Tutorial de desenho no Illustrator: criando um cupcake

0
7713

Se você usa o Photoshop para fazer manipulações e pintura digital, mas ignora os "poderes" do Illustrator para criar belas ilustrações vetoriais, não perca mais tempo. Aproveite para começar a praticar com esse tutorial simples de seguir, em que vamos desenhar um popular cupcake. E para juntar dois dos hits de popularidade, que tal cupcake + zumbi? É o conteúdo extra, em que você poderá "zumbificar" seu pobre cupcake. Só faltou um bacon.

Ideal para quem tem pouca prática no Illustrator, usaremos ferramentas básicas de alinhamento, criação e mesclagem de formas, e colorização. Você também é incentivado a fazer alterações de cor, adicionar elementos e assim criar novos desenhos. Não precisaremos de nenhum recurso externo -  a não ser que você queira modificar seu cupcake, caso em que uma imagem de referência será útil.

Vamos ao procedimento. É isso que você vai ter no final:

cupcake pronto Illustrator

Abra o Illustrator e crie um novo documento. Eu usei 600 x 450 pixels, mas tanto faz, você pode mudar isso mais tarde. Desenhe dois retângulos arredondados com a Ferramenta Retângulo Arredondado (140 x 45 e 135 x 45 pixels, use a guia Transformar para obter precisão) com arredondamento de 45 pixels de raio.

Nota: clique uma vez sobre o papel com a ferramenta para abrir a caixa de diálogo a ali insira os valores.

Rotacione o menor dos retângulos em 15° (clique com o botão direito e selecione Transformar, então rotacione pelo menu Girar). Selecione ambos os retângulos e alinhe-os horizontalmente para a esquerda e verticalmente para a base usando a guia Alinhar.

alinhamento e giro do objeto Illustrator

Desenhe um terceiro retângulo arredondado, de 100 x 45 pixels, de novo com raio de arredondamento de 45 pixels. Rotacione em 15° e alinhe-o horizontalmente à esquerda e verticalmente na base dos dois primeiros retângulos. Usando a Ferramenta Seleção, mova o retângulo cerca de 30 pixels para cima e 15 pixels para a direita.

alinhamento dos objetos Illustrator

Agora vamos adicionar o bico na cobertura de sorvete usando a Ferramenta Caneta. A chave para criar linhas suaves aqui é usar poucos pontos de ancoragem (criados a cada clique da Caneta), uns quatro no máximo. Se quiser refinar a forma depois, você pode usar a Ferramenta Suavização (fica agrupada com a Ferramenta Lápis, no menu à esquerda), assim o demarcador ficar mais "liso".

Quando estiver satisfeito com a forma do seu sorvete, selecione todos os elementos criados até então e combine-os usando o botão Unir, na guia Pathfinder.

união com o pathfinder Illustrator

Desenhe uma forma oval de 145 x 50 pixels e alinhe-a horizontalmente ao centro e verticalmente à base do sorvete. Mova a forma oval cerca de 7 pixels para baixo, então crie uma forma curvada selecionando ambas as formas e clicando no botão Dividir do Pathfinder.

Use a Ferramenta Seleção Direta para "pegar" as bordas esquerda e direita onde o sorvete e o oval se sobrepõem, e exclua essas rebarbas, então combine as formas que sobraram.

dividir e unir pathfinder

Hora de criar as zonas de sombra. Copie a forma (Ctrl + C) então use a Caneta para criar uma curva logo abaixo do topo do sorvete, onde a sombra naturalmente recairia. Serão usados no máximo uns três pontos antes de fechar o caminho. Selecione essa sombra e o sorvete, e remova as sobreposições com o botão Dividir do Pathfinder, como antes excluindo as rebarbas.

Repita o processo mais duas vezes para ter três áreas de sombra no sorvete. Veja a imagem para ter uma ideia.

áreas de sombra pathfinder

Como estamos já com muitas formas criadas, vamos precisar de um contorno geral para manter a ordem e melhorar o visual depois. Exclua tudo menos as áreas de sombra que criou, cole de novo aquele contorno geral que copiou no passo anterior e então reorganize-a para ficar no fundo do documento.

reorganizar as formas

Agora está tudo pronto para colocar o cupcake em sua embalagem. Desenhe duas formas ovais (155 x 50 e 125 x 50 pixels), então alinhe-as horizontalmente ao centro e verticalmente ao topo. Mova a forma menor para baixo cerca de 60 pixels (enquanto segura Shift e usa a seta do teclado para acelerar o processo).

