Tutorial de Foto Manipulação no Photoshop: Incrível Hulk

1
4166

Nesse tutorial de nível médio, veremos como criar um personagem "Hulk" sobre uma foto, com uma série de efeitos que incluem a combinação de ajustes de camadas e modos de mesclagem com técnicas básicas de pintura digital.

Para seguir o tutorial, será preciso ter conhecimentos prévios de Photoshop, e uma mesa digitalizadora vai ajudar muito em algumas etapas - embora não seja indispensável.

Leia também - Qual Mesa Digitalizadora Você Precisa?

O resultado se baseia em reforçar as luzes e sombras naturais da foto original para criar um efeito mais dramático sobre fundo preto. O tom esverdeado será conseguido com algumas camadas de ajuste e um pouco de pintura numa camada isolada para a iluminação em forte contraste: verde com vermelho.

A imagem usada foi a abaixo, disponível no deviantART.

Stanley, de KristinKK

Stanley, de KristinKK

E esse será o resultado final do tutorial:

Hulk no Photoshop - resultado final do tutorial

Abra a imagem no Photoshop e corte no formato desejado. Duplique a camada base e sobre a nova aplique um Estilo de Camada (Layer Style) do tipo Sobreposição de Cor (Color Overlay), como visto abaixo.

Estilo de camada tipo Sobreposição de Cor. Use um tom de verde
Estilo de camada tipo Sobreposição de Cor. Use um tom de verde

Sobre esssa camada crie uma Máscara (Layer Mask, clique no botão que fica no rodapé da janela de camadas), então sobre a boca - que não queremos verde - pinte de preto na máscara, por cima dos dentes e partes internas da boca. Esconda o verde de partes brilhates do cabelo também. Use um pincel macio, redondo.

Mascare as partes que não queremos verdes - boca e partes luminosas nos cabelos
Mascare as partes que não queremos verdes - boca e partes luminosas nos cabelos

Não se importe com o tom esverdeado ao redor do modelo (fundo), vamos nos livrar dele nos passos seguintes. Como ainda não chegamos no tom ideal, vamos usar uma camada de ajustes de Matiz/Saturação (clique no botão "Criar nova camada de ajuste ou preenchimento", no rodapé da janela de Camadas).

Valores usados: Matiz +36, Saturação -29. Não mude mais nada.

Ajustes da camada de matiz/saturação (hue/saturation)

Como a imagem tem ainda uma aparência muito natural (é o Hulk, tem que ser menos normal!), vamos usar as ferramentas Superexposição (Burn) e Subexposição (Dodge) para torná-la mais vibrante, como num desenho ou história em quadrinho.

Duplique outra vez a camada base (aquela da imagem original), coloque-a acima das outras e remova sua saturação (atalho de teclado: Ctrl + Shift + U). Deixe a opacidade da camada em torno de 50%, e seu modo de mesclagem em Sobrepor (Overlay).

Nessa esta camada, com a ferramenta Superexposição, e com um pincel macio redondo, vá escurecendo as áreas de sombra do modelo. Baixe a opacidade do pincel - se tiver uma mesa digitalizadora, uma boa opção é usar o controle de pressão. Trabalhe com calma.

Depois, com a ferramenta Subexposição, clareie partes interessantes, adicionando um brilho maior em regiões já luminosas. Essas ferramentas (Superexposição e Subexposição) podem ser ajustadas para afetar os pixels claros, de tom médio ou escuros, basta ajustar na caixa Intervalo (Range), na barra de ferramentas no alto da tela. Então, quando quiser clarear áreas já luminosas, use o modo Highlights; quando quiser escurecer áreas escuras, use o Midtones ou Dark.

Entendeu tudo? Isso será feito sobre aquela camada que ficou sem cor.

Usando a ferramenta Subexposição (Dodge) para clarear partes já luminosas - repare o modo Highlights ativo
Usando a ferramenta Subexposição (Dodge) para clarear partes já luminosas - repare o modo Highlights ativo

Essa é a aparência da minha camada depois que fiquei satisfeito (no modo de mesclagem Normal - o certo é mantê-la em Overlay).

Camada que recebeu edição com Dodge e Burn

E assim deverá estar com tudo no lugar:

Aparência da imagem depois da edição com Burn e Dodge

Pegando algumas imagens de referência do Hulk na internet, vi essa com uma luminosidade de fogo sobre um dos lados do rosto, achei interessante. Vamos tentar algo parecido para colocar nossa habilidade com pincéis em prática.

