Photoshop

Tutorial: pessoa feita de água no Photoshop

Acompanhe esse tutorial de efeito interessante e fácil de completar, indicado para iniciantes em foto manipulação.
Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr
Anúncios Google

Nesse tutorial, você vai aprender a criar uma pessoa feita de água! Usando uma foto como base,  vamos precisar de alguns filtros e ajustes de mesclagem de camadas, além da própria imagem. Você pode usar uma foto sua, ou baixar outra de algum banco de imagens como o Free Images, Pexels ou recursos do deviantART.

Quanto maior a foto, melhor deve ser o resultado. O filtro usado, Cromo, pode deixar o rosto deformado em fotos pequenas, pelo que observei em alguns testes. Além disso, você pode seguir até o final só com o efeito de água, ou adicionar elementos complementares, como imagens marinhas. Fica por sua conta.

Vamos ao tutorial. Primeiro, uma espiada no resultado:

Pessoa feita de água - finalizado

🎓

Abra no Photoshop a imagem que será usada.

Imagem base aberta no Photoshop

Converta a camada de fundo em camada editável com um duplo-clique. Então, use uma ferramenta de seleção ao seu gosto para selecionar a pessoa.

Selecione a pessoa

Siga ao menu Selecionar > Modificar > Difusão, e ajuste seu Raio para 2. Pressione Ctrl + Shift + I para inverter a seleção, clique em Delete. Você terá a pessoa isolada na camada.

Modelo isolado na camada

Em uma camada logo abaixo da que está a pessoa, crie um preenchimento de degradê (Ferramenta Degradê, fica junto com o Balde de Tinta), com dois tons de azul.

Degradê de azul no fundo

Com a camada da pessoa selecionada, inverta suas cores com o atalho Ctrl + I.

Com as cores invertidas

Clique na paleta Canais, e enquanto segura Ctrl, clique sobre a miniatura do RGB, criando uma seleção. Então pressione Ctrl + J.

Crie a seleção nos canais

Volte a janela de Camadas, clicando na paleta
“Camadas”. Desative a visibilidade da camada original com a pessoa, deixando só a que foi duplicada a partir da seleção nos canais. Ela deve ser parcialmente transparente, então o fundo será visível através dela.

Duplique a camada usando a seleção feita nos canais

Com esta camada selecionada, siga ao menu Filtro > Croqui > Cromo, ajustando o Detalhe para 0 e Suavidade para 10. Isso vai aumentar o efeito de água.

Com o filtro Cromo aplicado

Mude o modo de mesclagem da camada para Luminosidade, e duplique a camada (pode usar o atalho Ctrl + J). Isso aumenta o brilho da imagem.

Modo de mesclagem em Luminosidade e camada duplicada

Você já tem o efeito básico de forma líquida.  Pode deixar assim ou seguir e levar seu efeito adiante.

Final dos efeitos

Se quiser continuar, exclua as duas camadas duplicadas da imagem anterior, ficando apenas com aquela antes do filtro Cromo. Encontre algumas imagens de água ou use as seguintes (cole-as no documento).

Água imagem 1

Água imagem 2

Repita o procedimento anterior com as águas, ou seja: isole-a através de seleção, duplique, inverta, carregue a seleção a partir do canais, duplique e esconda as originais. A água fica transparente, então mude sua mesclagem para o modo Luminosidade.

Água aplicada e isolada, no modo Luminosidade

Vá então duplicando as águas e ajustando-a ao rosto e corpo do modelo. Onde for preciso, distorça a água com a tranformação do tipo Deformar (menu Editar > Transformação > Deformar). Faça quantas vezes achar necessário, com ambas as imagens de água, e se quiser use outras.

Baixe a opacidade onde for preciso, ou use a Ferramenta Borracha para apagar outras partes. No caso do exemplo, foram apagadas partes do cabelo e corpo, além de bochechas, testa e pescoço.

Duplique as camadas de água quanto for preciso

Quando estiver satisfeito com o efeito, adicione outros elementos, como peixes, tubarões ou outras imagens aquáticas. É isso, confira o resultado final.

Pessoa feita de água - finalizado

Fonte: How to Create Water Elemental Person

Fundador do Tutoriart em 2010, é ex-instrutor de Photoshop, design web e gráfico. Em quase uma década de redação online, tem cerca de 1500 artigos publicados. Gerencia também o Memória BIT.

3 Comentários

Deixe um Comentário

Pin