Featured

Tutorial de desenho no Illustrator: criando um cupcake

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr

Se você usa o Photoshop para fazer manipulações e pintura digital, mas ignora os “poderes” do Illustrator para criar belas ilustrações vetoriais, não perca mais tempo. Aproveite para começar a praticar com esse tutorial simples de seguir, em que vamos desenhar um popular cupcake. E para juntar dois dos hits de popularidade, que tal cupcake + zumbi? É o conteúdo extra, em que você poderá “zumbificar” seu pobre cupcake. Só faltou um bacon.

Ideal para quem tem pouca prática no Illustrator, usaremos ferramentas básicas de alinhamento, criação e mesclagem de formas, e colorização. Você também é incentivado a fazer alterações de cor, adicionar elementos e assim criar novos desenhos. Não precisaremos de nenhum recurso externo –  a não ser que você queira modificar seu cupcake, caso em que uma imagem de referência será útil.

Vamos ao procedimento. É isso que você vai ter no final:

cupcake pronto Illustrator

Abra o Illustrator e crie um novo documento. Eu usei 600 x 450 pixels, mas tanto faz, você pode mudar isso mais tarde. Desenhe dois retângulos arredondados com a Ferramenta Retângulo Arredondado (140 x 45 e 135 x 45 pixels, use a guia Transformar para obter precisão) com arredondamento de 45 pixels de raio.

Nota: clique uma vez sobre o papel com a ferramenta para abrir a caixa de diálogo a ali insira os valores.

Rotacione o menor dos retângulos em 15° (clique com o botão direito e selecione Transformar, então rotacione pelo menu Girar). Selecione ambos os retângulos e alinhe-os horizontalmente para a esquerda e verticalmente para a base usando a guia Alinhar.

alinhamento e giro do objeto Illustrator

Desenhe um terceiro retângulo arredondado, de 100 x 45 pixels, de novo com raio de arredondamento de 45 pixels. Rotacione em 15° e alinhe-o horizontalmente à esquerda e verticalmente na base dos dois primeiros retângulos. Usando a Ferramenta Seleção, mova o retângulo cerca de 30 pixels para cima e 15 pixels para a direita.

alinhamento dos objetos Illustrator

Agora vamos adicionar o bico na cobertura de sorvete usando a Ferramenta Caneta. A chave para criar linhas suaves aqui é usar poucos pontos de ancoragem (criados a cada clique da Caneta), uns quatro no máximo. Se quiser refinar a forma depois, você pode usar a Ferramenta Suavização (fica agrupada com a Ferramenta Lápis, no menu à esquerda), assim o demarcador ficar mais “liso”.

Quando estiver satisfeito com a forma do seu sorvete, selecione todos os elementos criados até então e combine-os usando o botão Unir, na guia Pathfinder.

união com o pathfinder Illustrator

Desenhe uma forma oval de 145 x 50 pixels e alinhe-a horizontalmente ao centro e verticalmente à base do sorvete. Mova a forma oval cerca de 7 pixels para baixo, então crie uma forma curvada selecionando ambas as formas e clicando no botão Dividir do Pathfinder.

Use a Ferramenta Seleção Direta para “pegar” as bordas esquerda e direita onde o sorvete e o oval se sobrepõem, e exclua essas rebarbas, então combine as formas que sobraram.

dividir e unir pathfinder

Hora de criar as zonas de sombra. Copie a forma (Ctrl + C) então use a Caneta para criar uma curva logo abaixo do topo do sorvete, onde a sombra naturalmente recairia. Serão usados no máximo uns três pontos antes de fechar o caminho. Selecione essa sombra e o sorvete, e remova as sobreposições com o botão Dividir do Pathfinder, como antes excluindo as rebarbas.

Repita o processo mais duas vezes para ter três áreas de sombra no sorvete. Veja a imagem para ter uma ideia.

áreas de sombra pathfinder

Como estamos já com muitas formas criadas, vamos precisar de um contorno geral para manter a ordem e melhorar o visual depois. Exclua tudo menos as áreas de sombra que criou, cole de novo aquele contorno geral que copiou no passo anterior e então reorganize-a para ficar no fundo do documento.

reorganizar as formas

Agora está tudo pronto para colocar o cupcake em sua embalagem. Desenhe duas formas ovais (155 x 50 e 125 x 50 pixels), então alinhe-as horizontalmente ao centro e verticalmente ao topo. Mova a forma menor para baixo cerca de 60 pixels (enquanto segura Shift e usa a seta do teclado para acelerar o processo).

