Tutoriais

Tutorial: criando efeito Lomo com vinheta no Photoshop

Anúncios Google

Lomografia (Lomo) é como pode ser chamado o efeito fotográfico obtido originalmente em câmeras LOMO LC-A. Originárias da Rússia, elas eram um modelo analógico para fotos casuais, e seu lema de uso era algo como “não pense, fotografe“.

Muitos anos após o lançamento, existe um movimento dedicado a manter a lomografia e seus efeitos tão peculiares vivos – a fábrica original havia deixado de produzi-la. Lomografia passou a ser sinônimo desse movimento, que tem milhares de adeptos, incluindo artistas e celebridades que carregam suas pequenas lomo por aí.

O efeito é bem retrô, romântico, com muita saturação, vinheta (escurecimento nas bordas), algumas vezes granulação leve e “olho de peixe”. Você já deve ter visto muitas fotos assim por aí, e para reproduzi-lo não é preciso ter uma câmera dessas – vamos fazer no Photoshop.

Abra no Photoshop a imagem em que vai aplicar o efeito. Você pode usar a mesma do tutorial, ou outra que tiver aí.

Foto: beautiful girl has relaxed in coffee 1, de Belovodchenko Anton 

Opcional: como a imagem é muito grande, resolvi diminuir o tamanho (atalho: Ctrl + Alt + I) para 1200 de largura por 800 de altura.

Imagem que receberá o efeito aberta no Photoshop

Nas fotos em lomo, além do efeito vinheta, os tons de verde ganham força sobre áreas cinza e escuras, e os vermelhos ficam mais saturados. Vamos fazer isso com o ajuste de Curvas.

Clique Ctrl + M ou insira uma camada de ajustes de Curvas. Selecione o canal Vermelho (Red) na caixa deslizante e clique na linha, arrastando o ponto criado perto da Saída (Output); então clique perto do final da linha (lá em cima) e arraste um pouco acima da média. Deve ficar uma curva similar ao visto a seguir.

Ajuste de Curvas

Insira uma camada de ajustes de Matiz/Saturação (Hue/Saturation). Vamos aumentar um pouco a saturação do vermelho, que para minha foto achei ainda um pouco baixa. Arraste o controle deslizante do Red até onde achar legal. Eu gostei do valor em torno de +30.

Não esqueça que é só no vermelho, mude isso na caixa deslizante.

Camada de ajustes de Matiz/Saturação

A seguir, um ajuste de Brilho/Contraste para deixar a imagem com uma aparência mais suave. Insira a camada de ajuste e com a opção Legacy ativa, reduza o contraste em -30.

Camada de ajuste de Brilho/Contraste

Isso é o que você deve ter até então:

Imagem após ajuste de Contraste

Quero um pouco mais de vibração na área em destaque, então selecionei um pincel redondo suave, bem grande (1600), e com tinta preta em opacidade de 30%, dei um único clique sobre a região do rosto da modelo, sobre a máscara da camada de ajustes de Brilho/Contraste.

Veja abaixo: em 1, o tamanho do pincel; em 2, a opacidade em 30%; em 3, a máscara da camada de ajustes de Brilho/Contraste ativa, e o grande círculo é a posição do pincel. Basta clicar uma vez para alterar a máscara e esconder um pouco do ajuste.

Alterando a máscara da camada de Brilho/contraste

Agora o efeito de vinheta. Ela pode ser feita com o filtro Correção de Lente (Lens Correction), que é o método mais difundido, mas eu prefiro o efeito “manual”. Crie uma nova camada acima de todas e preecha-a de preto. Selecione a ferramenta Borracha (Eraser, atalho E).

Ferramenta Borracha

Selecione um pincel grande, redondo e suave, parecido com aquele que usou para pintar a máscara da camada antes – agora use tamanho de 1800 ou 2000 px e opacidade em 100%; dê um ou dois cliques sobre aquela mesma região na imagem, na camada preta, apagando a tinta e revelando o que está por baixo.

Mude a opacidade da camada para o modo Multiplicação (Multiply).

Use a Borracha para apagar parte da camada preta

Você ainda pode fazer outros pequenos ajustes. Eu dei um duplo-clique na camada de ajustes de Matiz/Saturação e aumentei em +10 a saturação dos verdes. Fica por sua conta.

Resultado final (clique para ver maior)

Efeito Lomo vinheta no Photoshop - tutorial finalizado

O arquivo fonte do tutorial está disponível para download com fins de estudo. Troque-o pela divulgação desse artigo em uma rede social de sua preferência (Pag Social), clicando no botão abaixo.


É isso. Dúvidas? Comente.

Author

Fundador do Tutoriart em 2010, é ex-instrutor de Photoshop, design web e gráfico. Em quase uma década de redação online, tem cerca de 1500 artigos publicados. Gerencia também o Memória BIT.

Write A Comment

Pin