Tutoriais

Tutorial: como criar textura de grama no Photoshop

Passo a passo bem simples e de ótimo resultado. Acompanhe!
Anúncios Google

Neste excelente tutorial de Andrew Houle, você aprenderá a criar textura de grama no Photoshop, usando comandos básicos. Serão alguns filtros, ajustes de nível e efeitos de iluminação, somados a detalhes com pincéis e máscaras de camada.

O resultado é incrivelmente realista. Com o acabamento caracterizando um campo de futebol americano, o visual fica ainda melhor. Para completar o trabalho, você só precisa saber onde estão as ferramentas do Photoshop. Nenhuma grande experiência é requerida além disso, sendo indicado para iniciantes buscando o potencial dos filtros.

O tutorial original faz parte de uma série de quatro artigos, que ensinam a criar texturas de água, madeira e pedra. Esse da grama é o melhor. Acompanhe a versão adaptada e tente fazer também.

Este é o resultado final que você vai buscar:

Gramado tutorial completo

Abra o Photoshop e crie um novo documento com o tamanho desejado. Aqui será usado apenas 500 x 500 pixels.

O primeiro passo é criar um fundo escuro que vai aparecer através do gramado. Ajuste as cores de primeiro plano e plano de fundo para branco e preto, respectivamente. Um atalho para fazer isso é pressionar a tecla D.

Cores de primeiro plano e plano de fundo

Renomeie a camada background para algo mais apropriado; no caso, foi Dirt (sujeira). Como usaremos algumas camadas ao longo do processo, é melhor nomeá-las para manter tudo mais organizado.

renomeie a camada como Dirt - sujeira

Siga ao menu Filtro > Acabamento > Nuvens.

Resultado do filtro Nuvens

Siga ao menu Filtro > Ruído > Adicionar Ruído. Mude a Intensidade para 44%, a Distribuição para Gaussiana, e marque a caixa da opção Monocromática. Estes ajustes são sugestões, você deve fazer testes ver o que fica melhor e assim vai conhecendo mais o funcionamento dos filtros.

Adicione ruído com o filtro

Siga ao menu Filtro > Desfoque > Desfoque Gaussiano, com o Raio em em 0.9 pixels.

Desfoque Gaussiano sobre a camada

Adicionando mais sujeira à camada. Siga ao menu Filtro > Traçados de Pincel > Respingo. Ajuste o Raio do spray para 21 e Suavidade para 2.

Filtro Respingo

Agora vamos dar cor a camada de sujeira. Siga ao menu Imagem > Ajustes > Matiz/Saturação. Marque a caixa Colorir, e mude os ajustes até obter um tom de marrom claro. Eu usei: Matiz 49, Saturação 29 e Luminosidade -38. Clique em Ok.

Ajuste de Matiz/Saturação

Estamos com a camada de sujeira pronta; ela vai dar uma boa textura e cor abaixo da grama que vamos criar. Crie então uma nova camada com o nome Grass (Grama).

Mude a cor de fundo para um tom verde parecido com vegetação, eu usei a cor #52782F. Segure Alt e pressione a tecla Delete ao mesmo tempo para prencher a camada com esse tom de verde (se ele estiver como cor de primeiro plano, senão use Ctrl + Delete).

Adicione ruído a essa nova camada. Siga ao menu Filtro > Adicionar Ruído > Ruído. Escolha 30% para Intensidade, distribuição Gaussiana e marque outra vez a opção Monocromática. Pressione Ok.

Filtro Ruído

Aplique desfoque. Menu Filtro > Desfoque > Desfoque Gaussiano. Mude o Raio para 0.9 pixels. Clique OK.

Desfoque Gaussiano

Estamos perto, mas ainda não está bom o bastante para parecer mesmo grama. Podemos usar alguns filtros de vento para aumentar o comprimento da grama e simular as folhas. Siga ao menu Filtro > Estilizar > Vento, e altere os ajustes para: Método ZigueZague, e direção da direita. Clique OK.

Filtro Vento

Agora ficou um pouco melhor, mas grama não cresce em uma única direção. Precisamos então de um pouco mais de direções. Siga ao menu Imagem > Rotacionar Papel > 90° Horário.

Repita então os passos anteriores, mas na direção oposta, ou seja: siga ao menu Filtro > Estilizar > Vento, escolha de novo ZigueZague, mas da esquerda. Clique Ok.

Agora vire a imagem para a grama parecer vertical. Siga ao menu Imagem > Girar Papel > 90° Anti Horário. Você deverá ter algo parecido com isto.

Aparência do gramado pronto

Ainda acho que a grama precisa de mais contraste. Mude os níveis clicando em Imagem > Ajustes > Níveis (ou atalho Ctrl + L). Arraste o controle deslizante do preto e branco em direção ao meio, até obter um bom ajuste. Clique Ok.

Ajuste de níveis

Já temos um gramado bonito, mas vamos levar o tutorial mais adiante. Se tudo o que você precisa é grama, pode pular os passos seguintes, que vão revelar uma parte dela e mostrar o barro. Caso contrário, vamos transformar o gramado num campo de futebol americano.

Primeiro, crie uma nova camada, acima de todas as outras, e nomeie-a Lines (linhas).

Com a ferramenta Pincel (atalho: B), selecione na paleta Window > Brushes. Procure pelo pincel Watercolor 63 (veja imagem). É um bom pincel para pintar com bordas duras.

Pincel que será usado para criar as linhas

Mude a cor de primeiro plano para branco. Comece pela parte de baixo, na diagonal e arrastando para cima, a pintar a linha. Se errar, desfaça o último passo com o atalho Ctrl + Z, e tente outra vez até ficar bom.