Usando a Ferramenta Seleção direta, selecione e então exclua o ponto de ancoragem superior do oval menor. Una o ponto mais à esquerda com a forma restante e então clique com o botão direito e escolha a opção Unir. Repita o processo no lado direito.

junção de ovais

Adicionando detalhes ao topo do cupcake ele fica mais interessante: desenhe dois círculos (15 x 15 pixels) colocados lado a lado com 125 pixels de espaço entre eles. Com os dois selecionados, vá ao menu Objeto > Mesclar > Opções de Mesclagem. Mude para Etapas Especificadas e coloque 10; clique OK. Com ambos os círculos selecionados, use o atalho Ctrl + Alt + B para fazer a mesclagem.

Agora, no menu Efeito, escolha Deformação > Arco, ajustando a Distorção Horizontal para -25%; clique OK e em seguida escolha Expandir Aparência no menu Objeto.

mesclagem e deformação

Alinhe o “cordão” de círculos horizontalmente ao centro e verticalmente ao topo do cupcake e em seguida mova-o 10 pixels para baixo. Selecione ambas as formas, então use a opção Menos Frente no Pathfinder. Exclua o excesso no topo do cupcake.

alinhar e menos frente

Estamos prontos para adicionar algumas sombras à embalagem do cupcake. Copie e cole o cupcake no lugar (Ctrl + C, Ctrl + F, atenção a esse comando pois será bastante usado). Exclua os pontos de ancoragem duplicados com exceção daqueles três no canto superior esquerdo e um do inferior direito. Agora você deve ter algo como uma forma alongada; una os pontos da direita e de baixo para fechar o caminho.

junção dos pontos

Para criar o segundo caminho de sombra, copie e cole a embalagem do cupcake no lugar, tal como fez antes. Mas dessa vez vamos usar a Ferramenta Adicionar Ponto de Ancoragem para adicionar um ponto de ancoragem (que óbvio!) à base da embalagem de modo que fique abaixo do ponto mais alto da segunda ondulação. Refine a posição pela guia Transformar, alterar o valor do deslocamento no eixo horizontal).

Exclua todos os pontos desnecessários e junte os restantes para completar a forma. Repita esse procedimento para cada seção da embalagem até alcançar o ponto central.

ponto de junção

Quando tiver completado a forma do centro, selecione todas as outras que formam a sombra e crie uma cópia refletida, clicando com o botão direito e selecionando Transformar > Refletir. Alinhe os objetos de forma que o espelhado complete o desenho. De novo, se preciso use a guia Transformar para inserir coordenadas precisas. Quando estiver satisfeito com o posicionamento, exclua a sombra duplicada no centro.

refletir forma

Nossa sombra está bem larga, vamos reduzir o tamanho. Selecione todos os elementos que a formam e siga ao menu Objeto > Caminho > Deslocar caminho… Cuidado para não ter selecionado junto a forma da embalagem. Mude o deslocamento para -3 pixels e confirme no OK. Exclua a forma original da sombra e então agrupe a nova, menor, com a forma da embalagem do cupcake.

deslocar caminho

Com a embalagem completa podemos seguir para a parte “bolo” do nosso cupcake. Desenhe um oval de 151 x 60 pixels e alinhe-o horizontalmente ao centro e verticalmente ao topo da embalagem. Queremos que o cupcake pareça saliente, então mova-o para cima uns 30 pixels.

Reorganize as camadas para que o bolo fique atrás da embalagem antes de agrupá-las. Por fim, selecione a parte do sorvete e posicione-a acima do cupcake (uns 85 pixels acima do topo da embalagem).

posição do cupcake

Prontos para adicionar cor ao cupcake. Vamos usar tons de rosa e amarelo para um cupcake de baunilha, mas fique à vontade para mudar seu “sabor”. Quando tiver adicionado cor às formas, adicione um contorno de 2 pixels às partes do sorvete, bolo e embalagem, deixando as sombras como estão. Assegure-se de que a parte do sorvete está alinhada pela parte externa ou as sombras vão ficar sobrepostas em suas bordas.

