Tutorial: Como Criar Superfície de Água no Photoshop

0
4239

Pra variar, que tal um tutorial para iniciantes, com um método vergonhoso de tão fácil para criar superfície de água? Acompanhe, são apenas quatro passos com comandos simples para conseguir um efeito realista.

Os comandos usados serão: filtro Nuvens, filtro Distorcer, ajuste de cor (nesse exemplo feito com uma camada de ajustes tipo Matiz/Saturação) e transformação Perspectiva. Se fizer pequenas alterações nos valores propostos, você consegue efeitos diferentes, com águas mais movimentadas, escuras ou vistas de ângulos diferentes.

Crie um novo documento do Photoshop com 800 x 600 px. Se preferir, use outros tamanhos, mas os ajustes vistos nesse tutorial podem mudar ligeiramente.

Novo documento do Photoshop, 1024 x 768

Certifique-se de que as cores de primeiro plano e plano de fundo são preto e branco (se não tiver certeza, aperte a tecla D). Siga então ao menu Filtro > Acabamento > Nuvens (Filter > Render > Clouds).

Após filtro Nuvens

Por cima, mais um filtro: agora é o Vidro (Glass), que está na galeria de filtros, menu Filtro > Galeria de Filtros... (Filter > Filter Gallery). Para obter um efeito igual ao visto aqui, use os ajustes:

  • Distorção (Distortion) 13
  • Suavização (Smoothness) 4
  • Textura Congelado (Frosted)
  • Tamanho (Scalling) 93%
  • Inverter desmarcado
Aplicando o filtro Glass (Vidro)
Após o filtro Glass

Pra ser água, tem que ser azul. Insira uma camada de ajuste de Matiz/Saturação (Hue/Saturation), clicando no botão "Matiz/Saturação" na janela de Ajustes (Adjustments - se não estiver visível, abra essa janela no menu Janela > Ajustes.

Nova camada de ajustes de Matiz/Saturação

Veja que os ajustes que eu usei foram: Matiz (Hue) 205, Saturação (Saturation) 38 e Luminosidade (Lightness) 0, com a caixa Colorir (Colorize) MARCADA.

Isso vai deixar sua água colorida. Mude o tom se preferir, alterando o valor do Matiz, ou aumente a intensidade da cor aumentando a Saturação.

Ajustes de Matiz/Saturação
Aparência da água após camada de ajustes de Matiz/Saturação

Agora o efeito de perspectiva. Com a camada que recebeu o filtro Nuvens ativa (cuidado para não aplicar sobre a camada de ajustes de Matiz/Saturação, ou não vai ver efeito nenhum), siga ao menu Editar > Transformação > Perspectiva.

Arraste as guias nas pontas inferiores para deixar a imagem mais ou menos como visto abaixo (afaste bem o zoom com Ctrl e -). Você deve arrastar um dos pontos bem pra longe do papel, horizontalmente - o outro ponto acompanha de forma automática.

Aplicação da perspectiva na camada da água

Ao final, você deve ter algo parecido com isso:

Efeito de água finalizado

Pra quem conhece o software Terragen, repare que o efeito é parecido com as renderizações de água que ele faz. Se você mudar os ajustes dos filtros vai conseguir superfícies diferentes, com águas mais ou menos em movimento.

Veja essa: parecida, mas ficou com reflexos mais claros, pois usei branco e um tom de cinza escuro (em vez de preto) ao aplicar o filtro Nuvens, no começo. Além disso, ao aplicar a perspectiva, arrastei mais a parte inferior que no outro exemplo - não parece que a "câmera" está mais perto da água?

Efeito de água mais claro

Esse foi um tutorial indicado para iniciantes, com técnicas simples que certamente você vai manter para o resto de seu aprendizado. Como você vai usar essa água? Fica por conta da sua criatividade.

Baseado em Rippling Water Effect

- Publicidade -

Receba atualizações do Tutoriart

É grátis, e você pode escolher entre receber só sugestões sobre arte, design gráfico, Photoshop, etc, ou só sobre WordPress, blogging, design web, snippets, etc. Ou tudo, se preferir!

Quero assinar...
Ao assinar, você concorda com os Termos de Privacidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui