O HDR (High Dynamic Range, inglês para Alto Alcance Dinâmico) é obtido a partir de três ou mais fotos da mesma cena, com exposições diferentes. A união delas, combinando detalhes capturados numa exposição, mas perdidos em outra, gera um resultado mais próximo do que nossos olhos veriam.
Nossos olhos têm uma capacidade incrível de enxergar detalhes em áreas de sombra e luz. Saia agora por aí e procure um local bem ensolarado: você enxerga razoavelmente bem tanto partes muito luminosas, quanto as que estão na sombra. A câmera, por melhor que seja, não consegue lidar com variações de luz. Se a câmera estiver ajustada para ambientes iluminados, as sombras acabam muito escuras, e seus detalhes se perdem. O mesmo no caminho inverso: se o ajuste é bom para áreas escuras, as mais claras ficarão estouradas de brancas.
Como unir o melhor de luz e sombra, com o mínimo de perdas? HDR.
Onde está o HDR no Photoshop?
Para unir imagens com diferentes exposições, o Photoshop tem um comando próprio, acessado pelo menu Arquivo > Automatizar > Mesclar para HDR.
“Mas eu preciso mesmo das três fotos?” Para um verdadeiro alcance dinâmico, é o mínimo. Faça as três fotos, de preferência (quase obrigatoriamente) usando tripé e se tiver, no modo automático, pegando três exposições como -2, 0 e 2. Se quiser mais exposições, a tendência é um resultado ainda melhor. Depois é só mesclá-las no Photoshop pelo comando indicado e fazer ajustes.
Simulando HDR
Mas é possível simular o HDR usando uma única imagem, com filtros e ajustes de mesclagem de camadas.
Os resultados, claro, não são tão perfeitos. Variam de razoáveis a bons, ainda que bem inferiores ao verdadeiro HDR. Primeiro, sua imagem não pode ter áreas escuras e claras intensas demais, a ponto de detalhes estarem perdidos.

Abra a imagem no Photoshop. Duplique a camada única pelo menu Camada > Duplicar Camada, ou com o atalho Ctrl + J.
Na cópia, ajuste o modo de mesclagem para Sobrepor. Remova a saturação da camada pelo menu Imagem > Ajustes > Remover Saturação (ou atalho Ctrl + Shift + U).
Inverta as cores da imagem com o comando Ctrl + I (ou menu Imagem > Ajustes > Inverter).
Ainda nessa camada, siga ao menu Filtro > Desfoque > Desfoque Gaussiano. Aplique com Raio entre 35 e 40, dependendo de quanto brilhante preferir as bordas das figuras na imagem.
Duplique novamente a camada original, e coloque a nova camada acima da camada anterior. Deve ficar assim:
Mude a mesclagem dessa nova camada para o modo Luz Linear, e reduza sua opacidade de acordo com a necessidade; para nosso exemplo, reduzi até 25%. Fique à vontade para tentar outros ajustes.
Na camada mais alta (que teve a mesclagem alterada para Luz Linear), aplique o filtro Alta Frequência (menu Filtro > Outros > Alta Frequência, ou High Pass), com o Raio ajustado em 20 pixels. Experimente outros ajustes de Raio e veja se alguma combina melhor com sua imagem.
Pra mim é o bastante. Veja o resultado final, com o antes e depois.
Veja o mesmo tutorial aplicado em outras imagens. Algumas precisaram de ajustes levemente diferentes.
Sunset
There is no longer you and i
de Tamasila Mihai
Sunset Walk
de Colin Broug
É isso, pratiquem e vejam o que conseguem.
📷
Nota: esse tutorial é baseado no How to easily fake an HDR effect in photoshop, com ligeiras modificações. Algumas imagens podem requerer ajustes diferentes do mostrado aqui, então, se seu resultado não foi bom, teste outros.