Tutorial: falso panning no Photoshop (efeito de velocidade)

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O panning (do inglês "deslocamento") pode ser mais ou menos difícil de se conseguir "de verdade", ao fotografar. É como chamamos aquele efeito de um carro passando em velocidade, ou um pássaro cruzando o céu, em que o fundo sofre desfoque de movimento, enquanto o assunto se mantém mais nítido. O objetivo do panning é passar a sensação de ação a quem observar a foto, mantendo a dinâmica da cena original. Cai perfeitamente para fotografia esportiva, entre outras.

Para conseguir um bom panning, dependemos de circunstâncias e claro, a técnica no movimento da câmera e seus ajustes. Como será um pouco reduzida a velocidade do obturador em relação a uma foto "normal" (com a cena toda congelada), pode acontecer de sair tremido ou borrado demais, arruinando o resultado. É preciso ter mão firme para acompanhar o assunto em seu movimento.

Para quem não tem câmera ou não consegue usá-la de modo adequado, consegue-se uma simulação razoável de panning no Photoshop. Há vários métodos, e quase todos envolvem o filtro Desfoque de Movimento (Motion Blur) ou o Desfoque Radial (Radial Blur). Vamos fazer um simples, só pra você entender o conceito.

Pra começar, algumas fotos com panning como referência:

de Fir0002/Flagstaffotos, sob licença CC BY-NC.
de Fir0002/Flagstaffotos, sob licença CC BY-NC.
Citroen 2cv Crusing, de Jordan Simpson.
Citroen 2cv Crusing, de Jordan Simpson.
Panning de Danny VB, no Flickr.
Panning de Danny VB, no Flickr.
Lost, de Özgür Cakir
Lost, de Özgür Cakir
Water, de Christian Müller.
Water, de Christian Müller.

Vamos usar a foto abaixo, sem panning, para reproduzir o efeito. Você pode baixá-la em alta resolução aqui (exige cadastro gratuito).

The Jump, de Sandor Fegyverneky
The Jump, de Sandor Fegyverneky.

O movimento natural do salto é da direita para a esquerda e de cima para baixo. O fotógrafo usou uma exposição curta (1/500), o que praticamente congelou a cena, eliminando o deslocamento de fundo que causaria se usasse 1/30 ou 1/60.

É esse movimento que quero "devolver" ao fundo, afetando ao mínimo o saltador. Vamos começar, então, isolando-o do fundo. Entre várias técnicas, você pode usar...

  1. a ferramenta Caneta para criar uma seleção ao redor do saltador (veja aqui como criar boas seleções por demarcadores), e então duplicá-lo com Ctrl + J.
  2. entrar no modo de máscara rápida (pressione Q), e então pintar com preto sobre o saltador. Aí pressione Q de novo e inverta a seleção, seguindo da cópia com Ctrl + J.
  3. abrir a guia de Canais, duplicar o canal azul (escolha aquele em que o assunto fica mais escuro), ajustar seus níveis (Ctrl + L) e/ou Curvas (Ctrl + M) para deixar o saltador bem escuro com o fundo mais claro. Aí complete a silhueta pintando o saltador com tinta preta. Volte à guia de Camadas, siga ao menu Selecionar > Intervalo de Cores..., escolha preto, confirme e duplique o saltador com Ctrl + J.

O método que usei foi o terceiro, mas sinta-se à vontade para fazer o necessário: duplicar o saltador, que deve ficar isolado do fundo numa camada própria.

Editando a cópia do canal azul.
Editando a cópia do canal azul.
Seleção do preto por Intervalo de Cores.
Seleção do preto por Intervalo de Cores.
Duplique o saltador para uma nova camada. A camada azul é só para facilitar a visualização.
Duplique o saltador para uma nova camada. A camada azul é só para facilitar a visualização.
Crie a seleção em torno do saltador, mas mantenha a camada do cenário ativa.
Crie a seleção em torno do saltador, mas mantenha a camada do cenário ativa.
Usando o comando Preencher.
Usando o comando Preencher para um preenchimento sensível ao conteúdo.
O preenchimento cobre onde estava o saltador com pixels próximos.
O preenchimento cobre onde estava o saltador com pixels próximos.
Pronto: saltador numa camada, cenário na outra.
Pronto: saltador numa camada, cenário na outra.

Com o cenário acima pronto, é hora de partir para o efeito. Siga ao menu Filtro > Desfoque de Movimento. Ajuste o ângulo de acordo com a direção do movimento que a câmera faria. No nosso caso, ela se moveria rapidamente num ângulo em diagonal para baixo, quase reto. Ajuste a força como achar melhor.

Desfoque de movimento.
Desfoque de movimento.
Movimento aplicado só no fundo.
Movimento aplicado só no fundo.

Como viu nas primeiras fotos, o assunto normalmente não fica 100% sem desfoque. Partes mais próximas das bordas apresentam um pouco de rastro também. Você pode simular isso com outro filtro no saltador ou — como preferi fazer — a aplicação da ferramenta Borrar. Aplique-a com suavidade nas bordas do saltador, especialmente nas bordas superiores e direitas (respeitando a direção do movimento).

Aplicação da ferramenta Borrar.
Aplicação da ferramenta Borrar.

Ao final, ficou assim:

panning no photoshop concluido
Antes e depois.
Antes e depois.

Lembre-se sempre de tentar outros ajustes e ideias. Tente também sempre ter a foto certa para o efeito, que expresse ação e movimento, mesmo que de forma narrativa, como no exemplo do homem com as garrafas d'água (é sobre o movimento da cidade, do comércio, etc).

Se restou dúvida, comente.

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