Tutoriais

Tutorial fácil: efeito de texto em neon no Photoshop

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr
Anúncios Google

Em mais um tutorial simples, ótimo para iniciantes, vamos ver como criar um efeito de texto em neon no Photoshop. Não serão necessários mais do que dez comandos, um texto, uma imagem externa (textura) e uns vinte minutos de atividade.

Em vez dos tradicionais neons verdes sobre fundo preto, vamos praticar com uma cor um pouco diferente. Escolhi esse tom lilás, que tal como o verde e outras “berrantes” (verde-limão, laranja, etc), dá excelente visual, chama bastante a atenção — que é exatamente a função do neon, certo? Neon rosa é meio brega, me faz pensar naquelas fachadas de Miami Vice ou GTA Vice City =D

O fundo é uma textura de parede, que pode ser alterada ao seu gosto e necessidade. Se quiser a mesma, baixe-a no Free Images. Se não sabe fazer isso, leia este artigo sobre como ter sua conta gratuita e acesso a milhares de imagens excelentes (não é jabá). Ou se preferir, pegue outra textura numa fonte de imagens por aí, ou ainda tire uma foto de sua parede favorita, tanto faz.

Antes de começar, o resultado esperado:

neon no Photoshop tutoriart

Abra o arquivo da textura no Photoshop, como um novo documento. Pelas dimensões da imagem, ele terá 2500 x 1875 pixels.

arquivo novo photoshop

Vou começar com algumas camadas de ajustes que devem escurecer a imagem, muito clara para valorizar a iluminação do neon. Na guia “Ajustes” (menu Janela > Ajustes), adicione uma camada de Exposição ajustada assim:

ajuste exposicao

… seguido por uma camada de Curvas, assim:

ajuste de curvas

A parede vai ficar bem escura, mas é assim mesmo.

parede apos ajustes

Selecione a ferramenta pincel, escolhendo um redondo grande e macio (Soft Rounded). Com a cor preta no primeiro plano (aperte a tecla D uma vez e depois a tecla X uma vez para ter certeza), dê duas ou três pinceladas no centro da máscara de cada camada de ajuste, para esconder toda a região central.

mascara exposicao

mascara curvas

Agora temos uma boa base para aplicar o texto que será o luminoso em neon.

Usando uma fonte adequada (fina), digite seu texto. Usei a “Neon”, baixada gratuitamente no daFont. Se não gosta dessa, fique à vontade para tentar outras. Pesquise por “neon font” no Google e verá um monte delas, entre gratuitas e pagas.

Tanto faz a cor porque todo o visual será produzido por estilos de camada.

texto digitado

Nessa camada de texto adicione alguns estilos (símbolo “fx” no rodapé da janela de Camadas).

Chanfor e Entalhe:

chanfro e entalhe

Acetinado:

acetinado

Sobreposição de Cor:

sobreposicao de cor

Brilho Externo:

brilho externo

Sombra Projetada:

sombra projetada

Com isso já temos um neon.

neon

Ainda faltam detalhes para enriquecer o visual — sem brilho o bastante, ele fica “plastificado” demais. Adicione uma camada de Matiz / Saturação ABAIXO da camada do texto, com os seguintes ajustes:

ajustes de matiz e saturacao

Em sua máscara, tal como antes, use o pincel redondo macio preto para esconder algumas áreas mais distantes do neon. Deve ficar mais ou menos assim:

neon com iluminacao

Abaixo do texto e acima da camada de Matiz e Saturação, crie uma nova camada. Usando a ferramenta Letreiro Elíptico, crie um círculo como visto a seguir, preencha com qualquer cor.

circulo

Transforme o Letreiro (menu Selecionar > Transformar Seleção). Segurando as teclas Alt e Shift ao mesmo tempo para manter a proporção em relação ao centro, arraste um dos quatro pontos para reduzir o tamanho do círculo.

reduzir neon

Tecle em Del para excluir o meio do círculo, ficando só com o aro. Exclua a seleção com o atalho Ctrl + D.

aro pronto

Clique com o botão direito do mouse sobre os estilos da camada de texto, selecione “Copiar estilo de camada”; clique com o direito sobre a camada do círculo e selecione “Colar estilo de camada”.

estilos do aro

Não quero o aro todo, só dois semi-arcos acima e abaixo do texto. Selecione a ferramenta pincel, cor preta, e crie uma máscara de camada sobre a camada do texto (botão adicionar máscara de vetor, no rodapé da janela de camadas). Sobre essa camada, pinte em preto para esconder as pates do arco como visto a seguir.

mascara da camada

neon pronto

Efeito pronto, mas vamos completar com alguns fios: crie uma nova camada logo acima da camada de fundo (aquela dos tijolos). Adicione os seguintes ajustes via camadas de ajuste.

Chanfro e Entalhe:

chanfro dos fios

Acetinado:

acetinado dos fios

Ative a ferramenta Pincel, selecionando um “Hard Round”, tamanho em cerca de 20 pixels, preto como cor de primeiro plano. Ative então a Caneta, e com ela crie o demarcador formando o traçado de um fio vindo de fora da tela até o neon superior.

tracado da caneta

Clique com o botão direito do mouse e selecione “Traçar demarcador…”, escolha o modo Pincel e confirme. O demarcador será traçado pelo pincel que você ativou antes, criando o “fio”.

Repita o mesmo procedimento para criar os demais fios, sempre apertando Del quando tiver desenhado um fio para excluir o demarcador anterior (aperte duas vezes – uma para excluir o demarcador e outra para excluir o ponto inicial dele).

fios criados

Se quiser, revise os ajustes das camadas que escurecem o fundo, é só dar um duplo-clique sobre a miniatura dela para reabrir os controles. Resolvi escurecer um pouco mais os cantos da imagem.

De novo, o trabalho completo:

neon no Photoshop tutoriart

neon no photoshop tutoriart detalhe

Se não entendeu alguma parte, acompanhe o processo em vídeo:

O arquivo gerado durante o tutorial está disponível em tamanho reduzido para download aos leitores que fizerem uma colaboração de R$3,00 (três reais), clique em baixar e colabore.

[precolab]

R$3.00 – Download

Dúvidas? Comente.

Fundador do Tutoriart em 2010, é ex-instrutor de Photoshop, design web e gráfico. Em quase uma década de redação online, tem cerca de 1500 artigos publicados. Gerencia também o Memória BIT.

2 Comments

Write A Comment

Pin