Imagem do Hulk como referência

Crie uma camada nova acima de todas, dê-lhe o nome "luzes vermelhas" ou algo parecido. Mude sua mesclagem para o modo Diferença. Nesse ponto, usar uma mesa digitalizadora seria uma ajuda inestimável. Com o mouse será muito, muito mais complicado, mas não impossível!

Leia também → Pintura Digital (Com o Mouse): Devorador de Almas

Selecione um tom de vermelho e a ferramenta Pincel (Brush). Com pincéis sempre redondos e macios e variando seu fluxo em valores abaixo de 50% (ou use o controle de pressão), comece a pintar nessa nova camada por cima das partes luminosas no lado esquerdo do rosto do modelo.

Você pode alterar também o modo de mesclagem do pincel - eu usei o Luminosidade, mas o Sobrepor também funciona. Faça testes - altere o Modo, pinte e se gostar do tom obtido, mantenha; senão, Ctrl + Z e tente outra vez.

Pintando luzes no rosto com a ferramenta Pincel

Pinte cuidadosamente sobre partes iluminadas da pele; quanto mais luz o local recebe,pinte mais com vermelho, deixando as partes de sombra mais esverdeadas. A ideia é simular um foco de luz disperso vindo do lado esquerdo e recaindo suavemente sobre o personagem.

Depois do rosto, faça um pouco disso também no pescoço e ombro. Especialmente no alto do ombro, deixe a luz bem suave. Se exagerar no vermelho e ele ficar opaco, você pode usar a ferramenta Borracha (Eraser, atalho: E), também com um pincel macio redondo em opacidade baixa, para apagar com suavidade as partes fortes.

Varie no tamanho do pincel. Com o controle de pressão, basta passar a caneta com mais suavidade para apagar ou pintar menos.

Pinte com o pincel. Se exagerar na dose de tinta, apague
Pinte com o pincel. Se exagerar na dose de tinta...
Suavizando a pintura com a ferramenta Borracha
...suavize com a ferramenta Borracha

Não se preocupe com a borda azulada ao redor do personagem; todo o fundo será removido mais tarde. Concentre-se na cor e iluminação do Hulk. Acima de tudo, trabalhe com calma. Tentar fazer tudo correndo ou desistir nas primeiras pinceladas não resolve. Se achar que a pintura está ficando muito forte e artificial, tente baixar a opacidade da camada, o fluxo do pincel ou mude de cor. Se errar, apague e pinte outra vez. Aplique bastante zoom quando estiver pintando as partes luminosas mais minuciosas, como as rugas perto do olho e a borda no nariz.

Pare quando achar que é o bastante. O meu ficou assim:

Iluminação do rosto do Hulk completada

Opcional: você pode criar uma camada para, no mesmo método, pintar algumas luminosidades sobre (ou abaixo) da cor vermelha. Nomeie-a "luzes" e pinte usando branco.

Camada opcional de luzes

Fundo

Vamos colocar um fundo básico na imagem, em preto (uma camada simples, preenchida). Mas precisamos isolar o "Hulk" numa camada, já que ele ainda está mesclado com o fundo claro.

Siga à paleta de Canais (Channels) e lá deixe só a azul ativa, pois ela é a mais escura - vamos isolar o personagem escuro do fundo claro. Duplique o canal arrastando sua miniatura para cima do botão Criar Novo Canal (Create New Channel).

Canal azul da imagem duplicado

Como ainda assim muitas partes estão claras - queremos aqui uma silhueta perfeitamente escura - aplique um ajuste de Níveis (Levels, atalho Ctrl + L), deixando a silhueta o mais escura possível, mas com bordas suaves e visíveis, especialmente os cabelos, parte mais difícil de selecionar.

Leia também: Métodos Avançados de Seleção: Como Selecionar Cabelos

Ajustando os Níveis na cópia do canal azul

Usando um pincel duro, redondo, com tinta preta, pinte sobre o canal duplicado, escurecendo as partes que restaram. Cuidado para não ultrapasar a silhueta do modelo, ou nosso resultado final terá uma desagradável borda clara.

