Tutoriais

Tutorial: Como Trocar Rostos no Photoshop

Anúncios Google

Todo mundo que já “mexeu” no Photoshop sabe que uma das primeiras brincadeiras arriscadas assim que ganhamos familiaridade com as ferramentas é a troca de rostos. Não costuma ter muita finalidade prática a não ser tirar sarro dos amigos ou criar montagens bizarras que vemos por aí, mas serve como exercício. Ou quem sabe você não imita aquela americana que resolveu ter uma vida falsa com vários amigos celebridades (não me responsabilizo por isso =D).

Para criar montagens com um grau mínimo de realismo, deve-se atentar para alguns pontos:

– é fundamental que “doador” e “receptor” do rosto tenham sido fotografados na posição mais parecida possível. Nem adianta tentar pegar uma foto quase de perfil e adaptar sobre outra mais frontal – apesar de ferramentas como a Dissolver, o resultado é horroroso. Parece (é) óbvio, mas tem muita gente que faz isso.

– é importante que as fotos tenham luzes parecidas, especialmente as superiores ou inferiores. Em alguns casos você pode aplicar um Virar Horizontalmente no rosto e a luz vinda da esquerda, por exemplo, passa para o outro lado e sua montagem melhora, mas combinar luzes superiores com inferiores dá resultado ruim.

– expressões faciais devem ser o mais parecidas possível. Um rosto zangado gera várias marcas faciais que são mais difíceis de serem corrigidas se o receptor estiver sereno. Do mesmo modo, um rosto com a boca aberta tem o maxilar mais alongado e não se encaixa bem num rosto de boca fechada.

– ajuda também se as fotos tiverem boa qualidade, ou pelo menos resoluções parecidas, já que se redimensionar muito uma delas você vai ter um rosto bem nítido sobre um fundo nem tanto, ou vice-versa; filtro Nitidez pode ajudar mas não faz milagre.

Já falei demais, vamos ao procedimento. A ideia é baseada no filme A Outra Face (Face/Off), aquele com Nicolas Cage e John Travolta, que com uma cirurgia futurista trocam de rostos. Se quiser conferir, veja o trailer aqui.

Lembrando as dicas anteriores, não adianta escolher fotos muito diferentes, como essas:

montagem incorreta

Escolha posições de rostos e expressões mais parecidas, e se possível com luzes e sombras também parecidas. Essas estão perfeitas:

montagem certa

Veja que uma foto ser de meio corpo e outra só rosto não influi em nada, o importante é que o doador tenha tamanho maior ou igual ao receptor. Eles estão com sorrisos parecidos, posições de cabeça quase iguais. Se quiser usar as mesmas imagens do tutorial, baixe-as aqui: John Travolta e Nicolas Cage.

Abra a foto do receptor no Photoshop. Abra a foto do doador à parte e com a ferramental Laço, crie uma seleção em torno do rosto, mais ou menos como visto abaixo.

laço para selecionar rosto

Copie o rosto e feche essa imagem, se quiser. Cole-o na imagem receptora; vai ficar como uma máscara. Use a tranformação (atalho Ctrl + T) para redimensionar o rosto.

Dica: para redimensionar o rosto à vontade sem perdas a cada mudança é conveniente converter sua camada em Objeto Inteligente – clique com o botão direito sobre a miniatura da camada e selecione “Converter em objeto inteligente”.

rosto colado na imagem receptora

Serão vários pequenos ajustes para adaptar o rosto à cabeça, dependendo dos “pacientes”. No nosso caso é só girar levemente o rosto em sentido horário e posicioná-lo bem. Se precisar, você pode usar a transformação livre enquanto segura a tecla Ctrl e arrasta os pontos nos cantos da imagem, assim vai redimensionar de forma não-proporcional. Isso pode ajudar ou arruinar seu trabalho, portanto não exagere para não deformar o rosto e torná-lo irreconhecível.

Outra dica interessante é baixar um pouco a opacidade da camada do rosto, e vendo as duas camadas sobrepostas com alguma transparência fica mais fácil posicionar elementos como olhos e boca.

rostos sobrepostos

Use a Borracha (atalho E) ou – mais indicado – uma máscara de camada para esconder os excessos de rosto sobre a base: com a camada do rosto ativa (marcada em destaque na janela de Camadas), clique no botão “Adicionar máscara de camada” adicionar-mascara-de-camada.

Agora use um pincel “Redondo macio”, com tinta preta, para pintar sobre a máscara e esconder os excessos. Se quiser, pode fazer essa etapa depois da próxima (ajuste de tons), ou até melhorá-la.

mascara de camada no rosto

Agora um ajuste de matiz: crie uma camada de ajustes de matiz/saturação (menu Camada > Nova Camada de ajustes > Matiz/Saturação). Marque a caixa “Usar Camada Anterior para Criar Camada de Corte”, assim o ajuste vai afetar só a camada do rosto.

nova camada de ajustes matiz e saturação

Como a imagem base é bem saturada (tem cores fortes), aumente a saturação do rosto e faça também um pequeno ajuste no matiz, arrastando-o para a esquerda para deixar a pele mais avermelhada. Tente encontrar o tom que torne as peles mais parecidas. Não precisa perfeição total, vamos fazer mais correções em seguida.

ajustes de matiz e saturação

Amplie bem com o zoom (atalho Ctrl e tecla +) e verá que alguns pontos de encontro entre o rosto e a base ficam com contraste de claro com escuro, artificial. Se preciso corrija mascarando mais (pinte de preto com aquele pincel suave sobre a borda, na máscara da camada).

Mais camadas de ajuste: adicione uma de Brilho/Contraste (menu Camadas > Ajustes > Brilho/Contraste), também no modo “Usar Camada Anterior para Criar Camada de Corte”.

ajustes de brilho e contraste

Opcional: as sobrancelhas da imagem base estão aparecendo um pouco acima do rosto novo, então você pode apagá-las. Na imagem base, com a ferramenta Carimbo (atalho: S), copie a textura da testa sobre as sobrancelhas. Evite apagar as sombras laterais da região temporal.

sobrancelha apagada

Finalizei corrigindo a saturação geral que estava muito carregada pro meu gosto. Crie uma nova camada de ajustes de matiz/saturação acima de todas, reduzindo o valor da saturação.

ajuste geral de matiz e saturação

É isso. Se quiser tente outras melhorias, talvez um filtro de Nitidez. Ficou assim:

troca de rostos - resultado final

Caso não consiga criar boas composições por causa de cor, uma ideia é fazer e depois remover toda a saturação com o ajuste de Preto e Branco (menu Imagem > Ajustes > Preto e Branco), fica mais difícil distinguir se é ou não montagem.

troca de rostos - resultado final p&b

O arquivo no formato do Photoshop, com todas as camadas (2.6 MB), está disponível para download aqui.

Pratique bastante e quando estiver mais confortável com a técnica prossiga para casos mais complicados – rostos com cabelo na frente ou elementos adicionais como óculos.

Original: 2Photoshop – Face Swapping 

Author

Fundador do Tutoriart em 2010, é ex-instrutor de Photoshop, design web e gráfico. Em quase uma década de redação online, tem cerca de 1500 artigos publicados. Gerencia também o Memória BIT.

Write A Comment

Pin