Tutoriais

Tutorial: como transformar alguém em estátua no Photoshop

Anúncios Google

A chave para o sucesso nesse tutorial é (como quase sempre) achar as imagens ideais para trabalhar. Uma das partes difíceis ao transformar alguém em estátua é lidar com partes soltas como cabelos. Esse método não vai cobrir esse caso, usando um modelo com pouco cabelo para facilitar.

O jeito mais fácil de lidar com isso é ter uma estátua calva ou com o cabelo bem junto ao “corpo”. Pensando nisso foi escolhida a foto do ator Anthony Hopkins para nosso tutorial. Fique à vontade para usar fotos de outras pessoas, mas atente para a posição do rosto, já que um ângulo muito diferente não dará o resultado esperado na montagem.

Se você souber fotografar e tiver uma boa câmera (ou alguém que faça isso pra você), é o ideal, basta encontrar a estátua-modelo para conseguir imagens em todos os ângulos que precisar. Senão, bancos de imagem é o que resta, e pode não ser fácil obter o material ideal nos gratuitos, portanto boa sorte nisso.

Isso é que vamos produzir:

tutorial estátua no photoshop final

As imagens usadas serão essas:

Sir Anthony Hopkins - foto:  John Spellman/Retna Ltd.

Veja que o busto já tem uma certa semelhança com o modelo, o que facilita muito.

busto

Agora que temos as imagens, já são quase 50% do trabalho concluído. Não acredita? Vamos começar a execução com o alinhamento das camadas.

Abra a imagem da estátua, junte ao arquivo a imagem do modelo. Baixe a opacidade da camada do modelo e tente alinhar o melhor que puder os elementos como olhos, boca, etc. Uma boa referência é a linha onde começam os cabelos.

Para esconder os elementos foram usadas Máscaras de Camada, é só ativar clicando no botão, no rodapé da janela de Camadas, depois pinte de preto onde quiser esconder. O fundo preto é fácil: com tudo mascarado é só criar uma camada preenchida de preto por baixo de todas.

O cano de metal no primeiro plano, bem na frente do busto, também estava muito ruim, então foi eliminado com a ferramenta Carimbo, mas se quiser tente outras.

Ficou assim:

após máscaras

O passo mais importante: fazer uma boa mesclagem do rosto com a estátua. Precisamos perder essa textura de pele natural e dar-lhe um aspecto mais duro. Pra isso use a ferramenta Borrar, com pressão em torno de 30%.

Com pinceladas curtas, vá suavizando as linhas faciais, mas cuidando para não estragar as sombras e iluminação. Tente não passar duas vezes o pincel no mesmo ponto para não ficar borrado e artificial demais.

Fica mais ou menos isso:

rosto após usar a ferramenta borrar

Agora um truque não muito comum: use o filtro Alta Frequência (Filtro > Outros > Alta Frequência), com raio em torno de 90.

após alta frequência

Vamos nos livrar agora da cor inadequada. Crie uma camada de ajustes (ou aplique o ajuste direto sobre a camada) de Matiz/Saturação, e baixe a saturação para -70. Para ter um destaque nas luzes, um ajuste de Brilho/Contraste bem forte. Use +30 de contraste, assim os brilhos ficarão bem fortes, para remeter a uma superfície de pedra lisa.

Se ficou muito claro, reduza o brilho (no caso, foi para -10). Faça testes se estiver usando outras imagens pois os valores devem ser outros.

após ajustes de brilho e contraste

As partes mais escuras como na boca continuam artificiais, nenhum escultor faria uma fenda tão funda na estátua de verdade. Vamos corrigir isso criando uma nova camada acima da camada do rosto. Ajuste sua mesclagem para o modo Mais Claro, sua opacidade para 40% e preencha-a com a cor #cab7a6

após ajuste de cor

O queixo ainda parecia meio falso, então foi preciso melhorar as luzes ali, usando a ferramenta Subexposição, usando um pincel suave redondo, pressão em torno de 30%.

Se ainda houver cores desagradáveis sobrando, reduza usando a ferramenta Esponja, no modo Remover Saturação (nos lábios, por exemplo).

após esponja

Mais um ajuste de cor: crie uma nova camada acima de todas as outras, ajuste sua mesclagem para o modo Cor e a opacidade para 50%. Escolha uma cor e pinte sobre toda a estátua. Tente com várias até achar uma de seu agrado. O intuito é dar uma coloração única para toda a peça, para ficar mais uniforme. Assim:

após cor

Corrigindo os olhos agora. Como nossa estátua original tinha olhos bem visíveis, foi só copiá-los e colar em novas camadas, acima do rosto. Baixe a opacidade um pouco e use a Transformação Livre para ajustá-lo sobre os olhos do modelo.

Use máscaras de camada para esconder tudo menos a parte interna dos olhos. Se um dos olhos ficar bem e outro não, você pode tentar duplicar o que deu certo e usá-lo também no outro olho.

após olhos

Complete com ajustes adicionais. Foram usados alguns como Brilho/contraste, Curvas e Matiz/Saturação. Faça testes até obter um resultado satisfatório. Aproveite para corrigir coisas que não ficaram do seu agrado, como partes muito claras ou escuras (pode usar as ferramentas Sub ou Superexposição para isso).

Se acha que as luzes no rosto ficaram muito brilhantes, pode tentar reduzir bem ligeiramente a opacidade do rosto.

Mais uma vez o resultado final:

tutorial estátua no photoshop final

Original: Worth1000

Author

Fundador do Tutoriart em 2010, é ex-instrutor de Photoshop, design web e gráfico. Em quase uma década de redação online, tem cerca de 1500 artigos publicados. Gerencia também o Memória BIT.

4 Comments

Write A Comment

Pin