Tutorial de manipulação no Photoshop: Ceifeiro Macabro

0
1596

O Dia das Bruxas já passou, mas se você ainda está no clima meio dark, aproveite para praticar um pouco com esse tutorial de manipulação no Photoshop. Usando várias imagens, vamos criar uma composição coesa, cheia de efeitos visuais e empregando técnicas interessantes para obter um resultado obscuro e vistoso, com o tema "Ceifeiro".

Entre as ferramentas e técnicas que vamos exercitar estão Máscaras de Camada (Layer Masks), diversos tipos de Camadas de Ajuste como Níveis, Curvas e Mapa de Degradê, efeitos de iluminação e sombreamento, agrupamento de camadas e muito mais.

O tutorial pode ser seguido por qualquer usuário iniciado no Photoshop, que saiba onde encontrar as ferramentas. As imagens usadas são oferecidas gratuitamente em stock images e sites externos.

Esse é o resultado do tutorial:

resultado final tutorial Ceifeiro

Comece fazendo o download de todos os recursos:

[coluna numero="2"]Modelo
Céu 1
Céu 2
Nuvens
Paisagem
Corvo 1
Corvo2
Corvo 3
Corvo 4
Chamas
Fumaça
Crânio[/tt_columns]

Crie um novo documento com tamanho de 1100 x 1000 pixels (se preferir, fique à vontade para usar outros tamanhos). Insira a imagem Sky Stock 1 no documento aberto. Use a ferramenta Mover (V) para arrastá-la pelo papel. Com a Transformação (Ctrl + T), gire e redimensione.

girar e redimensionar o céu

Mova o "Céu 2" para dentro do seu documento, transforme usando o comando Ctrl + T para deixar como visto abaixo. Mude o modo de mesclagem da camada para Luz Suave, em 100%.

posicione o céu
modo soft light

Clique no segundo botão ao topo da janela de Camadas, para adicionar uma Máscara de Camada. Com um pincel suave macio, e tinta preta, pinte no alto da imagem (sobre a máscara). Veja como deve ficar a máscara e o resultado na imagem.

máscara
resultado na pintura

Crie uma nova camada e nela, com um pincel macio redondo e a cor #666866a, pinte nas bordas da imagem, para escurecer essas regiões. O modo de mesclagem deve ficar em Multiplicação, 50%.

pintura no céu
pintura no modo multiplicação

Crie outra camada e outra vez pinte nela, agora com a cor #bbbfc7 para dar brilho a algumas áreas do céu. Ajuste a mesclagem para Luz Suave 100%.

modo luz suave
suavização

Insira a paisagem no documento e mude sua mesclagem para Luz Suave 100%.

posição do cenário
cenário em luz suave

Use uma máscara de camada para remover bordas duras e mesclar a imagem com o fundo.

Máscara
resultado com a máscara

Para criar profundidade vamos desfocar a paisagem. Na camada dela, siga ao menu Filtro > Desfoque > Desfoque Gaussiano, com raio de 5px.

com desfoque

Extraia o modelo de seu fundo e posicione-o no centro do documento. Repare que a foice não foi colocada inteira, mas só o cabo.

modelo
modelo no documento

Com uma máscara de camada, usando pincel entre 30 e 40% de opacidade, mescle a base do modelo com nosso fundo.

modelo mascarado

Crie uma nova camada usando a anterior como Máscara de Recorte, assim o que estiver nessa só aparece sobre a outra (use o menu Camada > Nova Camada. Nela vamos usar as ferramentas Superexposição (Burn) e Subexposição (Dodge) para criar luzes e sombras sobre o modelo.

nova camada de burn dodge

Use as ferramentas no Intervalo de Tons Médios e Exposição entre 20 e 25% para escurecer o cabo e iluminar o gorro. Foram usadas também em detalhes da roupa. Veja como foram aplicadas as ferramentas (camada no modo Normal e depois o resultado já em mesclagem Sobrepor).

ajustes manuais
camada em sobreposição

Nesse passo vamos adicionar luzes ao modelo. Crie uma nova camada como feito acima. Segure a tecla Ctrl e clique sobre a miniatura da camada do modelo para criar uma seleção ao redor dele.

seleção no modelo

Siga ao menu Editar > Traçar, e use a cor #ced1d1 com um pincel de 18 pixels.

contorno
após contorno

Aplique um filtro Desfoque Gaussiano de 20px.

contorno com desfoque

Use uma máscara de camada para reduzir a intensidade da luz resultante.

intensidade reduzida

Em uma nova camada use o pincel de novo com opacidade e fluxo entre 50 e 55% para pintar sobre os ombros e braço direito do modelo, deixando um pouco mais brilhante.

opacidade reduzida

Crie outra camada e repita o passo da criação de contorno (carregue seleção, trace, desfoque), mas agora escolha um pincel de 5px e use o Desfoque Gaussiano de 3px.

desfoque gaussiano

De novo, use uma máscara de camada para reduzir o brilho e dar uma aparência mais natural.

após borracha

Repita o processo mais uma vez, agora com pincel de 3px para criar uma luz mais forte.

segunda luz

Foram dados os nomes "light" a essas camada, de "light1" até "light4".

resultado com segunda luz

Agora abra as "Nuvens" em um arquivo à parte. Use a Varinha Mágica para criar uma seleção simples ao redor delas, e ajuste a Suavização (menu Selecionar > Modificar > Suavização) em 30px.

nuvens

Pressione Ctrl + J para duplicar essa seleção, então mova essa parte para dentro do documento principal. Transforme usando Ctrl + T.

nuvens posicionadas

Use uma máscara de camada para mesclar as partes duras com o resto da imagem, deixando mais suave o encontro entre as partes.

nuvens mascaradas

Copie uma parte menor das nuvens e posicione no lado direito da imagem, mascarando para obter o resultado como visto abaixo:

duplicação das nuvens
mascarando

Para editar todas as nuvens juntas, selecione todas as camadas e agrupe-as com Ctrl + G. Mude a mesclagem dese grupo para o modo Normal 100%. Nomeie as camadas (foi aqui usado o padrão "clouds", no caso, 1 e 2. Em "clouds2", siga ao menu Camada > Nova camada de Ajustes > Curvas.

ajustes

Use também uma camada de ajustes de Matiz/Saturação para reduzir a saturação das nuvens.

matiz e saturação

Como o modo de mesclagem do grupo foi alterado de "Passagem" (que é o padrão quando o grupo foi criado) para Normal, essas camadas de ajuste só vão afetar as camadas do grupo (as nuvens). Para obter um efeito mais suave, baixe a opacidade do grupo para 50%.

menos opacidade

CONTINUA NA PRÓXIMA PÁGINA

- Publicidade -

Receba atualizações do Tutoriart

É grátis, e você pode escolher entre receber só sugestões sobre arte, design gráfico, Photoshop, etc, ou só sobre WordPress, blogging, design web, snippets, etc. Ou tudo, se preferir!

Quero assinar...
Ao assinar, você concorda com os Termos de Privacidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui