Tutoriais

Tutorial: Efeito “Tocha Humana” no Photoshop

Anúncios Google

Nesse tutorial você vai aprender com o método de Neville D’Souza como manipular a foto de uma modelo e transformá-la numa “tocha humana”, com belos efeitos de fogo.

As ferramentas usadas são simples como a Borrar (Smudge), Subexposição e Superexposição (Dodge e Burn Tool), que combinadas a algumas camadas de ajuste de níveis e modos de mesclagem, resultam nesse trabalho surpreendente.

Requer conhecimentos intermediários como aplicação de camadas de ajuste, níveis, saturação e mesclagens. O resultado será único a cada tentativa, já que grande parte é baseado em pinceladas. Vamos começar?

Esse é o resultado final do tutorial:

tocha humana finalizado

Comece abrindo a imagem base (baixe-a aqui) no Photoshop. Mude o perfil de cores, o que vai tornar o contraste mais vibrante e as cores mais vivas: siga ao menu Editar > Atribuir Perfil…, e marque a caixa da opção Adobe RGB.

atribuir perfil rgb

Crie uma nova camada e preencha-a com a cor RGB 123, 53, 41, então logo acima dela preencha outra camada com um degradê radial de branco para preto, alterando a mesclagem da camada para o modo Multiplicação.

degrade sobre cor

Com a ferramenta Varinha Mágica, clique na área branca da imagem da modelo; clique então com o botão direito e selecione “Selecionar Inverso”.

Crie uma nova camada acima da modelo e siga ao menu Editar > Traçar, e selecione Largura de 50px, ajustando a Localização para Interna e a cor do contorno para o RGB 128, 128, 128. Confirme, e o traçado será criado na camada vazia.

comando traçar

Essa é a parte mais criativa e difícil para alguns: se ainda não fez isso, passe as camadas da modelo e do contorno para o alto da pilha de camadas. Na camada do traçado, use a ferramenta Borrar com a dureza ajustada em 100% para criar efeitos de chama. Vá clicando e arrastando traços cinzentos, como se estivessem elevando-se do corpo.

Se seu computador tiver pouca memória, podem ocorrer problemas de travamento aqui, especialmente se você der pinceladas muito longas. Uma mesa digitalizadora com caneta ajuda bastante, mas não é fundamental.

Crie ondulações mais ou menos altas e revoltas. Baixe a opacidade da imagem de referência para cerca de 20% enquanto trabalhas nas chamas. Varie no tamanho do pincel – sempre trabalhando com pincéis redondos macios – lembrando de arrastar alguns traços para regiões como alto da orelha, mãos e contorno do corpo.

Como disse antes, cada resultado será único nesse ponto, e você tem liberdade para voltar a essa etapa mais tarde se não ficar satisfeito.

traçado modificado com chamas

Continue espalhando os traços em forma de chamas pela imagem, e use as Ferramentas Subexposição e Superexposição, também com pincéis macios, para reforçar o aspecto de luz e sombra.

dodge e burn

Desligue a visibilidade da camada do Degradê, e na camada de cor sólida, crie alguns pontos de luz com a Ferramenta Subexposição, e em seguida duplique a camada. Siga ao menu Imagem > Ajustes > Níveis, arrastando o controle deslizante do preto para frente (pode variar desde 20 até cerca de 100).

Aplique então um ajuste de Matiz/Saturação, com o Matiz em 18. Complete com a opacidade da camada duplicada ajustada em 50% – ela deve estar logo abaixo da camada do traçado para reforçar o efeito desejado.

ajuste de nivel e matiz

Mude a mesclagem da camada de traçado para o modo Subexposição de Cor. Duplique a camada três vezes e aplique um filtro Desfoque Gaussiano com força 80 em duas dessas cópias. Adicione uma máscara de camada com um degradê radial na máscara na terceira duplicata. Veja o print para entender a ordem das camadas e como a imagem deve ficar.

após camadas duplicadas

Com a mesma técnica de Borrar dos passos anteriores, crie mais chamas em diferentes camadas – todas com a mesclagem no modo Subexposição de Cor, recebendo o tratamento com as ferramentas Subexposição e Superexposição. Mantendo as chamas assim em várias camadas, fica mais fácil controlar futuras alterações no trabalho final.

mais chamas

Continua na parte 2 (link mais abaixo).

1 2
Author

Fundador do Tutoriart em 2010, é ex-instrutor de Photoshop, design web e gráfico. Em quase uma década de redação online, tem cerca de 1500 artigos publicados. Gerencia também o Memória BIT.

1 Comment

Write A Comment

Pin