Nos limites entre o rosto e o fundo, você pode usar o método que ficar mais confortável: criar uma seleção com a ferramenta Caneta, bem delineada em torno da silhueta e orelha (partes mais problemáticas), ou usar um pincel redondo macio, pequeno, e com bastante zoom ir pintando suavemente de preto.

Não recomendo tentar outro ajuste de Níveis para escurecer o resto, pois isso vai prejudicar a área dos cabelos ou deixar pontos escuros próximos da pele - prejudicando o resultado final.

Complete a pintura preta com um pincel mais duro
Complete a pintura preta com um pincel mais duro
Isso é o que queremos - uma silhueta perfeitamente preta
Isso é o que queremos - uma silhueta perfeitamente preta

Siga ao menu Selecionar > Intervalo de Cores, e com a Dispersão em 200, selecione o preto na imagem (clique com o conta-gotas numa parte do modelo).

Selecione o preto no intervalo de cores

Nota: você pode optar por reduzir o valor do Fuzziness para ter uma seleção mais suave nos cabelos, mas isso pode deixá-lo com um efeito esfumaçado. Faça testes com o valor e veja se fica interessante.

Reative os canais originais (desative ou exclua a cópia em que trabalhou), volte às camadas e com a mais alta ativa, pressione Ctrl + Shift + Alt + E (ou seja, segure as três primeiras teclas juntas e - tudo ao mesmo tempo - pressione E), para criar uma nova camada por cópia mesclada (contendo todo o conteúdo visível do documento, achatado);  então pressione Ctrl + J para duplicar o conteúdo da seleção em uma nova camada - esta terá o "Hulk" isolado.

Logo abaixo delas, coloque sua camada de fundo, preenchida de preto sólido.

Camada 7 = conteúdo de todas as camadas mescladas. Camada 8 = camada por cópia (usando a seleção feita nos canais). Camada 9 = novo fundo (preenchido de preto).

Ordem das camadas

Desligue a visibilidade da camada mesclada, ficando só com a cópia e o fundo. Note que haverá uma borda no modelo. Para remover, crie uma seleção em torno dele (Ctrl + clique sobre a miniatura da camada), siga ao menu Selecionar > Modificar > Difusão (Feather), com Raio entre 4 e 6.

Então, crie outra camada por cópia (Ctrl + J). Esta terá a borda clara bem suavizada. Exclua a camada anterior.

Área dos cabelos antes e depois da suavização pelo comando Feather
Área dos cabelos antes e depois da suavização pelo comando Feather

Nota: como vamos aplicar outros efeitos que tornarão certos detalhes menos visíveis, não se preocupe em remover totalmente a borda clara (veja que ainda sobrou um pouco). Em outro tipo de trabalho, talvez fosse preciso aumentar o valor do Feather ou usar outras técnicas - ou até outra imagem como base.

Para aumentar o aspecto de desenho, aplique um filtro Matriz de Meio Tom (Halftone Pattern na galeria de filtros), como visto a seguir - sobre uma cópia mesclada de tudo, no modo de mesclagem Escurecer (Darken).

Tamanho (Size) 3, Contrast 7, Tipo de Padrão (Pattern Type) Dot.

Filtro Halftone Pattern

Nota: se alterar os valores, teste outros tipos de mesclagem para a camada. Se mudar o valor do Contraste do filtro e deixar a imagem mais clara, use o modo Soft Light na mesclagem da camada.

É o bastante pra mim. Se quiser, continue modificando seu arquivo. Quem sabe inserindo mais luzes, cores, aumentando a saturação? Faça experiências - tentar, errar e tentar de novo é o melhor jeito de ganhar prática no Photoshop.

Finalizado (clique para ver em tamanho maior)

Tutorial Hulk Photoshop - finalizado
Detalhe do padrão aplicado
Detalhe do padrão aplicado

O arquivo fonte do tutorial (reduzido de 3402 x 3024 para 1024 x 910, para facilitar o download) está disponível para fins de estudo. Troque-o pela divulgação deste post em uma rede social de sua escolha clicando no botão abaixo.

Dúvidas, sugestões, comentem. Até a próxima!

Receba atualizações do Tutoriart

É grátis, e você pode escolher entre receber só sugestões sobre arte, design gráfico, Photoshop, etc, ou só sobre WordPress, blogging, design web, snippets, etc. Ou tudo, se preferir!

Quero assinar...
Ao assinar, você concorda com os Termos de Privacidade.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui