Tutoriais

Tutorial: Fundo do Mar Em Efeito Realista no Photoshop

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr

Neste artigo, você vai acompanhar um tutorial passo-a-passo com a criação de um agradável cenário submarino, empregando comandos simples para atingir um resultado interessante. Bastante indicado para iniciantes do programa, que colocarão em prática uso de filtros, modos de mesclagem de camadas, recorte e edição de imagem, ajustes de matiz/saturação, etc. Com suas próprias variações nos ajustes apresentados, ou nas imagens usadas, pode-se conseguir um resultado final ainda melhor.

Em cenários marinhos, a iluminação costuma ter grande destaque, já que não há grande variedade de cores (como você pode notar, quase tudo é azul, ou com tons azulados), e neste exemplo, o efeito será conseguido facilmente com a combinação de dois filtros e modos de mesclagem.

Para completar o trabalho, você precisará baixar alguns arquivos, incluindo imagens e um pincel. As imagens que serão usadas no processo estão no banco do Dreamstime, que requer cadastro, mas não se preocupe pois é grátis. São as seguintes:

Baixe o pincel para pintar os peixes, também gratuito no deviantART

Esta é a arte que você vai produzir:

Fundo do Mar

Crie um novo documento no Photoshop, de 950 pixels de altura e 1000px de largura. Selecione a ferramenta Degradê para aplicar um como visto abaixo ao seu fundo.

Com a ferramenta degradê, preencha o fundo

Crie uma nova camada (menu Camada > Nova Camada) e renomei-a como “Superfície” (duplo clique sobre seu nome, na janela de camadas). Selecione uma área nesta camada com a ferramenta Letreiro Retangular (M), e tendo as cores de primeiro plano e plano de fundo no padrão (pressione D), aplique o filtro Nuvens (menu Filtro > Acabamento > Nuvens).

Área preenchida pelo filtro Nuvens

Mantenha essa camada “Superfície” selecionada, e siga ao menu Filtro > Artístico > Plastificação. Use os seguintes valores: 20, 12 e 5.

Ajustes do filtro Plastificação

Pressione Ctrl + T e redimensione a área selecionada, expandido-a até caber no papel. Duplique a camada “Superfície”.

Aumente o tamanho da imagem até caber no papel

Com Ctrl + T, transforme a camada texturizada, arrastando o ponto de ancoragem inferior para cima, deixando como visto a seguir.

Achate a imagem, deixando coberta apenas a parte superior

Em seguida, vamos adicionar alguma luminosidade à camada “Superfície”. Para isto, siga ao menu Filtro > Acabamento > Efeitos de Iluminação, e use o “omni” para obter um belo efeito.

Efeito de iluminação sobre a camada

Para completar esta parte da superfície, mude o modo de mesclagem para “Luminosidade” e reduza a opacidade da camada para cerca de 80%. Selecione um pincel redondo macio e com a ferramenta Borracha (E) apague um pouco nas bordas, então ela ficará mais mesclada com o fundo.

Apague suavemente as bordas

Selecione a camada duplicada da superfície e com o comando transformar (Ctrl + T), reduza um pouco seu tamanho. Arraste-o levemente para baixo em relação a posição original. Mude a mesclagem para “Sobrepor” e deixe sua opacidade em cerca de 50%, apagando também parcialmente suas arestas para suavizar.

Reduza e reposicione a camada duplicada

Em seguida, vamos criar algum resíduo na água. Crie uma nova camada logo acima daquela do degradê. Preencha-a com preto, siga ao menu Filtro > Ruído > Adicionar Ruído, e use os valores abaixo. Depois, mude a opacidade da camada para o modo “Divisão” e deixe a opacidade em 15%.

Ajuste do filtro Adicionar Ruído

Vamos agora criar o fundo do mar. Abra a imagem das pedaras, selecione a parte mais inferior usando a ferramenta Caneta (se não souber usar a caneta para criar seleções, leia isto), pressione Ctrl + U para abrir o ajuste de Matiz/Saturação, e use os ajustes abaixo.

Ajuste de Matiz/Saturação

Abra a imagem da rocha outra vez e agora selecione partes maiores de rocha com a Caneta. Dessature a imagem com o comando Ctrl + U. Depois disso, ajuste a posição das rochas menores e maiores, tentando obter uma composição realista.

Insira mais rochas e ajuste a composição

Duplique a camada do degradê azul e posicione sua camada acima da camada das rochas. Mude a mesclagem para o modo “Luz Linear” e deixe sua opacidade em 80%.

Após sobreposição da camada de degradê

Criando os raios solares: em uma nova camada, crie um retângulo de seleção pegando cerca de 80% do papel. Siga ao menu Filtro > Acabamento > Nuvens. Depois, siga ao menu Imagem > Ajustes > Limiar e use os seguintes valores:

Limiar aplicado sobre nuvens

Siga então ao menu Filtro > Desfoque > Desfoque Radial, usando o ajuste visto abaixo. Mude a mesclagem da camada para o modo “Subexposição Linear” e a opacidade para 50%.

Desfoque Radial dará o efeito de raio de luz

Para finalizar, vamos adicionar alguns peixes usando o pincel baixado no começo. Selecione a ferramenta Pincel, o pincel de peixe, e com ele desenhe alguns, com tamanhos variados. Adicionei alguns em uma camada no modo de mesclagem “Sobrexposição de cor”. Depois reúna todos os peixes em uma única camada e mude a opacidade para uns 75%. Concluído.

Resultado Final

Fundo do Mar - trabalho finalizado

Tutorial de origem: Learn how to create a realistic underwater effect in photoshop (em inglês)

Anúncios Google

Fundador do Tutoriart em 2010, é ex-instrutor de Photoshop, design web e gráfico. Em quase uma década de redação online, tem cerca de 1500 artigos publicados. Gerencia também o Memória BIT.

2 Comentários

  1. Quando coloco o filtro de nuvem e platifico, ele fica uma péssima resolução, como posso arrumar isso? Obrigada

Deixe um Comentário

Pin