O panning (do inglês “deslocamento”) pode ser mais ou menos difícil de se conseguir “de verdade”, ao fotografar. É como chamamos aquele efeito de um carro passando em velocidade, ou um pássaro cruzando o céu, em que o fundo sofre desfoque de movimento, enquanto o assunto se mantém mais nítido. O objetivo do panning é passar a sensação de ação a quem observar a foto, mantendo a dinâmica da cena original. Cai perfeitamente para fotografia esportiva, entre outras.
Para conseguir um bom panning, dependemos de circunstâncias e claro, a técnica no movimento da câmera e seus ajustes. Como será um pouco reduzida a velocidade do obturador em relação a uma foto “normal” (com a cena toda congelada), pode acontecer de sair tremido ou borrado demais, arruinando o resultado. É preciso ter mão firme para acompanhar o assunto em seu movimento.
Para quem não tem câmera ou não consegue usá-la de modo adequado, consegue-se uma simulação razoável de panning no Photoshop. Há vários métodos, e quase todos envolvem o filtro Desfoque de Movimento (Motion Blur) ou o Desfoque Radial (Radial Blur). Vamos fazer um simples, só pra você entender o conceito.
Pra começar, algumas fotos com panning como referência:





Vamos usar a foto abaixo, sem panning, para reproduzir o efeito. Você pode baixá-la em alta resolução aqui (exige cadastro gratuito).

O movimento natural do salto é da direita para a esquerda e de cima para baixo. O fotógrafo usou uma exposição curta (1/500), o que praticamente congelou a cena, eliminando o deslocamento de fundo que causaria se usasse 1/30 ou 1/60.
É esse movimento que quero “devolver” ao fundo, afetando ao mínimo o saltador. Vamos começar, então, isolando-o do fundo. Entre várias técnicas, você pode usar…
- a ferramenta Caneta para criar uma seleção ao redor do saltador (veja aqui como criar boas seleções por demarcadores), e então duplicá-lo com Ctrl + J.
- entrar no modo de máscara rápida (pressione Q), e então pintar com preto sobre o saltador. Aí pressione Q de novo e inverta a seleção, seguindo da cópia com Ctrl + J.
- abrir a guia de Canais, duplicar o canal azul (escolha aquele em que o assunto fica mais escuro), ajustar seus níveis (Ctrl + L) e/ou Curvas (Ctrl + M) para deixar o saltador bem escuro com o fundo mais claro. Aí complete a silhueta pintando o saltador com tinta preta. Volte à guia de Camadas, siga ao menu Selecionar > Intervalo de Cores…, escolha preto, confirme e duplique o saltador com Ctrl + J.
O método que usei foi o terceiro, mas sinta-se à vontade para fazer o necessário: duplicar o saltador, que deve ficar isolado do fundo numa camada própria.







Com o cenário acima pronto, é hora de partir para o efeito. Siga ao menu Filtro > Desfoque de Movimento. Ajuste o ângulo de acordo com a direção do movimento que a câmera faria. No nosso caso, ela se moveria rapidamente num ângulo em diagonal para baixo, quase reto. Ajuste a força como achar melhor.


Como viu nas primeiras fotos, o assunto normalmente não fica 100% sem desfoque. Partes mais próximas das bordas apresentam um pouco de rastro também. Você pode simular isso com outro filtro no saltador ou — como preferi fazer — a aplicação da ferramenta Borrar. Aplique-a com suavidade nas bordas do saltador, especialmente nas bordas superiores e direitas (respeitando a direção do movimento).

Ao final, ficou assim:

Lembre-se sempre de tentar outros ajustes e ideias. Tente também sempre ter a foto certa para o efeito, que expresse ação e movimento, mesmo que de forma narrativa, como no exemplo do homem com as garrafas d’água (é sobre o movimento da cidade, do comércio, etc).
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