Usando a Ferramenta Seleção direta, selecione e então exclua o ponto de ancoragem superior do oval menor. Una o ponto mais à esquerda com a forma restante e então clique com o botão direito e escolha a opção Unir. Repita o processo no lado direito.

junção de ovais

Adicionando detalhes ao topo do cupcake ele fica mais interessante: desenhe dois círculos (15 x 15 pixels) colocados lado a lado com 125 pixels de espaço entre eles. Com os dois selecionados, vá ao menu Objeto > Mesclar > Opções de Mesclagem. Mude para Etapas Especificadas e coloque 10; clique OK. Com ambos os círculos selecionados, use o atalho Ctrl + Alt + B para fazer a mesclagem.

Agora, no menu Efeito, escolha Deformação > Arco, ajustando a Distorção Horizontal para -25%; clique OK e em seguida escolha Expandir Aparência no menu Objeto.

mesclagem e deformação

Alinhe o "cordão" de círculos horizontalmente ao centro e verticalmente ao topo do cupcake e em seguida mova-o 10 pixels para baixo. Selecione ambas as formas, então use a opção Menos Frente no Pathfinder. Exclua o excesso no topo do cupcake.

alinhar e menos frente

Estamos prontos para adicionar algumas sombras à embalagem do cupcake. Copie e cole o cupcake no lugar (Ctrl + C, Ctrl + F, atenção a esse comando pois será bastante usado). Exclua os pontos de ancoragem duplicados com exceção daqueles três no canto superior esquerdo e um do inferior direito. Agora você deve ter algo como uma forma alongada; una os pontos da direita e de baixo para fechar o caminho.

junção dos pontos

Para criar o segundo caminho de sombra, copie e cole a embalagem do cupcake no lugar, tal como fez antes. Mas dessa vez vamos usar a Ferramenta Adicionar Ponto de Ancoragem para adicionar um ponto de ancoragem (que óbvio!) à base da embalagem de modo que fique abaixo do ponto mais alto da segunda ondulação. Refine a posição pela guia Transformar, alterar o valor do deslocamento no eixo horizontal).

Exclua todos os pontos desnecessários e junte os restantes para completar a forma. Repita esse procedimento para cada seção da embalagem até alcançar o ponto central.

ponto de junção

Quando tiver completado a forma do centro, selecione todas as outras que formam a sombra e crie uma cópia refletida, clicando com o botão direito e selecionando Transformar > Refletir. Alinhe os objetos de forma que o espelhado complete o desenho. De novo, se preciso use a guia Transformar para inserir coordenadas precisas. Quando estiver satisfeito com o posicionamento, exclua a sombra duplicada no centro.

refletir forma

Nossa sombra está bem larga, vamos reduzir o tamanho. Selecione todos os elementos que a formam e siga ao menu Objeto > Caminho > Deslocar caminho... Cuidado para não ter selecionado junto a forma da embalagem. Mude o deslocamento para -3 pixels e confirme no OK. Exclua a forma original da sombra e então agrupe a nova, menor, com a forma da embalagem do cupcake.

deslocar caminho

Com a embalagem completa podemos seguir para a parte "bolo" do nosso cupcake. Desenhe um oval de 151 x 60 pixels e alinhe-o horizontalmente ao centro e verticalmente ao topo da embalagem. Queremos que o cupcake pareça saliente, então mova-o para cima uns 30 pixels.

Reorganize as camadas para que o bolo fique atrás da embalagem antes de agrupá-las. Por fim, selecione a parte do sorvete e posicione-a acima do cupcake (uns 85 pixels acima do topo da embalagem).

posição do cupcake

Prontos para adicionar cor ao cupcake. Vamos usar tons de rosa e amarelo para um cupcake de baunilha, mas fique à vontade para mudar seu "sabor". Quando tiver adicionado cor às formas, adicione um contorno de 2 pixels às partes do sorvete, bolo e embalagem, deixando as sombras como estão. Assegure-se de que a parte do sorvete está alinhada pela parte externa ou as sombras vão ficar sobrepostas em suas bordas.

cor e contorno

O passo final é dar um contorno mais espesso ao cupcake. Copie e cole o cupcake no lugar e pela guia do Pathfinder, clique em Unir, o que dará uma silhueta grossa. Com a forma da silhueta selecionada, siga ao menu Objeto > Caminho > Deslocar caminho; mude o deslocamento para 5 pixels, as junções para Arredondado e clique OK. Combine o resultado (duas formas) com o botão Unir do Pathfinder e então envie o contorno para o fundo do documento. Altere sua cor como quiser.