Linha no campo

Use o mesmo pincel, mas com um tamanho um pouco menor (você pode reduzir o pincel pressionando algumas vezes a tecla [, ou no painel de propriedades do pincel no alto da tela). Assegure-se de criar uma linha perpendicular à primeira, partindo dela em direção ao canto inferior direito.

Segunda linha desenhada

Adicione ruído as linhas. Siga ao menu Filtro > Ruído > Adicionar Ruído. Eu usei 11% em Intensidade.

Podemos tornar as linhas parecidas com uma pintura no gramado adicionando uma pequena sombra interna. Dê duplo-clique na camada Lines, abrindo a caixa de diálogo vista abaixo. Marque a opção Sombra Interna, ajuste a opacidade em 60, distância em 4 e tamanho em 4. Clique Ok.

Sombra interna nas linhas

As linhas estão começando a se integrar ao campo, mas vamos tentar mesclá-las melhor com o gramado. Mude a opacidade para 90 e o preenchimento para 95.

Ajuste de opacidade e preenchimento

Agora vamos colocar a marca de 50 jardas no campo. Selecione a ferramenta Letreiro Horizontal, mude a fonte para um tipo stencil. Usei a fonte “Stencil Std”, mas você pode usar qualquer outra similar que funcione bem. Como nota adicional, há várias opções de fonte em sites diversos; meu favorito é o DaFont.

Mude o tamanho da fonte para 72 (podemos ajustar o tamanho mais tarde) e a cor em branco. Agora clique em qualquer ponto no papel para criar o texto, digite 50.

Pressione Ctrl + T para começar a transformar o texto. Arraste o número até a posição correta, então redimensione o número, arrastando os pontos nas diagonais. Para manter o texto proporcional, segure a tecla Shift enquanto arrasta. Por fim, rotacione até o ângulo que desejar: passe o mouse sobre um dos cantos, e quando surgir uma seta curvada, clique e arraste.

Posicionamento do texto

Clique com o botão direito sobre a camada de texto e selecione Converter em Objeto Inteligente; isso vai permitir a aplicação de um filtro ao texto como se fosse uma camada comum. Tenha em mente que ao fazer isso, o texto não estará mais diretamente editável, só dentro do Objeto Inteligente.

Conversão do texto em Smart Object

Agora adicione o mesmo tipo de ruído a esta camada como fez antes. Como foi o último filtro usado, tudo o que precisamos fazer é seguir ao menu Filtro > Adicionar Ruído.

Em seguida, vamos colocar sombra interna no número. Clique com o botão direito sobre a camada Lines, escolha Copiar estilo de camada. Então clique sobre a camada do número com o botão direito e selecione Colar estilo de camada. Isto vai aplicar o mesmo efeito de uma a outra.

Copiando e colando estilo de camada

Primeiro, vamos mostrar um pouco daquela camada de sujeira que criamos antes. Comece criando uma camada mesclada com todo o conteúdo das anteriores: selecione a camada do número, então segure Shift e clique sobre a camada da grama. Isto vai selecionar todas as camadas (menos a sujeira). Pressione e segure Ctrl, então pressione também Alt, segure as duas, pressione Shift, segure as três e clique em E (ou seja, Ctrl + Alt + Shift + E).

Com isso, será criada uma camada com todo o conteúdo visível daquelas camadas em uma nova, no alto. Nomeie-a como Field (campo). Então esconda as camadas Lines, 50 e Grass, clicando no ícone do olho ao lado delas. Tudo o que restará visível serão as camadas Field e Dirt.

Disposição das camadas

Adicione uma máscara à camada Field, clicando no ícone que fica no rodapé da janela de camadas.

Adicionar máscara

Pintaremos agora sobre a máscara escondendo parte do campo. Mude a cor do primeiro plano para preto (preto revela e branco esconde, pintando na máscara).

Com a ferramenta Pincel, vá outra vez à janela de opções, clicando na seta indicada abaixo para mostrar todos os que você tem. Selecione o pincel favorito de estilo grunge e clique Ok. Se não tiver nenhum, tente com outros, mas sugiro que você procure algum em sites como o Bitbox, deviantART ou brusheezy, que têm ótimas opções grátis para download.

Se não souber instalar novos pincéis, leia este artigo que já publicamos sobre o assunto.

Menu completo de pincéis

Agora pinte de preto na máscara da camada Field, revelando partes da sujeira. Pinceladas rápidas funcionam melhor do que ficar passando muito no mesmo lugar. Se exagerar e esconder muito a grama, é só pintar de branco na máscara naquela posição.

Esconda partes do gramado com a máscara

Mais uma coisa para fazer que vai melhorar o ambiente, é usar um efeito de iluminação. Clique outra vez na camada Field, siga ao menu Fitro > Acabamento > Efeitos de Iluminação. Os padrões não são ruins, mas você pode arrastar os controles deslizantes enquanto vê a miniatura. Quando estiver satisfeito, clique Ok. Abaixo estão os ajustes que usei.

Efeitos de Iluminação

Pra mim está ótimo. Finalizei com mais alguns pequenos ajustes, como Níveis, um ligeiro aumento no contraste e um corte (ferramenta Cortar) para tornar a imagem mais horizontal.

De novo, o resultado final:

Gramado tutorial completo

Author

Fundador do Tutoriart em 2010, é ex-instrutor de Photoshop, design web e gráfico. Em quase uma década de redação online, tem cerca de 1500 artigos publicados. Gerencia também o Memória BIT.

1 Comment

Write A Comment

Pin