Tutoriais

Tutorial: imitando os efeitos do VSCO Cam no Photoshop

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr
Anúncios Google

O VSCO Cam é um dos aplicativos mais adorados pelos fotógrafos de dispositivos iOS. Até tempos atrás era pago (só 1 dólar), mas depois passou a ser gratuito e foi ficando cada vez mais popular. Há quem diga que é o “próximo Instagram”, embora a companhia negue qualquer similaridade além das funções. Entre suas opções, os já tradicionais filtros que são vistos aos montes em galerias no Tumblr e no próprio Instagram.

Dá pra criar efeitos diversos com um pouco de criatividade, mas os mais comuns são com cores esmaecidas, alteradas e desfoques. Mas como nem todos têm um iPhone e editar imagens na telinha pode não ser a coisa mais confortável, vamos ver processos similares para tentar chegar aos mesmos efeitos do VSCO Cam no Photoshop CC (outras versões recentes também servem).

Entre os passos estão uso de texturas para dar granulação, desfoque, diversos ajustes de cor e luz, e vinheta. Antes, pra quem não sabe do que estamos falando, veja no site do VSCO.

Vou usar essa foto do jabuti, veja o antes e depois no final. Se quiser usar a mesma foto, pode pegá-la (clique com o direito e salve).

Jabuti comendo manga

Abra a imagem no Photoshop. Vamos usar técnicas não destrutivas como camadas de ajuste, assim caso você queira mudar os ajustes depois, é só clicar sobre ela e editar.

Comece ajustando a iluminação da sua imagem. Se ela já for naturalmente equilibrada, não precisa fazer nada, mas se acha que ela pende para o escuro ou claro, corrija com uma camada de ajuste de Brilho / Contraste, ou de Curvas. Usei Curvas no exemplo.

Como a imagem que escolhi tem algumas áreas bem claras (alto do casco) e outras mais escuras, decidi mantê-las mais próximas. Clique na curva e arraste-a em dois pontos diferentes, para clarear o ponto escuro e escurecer o claro. Foi mais ou menos isso.

ajuste de curvas

O ideal é que a imagem tenha bom contraste. Você pode optar por criar uma nova camada de ajustes de Brilho / Contraste, mas eu preferi criar uma camada por cópia do conteúdo (atalho Ctrl + Alt + Shift + E) e alterar sua mesclagem para o modo Sobrepor, depois reduzindo sua opacidade. Veja o que funciona melhor pra você.

camada em modo sobrepor

A cor também não pode ser muito apagada (por enquanto), já que nos próximos passos ela vai passar por mudanças. Um bom ajuste para melhorar as cores é o de Vibratilidade, que ao contrário do “Matiz / Saturação”, não extrapola os limites deixando as cores estouradas.

Aumente um tanto o controle de Vibratilidade, até achar que as cores ficaram mais vivas.

ajuste de vibratilidade

Os “color profiles” são usados no VSCO Cam para criar efeitos distintos nas cores. Se você sabe mais ou menos o visual de cada um, pode tentar reproduzir a aparência deles usando a camada de ajustes “Cor Seletiva”.

ajuste de cor seletiva

Faça testes alterando as barras em cada cor. Escolhi dar um tom mais amarelado e esverdeado para a imagem. Além disso, alterar os ajustes do vermelho e amarelo também vão melhorar o contraste de partes mais saturadas como a manga que o jabuti está comendo. Os ajustes do branco também permitem reduzir o brilho no alto do casco. O ideal aqui é que você faça testes, já que cada imagem reagirá de um jeito.

Para obter tons de verde sobre as sombras, no ajustes do Preto, arraste o controle do Magenta para cerca de -10.

ajuste de cor seletiva

Agora vamos dar o efeito “esmaecido” em todas as cores. Tem muitas formas de fazer isso, mas tente essa: siga ao menu Camada > Nova Camada de Preenchimento > Cor Sólida. Escolha um tom de cinza (usei #4e4e4e), então altere o modo de mesclagem da camada criada para “Clarear”.

Se quiser, reduza a opacidade da camada até obter o efeito desejado (deixei a minha em só 30%, mas em outras imagens deve funcionar melhor com opacidades maiores).

após camada de preenchimento

O processo cruzado é um efeito que gera resultados surpreendentes, ao simular a exposição de um filme a uma solução química feita para outro tipo de filme. O Photoshop tem um pré-ajuste desse efeito no controle de Curvas. Então, insira uma camada de ajuste de Curvas, e no menu Predefinição, escolha Processo Cruzado.

Você vai notar que o efeito é bem forte. Reduza a opacidade da camada até cerca de 20%, e teremos uma boa imagem, com um realce ainda melhor dos verdes sobre tons escuros que criamos antes.

processo cruzado

Se precisar aumentar a saturação, talvez a Vibratilidade não seja o bastante agora. Experimente usar uma camada de Matiz / Saturação, deslizando um pouco o controle da Saturação para frente.

