Tutoriais

Tutorial Foto Manipulação no Photoshop: Anjo Caído

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr
Anúncios Google

Nesse tutorial, você vai utilizar várias imagens para criar uma bela composição surreal batizada “Anjo Caído”. Com um visual obscuro, o ideal do autor foi buscar uma aparência de sonho, cuidando de manter o destaque nas partes importantes da cena enquanto desfoca o fundo.

Com um ajuste no canal vermelho, foi escolhido também usar um tom esverdeado na composição, que dá uma atmosfera mais sombria. Para seguir o tutorial você vai precisar de conhecimentos médios sobre o programa, como criação de seleções, filtros camadas de ajuste; além disso, será preciso baixar as imagens usadas na montagem.

Essa é a imagem que você vai criar:

Resultado final do tutorial Anjo Caído

Essas são as imagens usadas (gratuitamente oferecidas no deviantART):

Abra um novo documento do Photoshop com um tamanho não tão grande, sugerido é 1024 x 764. Aplique a imagem “Asbury Park” no documento.

Imagem aberta no Photoshop

Usando a ferramenta Letreiro Retangular, selecione a região do céu e mar e clique delete para excluir tudo, deixando só a areia. Assim:

Corte a porção superior da imagem

Agora insira a imagem Sky no documento, posicionada acima da camada anterior, e com a ferramenta Borracha, usando um pincel macio redondo, apague a porção inferior, deixando a composição mais ou menos como visto a seguir.

Imagem do céu inserida. Use a borracha para apagar algumas partes

Apesar de juntas, as imagens ainda estão longes de ter uma mesclagem natural. Vamos alterar a tonalidade da areia, deixando-a mais próxima da luminosidade proveniente do céu.

Siga ao menu Imagem > Ajustes > Cor Correspondente, com os seguinte ajustes:

Usando ajuste Cor Correspondente

Outra vez na camada da areia, vamos aplicar agora um ajuste de Curvas. Usando os canais RGB, escureça a imagem arrastando a curva para baixo mais ou menos no centro da linha. Foi usado Entrada 143 e Saída 113. Isso vai dar uma boa tonalidade.

Ajuste de curvas

O próximo passo é aplicar um ajustes de Curvas agora na camada do céu. Deixe a curva como visto a seguir, o que vai dar um tom mais escuro e dramático ao nosso céu.

Ajuste de Curvas na camada do céu

Apesar de melhor, a junção céu e areia ainda não está muito natural. Crie uma nova camada e usando um pincel de pintura grande e redondo, macio, pinte de preto naquele encontro, em toda a linha do horizonte, mais ou menos assim:

Pintando de preto

Quando terminar, mude a mesclagem dessa camada para o modo Luz Suave (Soft Light), o que vai escurecer um pouco aquela área mais baixa do céu e mais distante da areia.

Após mudar a pintura para o modo Luz Suave

Vamos criar agora um efeito HDR bem suave na madeira; crie uma nova camada acima de todas, mas logo abaixo da camada pintada de preto antes. Então clique no botão Nova camada de preenchimento no rodapé da janela de camadas, selecione “Exposição” e ajuste como visto abaixo:

Ajuste de Exposição

Crie uma nova camada acima de todas e com um pincel grande redondo macio (cerca de 300 pixels), crie um grande ponto branco assim:

Ponto branco para brilho

A camada do ponto deve ser colocada no modo de mesclagem Sobrepor (Overlay).

Após mudar a camada do ponto branco para a mesclagem Sobrepor

Agora, insira a imagem dos balões no documento, recortando-os como preferir. Para uma melhor mesclagem, outra vez aplique o comando Corresponder Cor, como visto a seguir.

Nota: quando recortar os balões da imagem original, faça-o em um tamanho grande, e só depois diminua-os pelo comando Transformar (Ctrl + T), assim as bordas ficarão mais suaves.

Ajuste Correponder Cor

Para melhorar a aparência dos balões junto com o cenário, crie uma nova camada e sobre ela aplique o filtro Nuvens (menu Filtro > Acabamento > Nuvens) – lembre-se de ter as cores preto e branco como padrão.

Quando elas estiverem prontas, use o comando Transformar, para deixá-las achatadas, apenas sobre a região céu. Mude a mesclagem da camada para o modo “Luz do Pino” – assim só serão vistas as regiõs claras das nuvens sobre a imagem.

Nuvens já achatadas no céu

Se preciso mova a camada das nuvens para outra região, de modo que parte delas fiquem sobrepostas aos balões. Pode usar também a ferramenta Borracha suavemente para apagar partes “estratégicas” das nuvens, e duplicar a camada quantas vezes precisar até obter um bom efeito.

Inserindo nuvens acima dos balões

Agora insira a modelo na imagem. Como antes, faça o recorte dela como achar melhor (com ferramentas como Máscara de Camada e pintura, Caneta, etc).

Note que o autor preferiu usar o comando Refinar Aresta após selecionar a modelo com ferramentas mais simples como o Laço Poligonal.

Inserindo a modelo no arquivo e isolando-a do fundo original

Após posicionar a modelo, coloque-a como achar melhor, reduzindo seu tamanho com a Transformação Livre (Ctrl + T).

Modelo redimensionada e reposicionada

Para um melhor contraste, um ajuste de Curvas na modelo.

Ajuste de Curvas na modelo

Para criar a sombra abaixo da modelo, crie uma nova camada, crie um círculo achatado usando a ferramenta Letreiro Elíptico ou um demarcador. Posicione-o corretamente, rasterize o demarcador (clique com o botão direito e selecione Rasterizar) e aplique um filtro de desfoque – menu Filtro > Desfoque > Desfoque Gaussiano.

Criando a sombra: aplique o desfoque Gaussiano

Diminua a opacidade da sombra para cerca de 57% e deixe a mesclagem da camada no modo Multiplicar.

Nota: certifique-se de que a camada da sombra está logo abaixo da camada da modelo.

Sombra pronta

Passos finais: vamos melhor a iluminação e cor do trabalho. Clique no botão Criar nova camada de preenchimento ou ajuste, no rodapé da janela de Camadas. Selecione Filtro de Fotos.

Aplique o Filtro de Aquecimento indicado para tornar a composição mais “quente”:

Aplicando o filtro de Aquecimento

Em seguida, também no topo das demais camadas, aplique outro filtro de fotos, dessa vez com a cor amarela, como visto a seguir:

Aplicando o filtro de fotos amarelo

Mais uma camada de ajustes, dessa vez de Curvas: uma curva de dois pontos que vai tornar a composição mais iluminada.

Ajuste final: camada de ajustes de Curva

O toque final é puxar a imagem para um tom esverdeado, o que é feito com uma camada de ajustes Curvas no canal Vermelho, como visto a seguir.

Ajuste de curvas no canal vermelho

É isso. Outra vez, veja o resultado final:

Tutorial Anjo Caído finalizado

Original: Surreal Composition Fallen Angel’s Dream Fly

Fundador do Tutoriart em 2010, é ex-instrutor de Photoshop, design web e gráfico. Em quase uma década de redação online, tem cerca de 1500 artigos publicados. Gerencia também o Memória BIT.

1 Comentário

Deixe um Comentário

Pin