Tutoriais

Tutorial de desenho no Illustrator: “caramujo” em estilo cartoon

Anúncios Google

Só serve para criar botões, ícones e design para web. Um clone do velho Fireworks.

Isso é o que alguns iniciantes podem pensar antes de ter os primeiros contatos com ele. Mas como vamos ver nesse tutorial de desenho no Illustrator, o software da Adobe também permite criar artes em estilos bem variados como comics, cartoons e muito mais.

Vamos desenhar um simpático caracol vetorial, desde o esboço ainda em papel, depois escaneado, traçado e preenchido com cor. O procedimento é indicado para quem já conhece a interface e ferramentas do programa.

Como sempre, é uma boa ideia fazer um esboço prévio em papel para delimitar áreas e decidir formas. Comece escaneando seu esboço e o colocando dentro de um novo arquivo do Illustrator. Se preferir, pode esboçar direto no Photoshop usando os pincéis, salvar e depois abrir no Illustrator o arquivo .psd gerado.

Se não pretende imprimir, a resolução não precisa ser muito alta. 72 dpi está de bom tamanho para o desenho escaneado.

esboço escaneado

Em seguida, use a Caneta para traçar o desenho que foi escaneado. Se preferir, use algum traço colorido que torne mais fácil ver o que está fazendo. Faça isso fechando todas as formas, assim terá formas individuais completas no final.

scan traçado

Ao final, pode excluir o esboço, e terá algo como isso:

resultado do traçado

Com o traço pronto e formas fechadas, elimine o contorno e preencha tudo com preto. Com as formas selecionadas, siga ao menu Caminho > Deslocar Caminho, e ajuste em -1pt. Isso vai copiar as formas a 1 pt de diferença de tamanho (menor), então as formas novas serão preenchidas de branco para obter isso.

após o object path

Para tornar os traços pretos mais encorpados, use de novo o Deslocar Caminho neles. Aplique zoom para ter certeza de que as partes não ficaram fora do lugar (brancos dentro dos contornos pretos).

após duplicar traçado

Com as partes brancas e pretas no lugar, comece a colorir. Pode iniciar preenchendo as partes brancas com as cores desejadas.

aplicando cor

Já com essas cores lisas, comece a desenhar as formas de sombra de novo com a Caneta. Lembre-se de fechar os caminhos para que sejam formas completas – que podem ser posteriormente preenchidas com a cor da sombra.

desenhando as sombras

Agora, use as ferramentas do Pathfinder. Siga ao menu Janela > Pathfinder para abrir a paleta, se não estiver aberta. Essas ferramentas são usadas para combinar ou cortas formas. Nesse exemplo, vamos usar o comando “Interseção”.

pathfinder interseção

Precisamos primeiro duplicar a forma laranja. Comece selecionando a forma, então dê um duplo-clique na ferramenta Girar, na caixa de ferramentas à esquerda da tela. Na caixa de diálogo aberta, ajuste o grau para 0 e clique em “Copiar”. Isso vai criar uma cópia da forma laranja.

comando Girar do Illustrator

Em seguida selecione a forma da sombra e siga ao menu Objeto > Organizar > Enviar para trás. Com a sombra ainda selecionada, segure Shift e clique sobre o objeto laranja. Agora ambas as formas estão selecionadas; siga ao Pathfinder e clique em “Interseção”, então em “Expandir”. Isso vai criar uma nova forma com as duas formas em interseção.

Preencha esta nova forma com uma cor mais escura que o laranja original, o que lhe dará aspecto de sombra ao estilo cartoon.

criando a forma da sombra

Repita o último passo com a sombra da parte amarela (corpo do caramujo), depois com os olhos e por fim com a sombra projetada abaixo do casco.

completando as sombras

Quando terminar as sombras, você pode adicionar também zonas iluminadas para enriquecer. O processo é o mesmo (basta usar branco em vez da cor da sombra).

Resultado final

tutorial ilustração caramujo cartoon no Illustrator - resultado

Original: Adobe Illustrator Cartoon Snail Tutorial

Author

Fundador do Tutoriart em 2010, é ex-instrutor de Photoshop, design web e gráfico. Em quase uma década de redação online, tem cerca de 1500 artigos publicados. Gerencia também o Memória BIT.

1 Comment

  1. tutorial com descrição complicada. carece de esclarecer melhor os detalhes…

Write A Comment

Pin