Como a manga já estava bem saturada, usei a máscara da camada de ajuste para tirá-la do efeito (com um pincel redondo bem grande e macio, dê duas ou três clicadas sobre a região da fruta, na máscara).

ajuste de saturação

Outro ajuste que o VSCO Cam fornece é o de de temperatura. No Photoshop, você pode fazer isso com as camada de ajuste do tipo “Filtro de Fotos”. Tem muitos, como os filtros de aquecimento, resfriamento e de cores. Teste alguns para saber se eles melhoram sua imagem.

No nosso caso, foi usado o Filtro de Aquecimento 85, com a configuração padrão (densidade 25%) e “Preservar Luminosidade” marcada.

após filtro de aquecimento

Até aqui você já vai ter um efeito que poderia obter com o VSCO Cam, mas vamos com alguns outros passos opcionais.

O primeiro é a adição de ruído. Crie uma nova camada acima de todas e preencha de branco. Aplique então um filtro do tipo Ruído (menu Filtro > Ruído > Adicionar ruído…), com cerca de 80% de intensidade.

filtro ruído

Depois altere a opacidade da camada de ruído para um valor baixo, entre 10 e 15%, e sua mesclagem para Sobrepor.

imagem com ruído

Outra adição interessante é uma textura de filme. O deviantART tem algumas, resolvi usar essa. Ela é muito grande e vai servir para praticamente qualquer imagem que você usar (note que o autor restringe o uso a apenas não-comercial, não a use em projetos de clientes sem falar com o dono da textura antes).

Depois de colocá-la como a camada mais alta, redimensione e posicione como quiser, posicionando as marcas do filme dentro ou fora da imagem, etc. Depois, altere sua mesclagem para o modo Divisão.

com aplicação da textura de filme

Agora desfoque. Você pode simular os efeitos de tilt-shift ou desfoques usando também camadas. Em paisagens e imagens com maior profundidade é interessante o tilt-shift, mas no nosso caso, como é mais aproximada do assunto, fica melhor usar um Desfoque de Lente usando a máscara da camada de ajuste para esconder o desfoque no centro da imagem (ou na região do olho do animal).

Assim: crie uma camada por cópia do conteúdo, logo abaixo das camadas de textura de ruído e filme. Pra isso, desligue a visibilidade de ambas, e com a primeira camada de ajuste ativa, use o atalho Ctrl + Alt + Shift + E. O que queremos aqui é uma cópia de tudo, menos a textura e o ruído, numa camada só.

posição da camada por cópia

Na camada criada (que não vai ter a textura ou ruído, que estavam com a visibilidade desligada) aplique uma máscara clicando no botão “Adicionar máscara de camada”, que fica no rodapé da janela de camadas.

Nessa máscara, usando um pincel bem grande, redondo macio, com tinta preta, pincele uma vez bem perto do olho do jabuti; vai ficar um grande ponto preto na máscara.

ponto na máscara de camada

A máscara deve ainda estar ativa, então clique sobre a miniatura da imagem do jabuti ao lado dela para que ela seja a ativa. Siga ao menu Filtro > Desfoque > Desfoque de Lente. Na caixa origem, veja se está “Máscara da camada”. Assim,o desfoque só é visto onde a máscara não esconde (zonas pintadas de preto).

Aumente o raio até o valor desejado.

ajustes do desfoque de lente

Meu passo final é aplicação de vinheta. Com a mesma camada do jabuti ativa, siga ao menu Filtro > Correção de lente. Na guia Personalizado, ajuste em Vinheta a Intensidade para um valor negativo, e o ponto médio para um outro positivo. Usei respectivamente -85 e +75.

ajustes da vinheta

Reative a visibilidade das texturas. Pra mim é o bastante. Quer continuar com o seu? Faça outros ajustes, mude as opacidades de camadas, altere as cores.

Resultado:

Imitando os efeitos do VSCO Cam no Photoshop

Veja o antes e depois:

Imitando os efeitos do VSCO Cam no Photoshop - antes e depois

O arquivo do tutorial no formato do Photoshop está disponível para download com fins didáticos.

Fundador do Tutoriart em 2010, é ex-instrutor de Photoshop, design web e gráfico. Em quase uma década de redação online, tem cerca de 1500 artigos publicados. Gerencia também o Memória BIT.

1 Comentário

  1. Gostei do tutorial, mas fiquei um pouco perdida, pois não sabia se era texto escrito ou parte do menu do CC, tive que ler pela 2º vez cada passo para notar que havia informações do passo a passo.

Deixe um Comentário

Pin