Tutorial: Efeito “Tocha Humana” no Photoshop

1
2373

Nesse tutorial você vai aprender com o método de Neville D'Souza como manipular a foto de uma modelo e transformá-la numa "tocha humana", com belos efeitos de fogo.

As ferramentas usadas são simples como a Borrar (Smudge), Subexposição e Superexposição (Dodge e Burn Tool), que combinadas a algumas camadas de ajuste de níveis e modos de mesclagem, resultam nesse trabalho surpreendente.

Requer conhecimentos intermediários como aplicação de camadas de ajuste, níveis, saturação e mesclagens. O resultado será único a cada tentativa, já que grande parte é baseado em pinceladas. Vamos começar?

Esse é o resultado final do tutorial:

tocha humana finalizado

Comece abrindo a imagem base (baixe-a aqui) no Photoshop. Mude o perfil de cores, o que vai tornar o contraste mais vibrante e as cores mais vivas: siga ao menu Editar > Atribuir Perfil..., e marque a caixa da opção Adobe RGB.

atribuir perfil rgb

Crie uma nova camada e preencha-a com a cor RGB 123, 53, 41, então logo acima dela preencha outra camada com um degradê radial de branco para preto, alterando a mesclagem da camada para o modo Multiplicação.

degrade sobre cor

Com a ferramenta Varinha Mágica, clique na área branca da imagem da modelo; clique então com o botão direito e selecione "Selecionar Inverso".

Crie uma nova camada acima da modelo e siga ao menu Editar > Traçar, e selecione Largura de 50px, ajustando a Localização para Interna e a cor do contorno para o RGB 128, 128, 128. Confirme, e o traçado será criado na camada vazia.

comando traçar

Essa é a parte mais criativa e difícil para alguns: se ainda não fez isso, passe as camadas da modelo e do contorno para o alto da pilha de camadas. Na camada do traçado, use a ferramenta Borrar com a dureza ajustada em 100% para criar efeitos de chama. Vá clicando e arrastando traços cinzentos, como se estivessem elevando-se do corpo.

Se seu computador tiver pouca memória, podem ocorrer problemas de travamento aqui, especialmente se você der pinceladas muito longas. Uma mesa digitalizadora com caneta ajuda bastante, mas não é fundamental.

Crie ondulações mais ou menos altas e revoltas. Baixe a opacidade da imagem de referência para cerca de 20% enquanto trabalhas nas chamas. Varie no tamanho do pincel - sempre trabalhando com pincéis redondos macios - lembrando de arrastar alguns traços para regiões como alto da orelha, mãos e contorno do corpo.

Como disse antes, cada resultado será único nesse ponto, e você tem liberdade para voltar a essa etapa mais tarde se não ficar satisfeito.

traçado modificado com chamas

Continue espalhando os traços em forma de chamas pela imagem, e use as Ferramentas Subexposição e Superexposição, também com pincéis macios, para reforçar o aspecto de luz e sombra.

dodge e burn

Desligue a visibilidade da camada do Degradê, e na camada de cor sólida, crie alguns pontos de luz com a Ferramenta Subexposição, e em seguida duplique a camada. Siga ao menu Imagem > Ajustes > Níveis, arrastando o controle deslizante do preto para frente (pode variar desde 20 até cerca de 100).

Aplique então um ajuste de Matiz/Saturação, com o Matiz em 18. Complete com a opacidade da camada duplicada ajustada em 50% - ela deve estar logo abaixo da camada do traçado para reforçar o efeito desejado.

ajuste de nivel e matiz

Mude a mesclagem da camada de traçado para o modo Subexposição de Cor. Duplique a camada três vezes e aplique um filtro Desfoque Gaussiano com força 80 em duas dessas cópias. Adicione uma máscara de camada com um degradê radial na máscara na terceira duplicata. Veja o print para entender a ordem das camadas e como a imagem deve ficar.

após camadas duplicadas

Com a mesma técnica de Borrar dos passos anteriores, crie mais chamas em diferentes camadas - todas com a mesclagem no modo Subexposição de Cor, recebendo o tratamento com as ferramentas Subexposição e Superexposição. Mantendo as chamas assim em várias camadas, fica mais fácil controlar futuras alterações no trabalho final.

mais chamas

Continua na parte 2 (link mais abaixo).

- Publicidade -

Receba atualizações do Tutoriart

É grátis, e você pode escolher entre receber só sugestões sobre arte, design gráfico, Photoshop, etc, ou só sobre WordPress, blogging, design web, snippets, etc. Ou tudo, se preferir!

Quero assinar...
Ao assinar, você concorda com os Termos de Privacidade.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui