursos e ligeiras alterações nas etapas (mais fumaça, menos opacidade na camada azul, etc):

Fumaça manipulada modelo 2

Origem: Smokin’ Woman.
Recursos usados no segundo modelo: http://www.sxc.hu/photo/291119http://aimeestock.deviantart.com/art/Torso-5-199763883 e  http://dennytang.deviantart.com/art/Real-Smoke-136497819.

Author

Fundador do Tutoriart em 2010, é ex-instrutor de Photoshop, design web e gráfico. Em quase uma década de redação online, tem cerca de 1500 artigos publicados. Gerencia também o Memória BIT.

1 Comment

  1. that is interesting idea, i know this way how create smoke, or flame, but newer occured to me aplicating in to this procedure human body or anithing else

Write A Comment

Pin