Acompanhe o tutorial e veja como criar um efeito de pintura em tela usando o Photoshop. A base de nosso efeito será o filtro “Pintura à óleo”, com acréscimo de vários ajustes. Além deles, vamos usar duas texturas de tela, dando um acabamento mais realista de pintura.
Dependendo da sua imagem, ajustes podem variar. O demonstrado aqui funciona bem para imagens com detalhes mais visíveis, como rostos em close. Para grupos de pessoas não deve ficar tão bom, mas não custa tentar…
🎓
Faça o download da texturas de tela:
- Textura Linho, de aopsan no Freepik.
- Textura Branca, de lifeforstock no Freepik.
Abra no Photoshop a imagem que será transformada em pintura. Escolhi essa menina pelas cores e qualidade do retrato. Se quiser a mesma (e para o tutorial, recomendo), baixe-a gratuitamente no FreeImages, aqui.
Comece convertendo a camada em um Objeto Inteligente — isso vai permitir a aplicação de vários ajustes sem alterá-la em definitivo. Caso mude de ideia sobre os ajustes, eles serão facilmente modificáveis mais tarde.
Clique com o botão direito sobre a miniatura da camada, e depois em “Converter como Objeto inteligente”.
Siga ao menu Filtro > Estilização > Pintura à óleo… Insira os seguintes ajustes:
- Estilização: 5.
- Limpeza: 3.
- Dimensionamento: 2.
- Detalhes de certas: 5.
- Caixa iluminação desmarcada.
Nota: se estiver usando outra imagem, ajustes diferentes podem ser necessários para melhor atender ao seu caso. Se é sua primeira vez tentando, mantenha os ajustes sugeridos, e mais tarde edite-os caso não goste tanto do resultado.
Se quiser uma aparência mais suave, repita o filtro. Siga ao menu Filtro, e clique na primeira opção, que é a repetição do último usado. Ou use o atalho de teclado Alt + Ctrl + F.

A seguir, um ajuste para enfatizar os efeitos de pincelada. Siga ao menu Ajustes > Sombras/Realces. Essas foram as configurações escolhidas:
- Intensidade: 50.
- Tom: 50.
- Raio: 70.
- Intensidade: 30.
- Tom: 70.
- Raio: 70.
- Cor: +90.
- Meio tom: +50.
- Recorte de preto e Recorte de branco: +0,1.
Para ver todos os ajustes, caso não estejam disponíveis, marque a caixa “Mostrar mais opções”.

Vamos tirar um pouco a “cara” de fotografia da imagem. A ideia é destacar contrastes coloridos com uma cor menos natural, mais “artístico”.
Clique no botãozinho no rodapé da guia de Camadas…
…e no menu que se abre, selecione a opção “Pesquisa de cores”.
Clique na caixa de opções do “Arquivo 3DLUT” e selecione o “FoggyNight“.
Mude o modo de mesclagem dessa camada de Pesquisa de Cores para “Matiz”, e reduza sua opacidade para uns 35%.
Agora uma correção de Contraste, pois no próximo passo as coisas vão clarear bastante. Selecione de novo a camada do Objeto Inteligente (a camada da Pesquisa de Cores deve estar em destaque, então clique sobre a miniatura da camada do Objeto). Siga ao menu Imagem > Ajustes > Brilho/Contraste. Deixe o contraste em 20 e confirme.
Criação do padrão
Abra a textura de linho que baixou no começo do tutorial como um novo arquivo do Photoshop. Atenção: não é para inserir no arquivo em que estamos trabalhando, é como um novo arquivo.
Com a textura aberta, siga ao menu Editar > Definir Padrão… Dê um nome ao seu padrão e confirme.
Feche o arquivo. Nada a mais a fazer aqui, você já criou o padrão. Volte ao arquivo em que estávamos trabalhando antes.
Continuando…
Siga ao menu Camada > Nova camada de preenchimento > Padrão… Selecione o padrão que acabou de criar. Mude sua escala para 25%.
Mude a opacidade dessa camada para uns 25%, e seu modo de mesclagem para “Luz Brilhante” – quero que o efeito apareça sobre as partes mais escuras da imagem.

Repita o mesmo procedimento com a segunda textura (abra-a em um novo arquivo, crie o padrão, feche, etc). Crie outra camada de preenchimento usando a segunda textura. Ajuste o padrão em 19% e confirme.
Mude sua mesclagem para Multiplicação.
Ajustes finais
Menu Camada > Nova camada de ajuste > Curvas (acima de todas exceto a Pesquisa de Cores).
E na camada da foto, Vibratilidade (menu Imagem > Ajustes > Vibratilidade). Aumente para +70.
Você pode seguir tentando mais ajustes. Se quiser menos cor, tente uma camada de ajustes de Matiz/Saturação. Ou se não gostou das cores, dê um duplo clique sobre a miniatura da camada de Pesquisa de Cores (sobre o ícone da camada) e experimente outros. Estou satisfeito com o resultado.
Resultado
Foi redimensionado, então o efeito da tela de linho não é tão visível. Se editar sua imagem com o tamanho certo, o efeito é melhor:
Mais exemplos
Original: Woman 5. Nesse, a camada de Pesquisa de Cores foi alterada para 50% e o padrão branco foi duplicado.
Original: Thai Woman. Nesse, quase a mesma coisa do anterior, com a Pesquisa de Cores alterada para EdgyAmber com opacidade 100 e poucas mudanças no ajuste de curva.
Download dos arquivos
Os arquivos produzidos nesse tutorial estão disponíveis para download. Eles têm marca d’água sobre as imagens originais, mas mantém todas as camadas e ajustes, para estudos. Para obtê-los faça uma contribuição de R$3,00 ao site.