cor e contorno

O passo final é dar um contorno mais espesso ao cupcake. Copie e cole o cupcake no lugar e pela guia do Pathfinder, clique em Unir, o que dará uma silhueta grossa. Com a forma da silhueta selecionada, siga ao menu Objeto > Caminho > Deslocar caminho; mude o deslocamento para 5 pixels, as junções para Arredondado e clique OK. Combine o resultado (duas formas) com o botão Unir do Pathfinder e então envie o contorno para o fundo do documento. Altere sua cor como quiser.

deslocar caminho

Pra ficar melhor, uns confeitos sobre o cupcake. Desenhe um retângulo arredondado bem pequeno (15 x 3 pixels) com arredondamento de 3 pixels, na mesma cor usada no contorno. Copie e cole o retângulo no lugar várias vezes, rotacionando e reposicionando os confeitos até que fique satisfeito. Agrupe os confeitos e posicione-os acima do sorvete.

retângulo arredondado

É isso, nosso cupcake está pronto. Veja de novo como deve ficar:

cupcake pronto Illustrator

Extra: zumbi

Agora pode tentar criar variações. Que tal um cupcake zumbi, por exemplo? É só alterar a paleta de cores, usar as ferramentas para criar um pouco de derretimento no sorvete, uns detalhes e conseguirá algo assim:

cupcake zumbi Illustrator

Primeiro altere as cores – não ficará muito convincente um zumbi todo rosado e sadio. Escolha tons de verde e marrom, lembrando algo podre, embolorado.

nova paleta
Nova paleta: cores de zumbi?

Com a arte original recolorida, vamos criar a parte derretida da cobertura. Em uma nova camada, use a Caneta para criar o escorrido do sorvete; você pode precisar bloquear temporariamente a camada abaixo para evitar alterações indevidas.

Quando estiver satisfeito com as gotas, selecione as formas e a forma do contorno da cobertura e combine-as pelo botão Unir do Pathfinder (será preciso desagrupar os elementos do cupcake para isso, ou não conseguirá selecionar o objeto). Recolorize o contorno da cobertura se preciso, tendo certeza de que o contorno continua ajustado para o exterior. Reposicione a cobertura para que fique abaixo dos confeitos e das sombras.

caminho formando as gotas

Você pode refinar qualquer borda imperfeita do escorrido de sorvete arrastando a Ferramenta Suavização sobre a seção do caminho que quer suavizar. É também uma boa ideia verificar se o contorno está ajustado para ter arremate arredondado e cantos arredondados nas bordas, assim como remover qualquer área serrilhada no ponto em que combinar as gotas com o sorvete.

suavização das gotas

Como alteramos a forma de nosso sorvete, precisamos recriar o contorno mais externo de todo o cupcake. Exclua o contorno existente, então copie e cole o cupcake no lugar. Combine todos os elementos da cópia com o botão Unir e então desloque o caminho em 5 pixels (lembre de ajustar as Junções para Arredondado). Una as formas resultantes e então envie-as para o fundo, recolorindo de novo.

deslocar caminho

Agora os olhos. Desenhe um oval de 20 x 30 pixels, e mova seu ponto de ancoragem esquerdo para a esquerda e para cima em uns 3 pixels. Aplique o deslocamento de caminho com Junções em Arredondado, em 4 pixels. Preencha a forma original em branco e o que foi deslocado em preto, então mova o oval branco para a direita 1 pixel.

Com a Ferramenta Pincel Irregular (atalho Shift + B), adicione alguns detalhes ao oval preto para que os olhos pareçam mais cansados e profundos. Quando estiver satisfeito, copie e cole o olho no lugar e o reflita verticalmente. Adicione cerca de 30 pixels de espaço entre os olhos e posicione-os sobre a embalagem do cupcake.

deslocar caminho dos olhos

Use o mesmo pincel anterior para desenhar uma boca. Será mais fácil se você tiver uma mesa digitalizadora, mas não é impossível conseguir bom resultado com o mouse. Manipule os pontos de ancoragem usando a Ferramenta Seleção Direta até obter um resultado satisfatório. Como nos estágios anteriores, use a ferramenta de suavização para tornar as linhas menos duras.

desenho da boca

Desenho completo, veja de novo como ficou. Não muito “saboroso”, mas divertido.

cupcake zumbi Illustrator

Original: Create a cupcake in Illustrator.

Anúncios Google

Fundador do Tutoriart em 2010, é ex-instrutor de Photoshop, design web e gráfico. Em quase uma década de redação online, tem cerca de 1500 artigos publicados. Gerencia também o Memória BIT.

Deixe um Comentário

Pin