deslocar caminho

Pra ficar melhor, uns confeitos sobre o cupcake. Desenhe um retângulo arredondado bem pequeno (15 x 3 pixels) com arredondamento de 3 pixels, na mesma cor usada no contorno. Copie e cole o retângulo no lugar várias vezes, rotacionando e reposicionando os confeitos até que fique satisfeito. Agrupe os confeitos e posicione-os acima do sorvete.

retângulo arredondado

É isso, nosso cupcake está pronto. Veja de novo como deve ficar:

cupcake pronto Illustrator

Extra: zumbi

Agora pode tentar criar variações. Que tal um cupcake zumbi, por exemplo? É só alterar a paleta de cores, usar as ferramentas para criar um pouco de derretimento no sorvete, uns detalhes e conseguirá algo assim:

cupcake zumbi Illustrator

Primeiro altere as cores - não ficará muito convincente um zumbi todo rosado e sadio. Escolha tons de verde e marrom, lembrando algo podre, embolorado.

nova paleta
Nova paleta: cores de zumbi?

Com a arte original recolorida, vamos criar a parte derretida da cobertura. Em uma nova camada, use a Caneta para criar o escorrido do sorvete; você pode precisar bloquear temporariamente a camada abaixo para evitar alterações indevidas.

Quando estiver satisfeito com as gotas, selecione as formas e a forma do contorno da cobertura e combine-as pelo botão Unir do Pathfinder (será preciso desagrupar os elementos do cupcake para isso, ou não conseguirá selecionar o objeto). Recolorize o contorno da cobertura se preciso, tendo certeza de que o contorno continua ajustado para o exterior. Reposicione a cobertura para que fique abaixo dos confeitos e das sombras.

caminho formando as gotas

Você pode refinar qualquer borda imperfeita do escorrido de sorvete arrastando a Ferramenta Suavização sobre a seção do caminho que quer suavizar. É também uma boa ideia verificar se o contorno está ajustado para ter arremate arredondado e cantos arredondados nas bordas, assim como remover qualquer área serrilhada no ponto em que combinar as gotas com o sorvete.

suavização das gotas

Como alteramos a forma de nosso sorvete, precisamos recriar o contorno mais externo de todo o cupcake. Exclua o contorno existente, então copie e cole o cupcake no lugar. Combine todos os elementos da cópia com o botão Unir e então desloque o caminho em 5 pixels (lembre de ajustar as Junções para Arredondado). Una as formas resultantes e então envie-as para o fundo, recolorindo de novo.

deslocar caminho

Agora os olhos. Desenhe um oval de 20 x 30 pixels, e mova seu ponto de ancoragem esquerdo para a esquerda e para cima em uns 3 pixels. Aplique o deslocamento de caminho com Junções em Arredondado, em 4 pixels. Preencha a forma original em branco e o que foi deslocado em preto, então mova o oval branco para a direita 1 pixel.

Com a Ferramenta Pincel Irregular (atalho Shift + B), adicione alguns detalhes ao oval preto para que os olhos pareçam mais cansados e profundos. Quando estiver satisfeito, copie e cole o olho no lugar e o reflita verticalmente. Adicione cerca de 30 pixels de espaço entre os olhos e posicione-os sobre a embalagem do cupcake.

deslocar caminho dos olhos

Use o mesmo pincel anterior para desenhar uma boca. Será mais fácil se você tiver uma mesa digitalizadora, mas não é impossível conseguir bom resultado com o mouse. Manipule os pontos de ancoragem usando a Ferramenta Seleção Direta até obter um resultado satisfatório. Como nos estágios anteriores, use a ferramenta de suavização para tornar as linhas menos duras.

desenho da boca

Desenho completo, veja de novo como ficou. Não muito "saboroso", mas divertido.

cupcake zumbi Illustrator

Original: Create a cupcake in Illustrator.

- Publicidade -

Receba atualizações do Tutoriart

É grátis, e você pode escolher entre receber só sugestões sobre arte, design gráfico, Photoshop, etc, ou só sobre WordPress, blogging, design web, snippets, etc. Ou tudo, se preferir!

Quero assinar...
Ao assinar, você concorda com os Termos de Privacidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui