Capa de disco em pintura aquarela no Photoshop

0
2936

Para esse tutorial, resolvi tentar uma ilustração baseada na capa do disco Roses, da banda The Cranberries. A pintura, de Andrew Swainson, é quase toda em verde, com alguns tons pastéis em rosa, salmão e amarelo ao fundo. Em destaque, uma foto da banda mesclada com as manchas de tinta e pinceladas. Simples e bonito. Vamos recriar o visual de aquarela no Photoshop.

Em vez de copiar usando os mesmo modelos, vamos com uma fotografia (link abaixo) que consegui num banco de imagens no deviantART. Com algumas camadas de ajuste, vamos obtermos aparência similar ao original do disco; ela será, então, pintada com pincéis de efeito aquarelado.

Para seguir o tutorial com conforto, é preciso ter conhecimento prévio do Photoshop, especialmente com seleções e comandos básicos. Se nunca usou Photoshop, um curso básico seria o ideal.

Para começar, vamos examinar as imagens. Essa é a arte original, a referência:

The Cranberries - Roses

E essa é a ilustração que você vai criar:

Efeito capa de disco no Photoshop

Antes de mais nada, baixe os arquivos que serão usados:

Crie um novo documento no Photoshop, com aproximadamente 1400 x 1400 pixels. Preencha a camada única de branco, então crie uma nova, clicando no botão Nova Camada, no rodapé da janela Camadas, ou use o atalho Ctrl + Alt + Shift + N.

Novo documento, camada branca para o fundo, e nova camada vazia acima
Novo documento, camada branca para o fundo, e nova camada vazia acima

Insira a imagem do modelo, redimensione-a e posicione-a mais ou menos como visto a seguir. Duplique a camada, desligue a visibilidade da original e mantenha-a ali, caso precise reutilizar.

Insira a imagem do modelo, redimensione e posicione

Na duplicada, crie uma seleção em torno dele com o método que tiver mais conforto, inverta-a e exclua o fundo. Delete a seleção com o comando Ctrl + D, depois remova a saturação da camada (menu Imagem > Ajustes > Remover Saturação).

Modelo isolado, sem saturação

Vamos acrescentar agora algumas camadas de ajuste que deixarão o modelo pronto para receber a colorização com os pincéis. Elas podem ser inseridas a partir do botão no rodapé da janela de camadas, pela guia que abre a janela Ajustes, ou pelo menu Camada > Nova Camada de Ajustes.

Caminhos para inserir camadas de ajuste no Photoshop
  • Comece com uma camada de Matiz/Saturação. Aumente só a Luminosidade em +10.
  • Siga com uma camada de Brilho/Contraste (B 39, C -10).
  • Depois, um Misturador de Canais: aumente só a Constante em +14.
  • Então, um ajustes de Curvas, similar ao visto abaixo. A intenção deste ajuste de Canais é deixar a imagem com os tons escuros um pouco mais claros (para não ficar nenhuma parte preta, elas devem ser sobrepostas pelo verde que virá  a seguir, e se estiverem totalmente negras, não vai dar certo), e ao mesmo tempo clarear bem o rosto e as partes brilhantes. Use a capa do disco de referência para saber como deve se parecer.

Todas as camadas de ajuste devem afetar apenas a imagem do modelo, e não o fundo; então selecione todas (vá clicando sobre suas miniaturas enquanto segura Ctrl), clique com o direito e selecione Criar máscara de Corte.

Antes e depois de criar máscaras de corte nas camadas de ajuste
Antes e depois de criar máscaras de corte nas camadas de ajuste

Tudo pronto para começar a pintar. Crie uma nova camada acima de todas. Selecione a ferramenta Pincel e carregue os pincéis que baixou no começo do tutorial. Se preferir instalá-los, leia este artigo sobre complementos do Photoshop. Caso contrário, simplesmente siga o caminho indicado na imagem abaixo e carregue os pincéis; eles serão agrupados junto com o pincel atual.

Carregando pincéis externos no Photoshop

Com vários destes pincéis, usando tons de verde, pinte naquela camada, por cima do modelo. A camada deve ser colocada no modo de mesclagem Matiz, assim as cores aplicadas serão aplicadas no modelo. Varie no tamanho do pincel e nos tons de verde até conseguir um efeito mais interessante.

Nsta camada também deve ser criada uma máscara de corte, como feito antes, assim as pinturas serão visíveis apenas sobre o modelo e não no fundo.

O verde aparece sobre o modelo, após pintar na camada acima dele, na mesclagem Matiz
Aparência das pinceladas na camada, quando no modo de mesclagem Normal
Aparência das pinceladas na camada, sem o modo de mesclagem Matiz

Depois, resolvi que minha imagem estava muito brilhante, então alterei a camada de ajustes de Brilho/Contraste para os valores B 35 e C 63. Para modificar os valores, é só dar um duplo clique na miniatura da camada.

Duplo-clique na miniatura para editar os ajustes da camada

Criei outra camada acima do modelo, para pintar algumas manchas com tons de verde, usando diferentes pincéis do grupo de aquarelas, com tamanhos médios. Isso dará alguma aparência de pintura a imagem, com marcas de tinta um pouco mais escuras. Esta camada deverá ficar no modo de mesclagem Sobrepor.

Marcas de tinta pintadas acima do modelo, no modo Normal e Sobrepor
Marcas de tinta pintadas acima do modelo, no modo Normal e Sobrepor

Prepare o fundo, que será composto de algumas simples pinceladas de aquarela com tons bem claros de rosa, verde e um pouco de amarelo ocre. Faça isso em camadas logo acima do fundo; vá sobrepondo as tintas e depois, se preferir, achate-as em uma única, acima da camada branca de fundo (aquela que foi criada ainda no início do tutorial). Depois de pintar, baixe bem a opacidade até ficar bem claro, como uma tinta bem aguada. Deve ficar suave.

Logo abaixo do modelo use tons mais escuros, que serão a base onde vai o texto mais tarde. Use um pincel grande e pincele só naquele lugar, troque de pincel, pincele mais... não arraste o pincel, o efeito não fica legal.

Para o fundo, só algumas tintas aguadas acima da camada original
Todas as camadas abaixo da 2 são de manchas coloridas, com opacidade bem baixa, de 5 a 15%

Em uma camada acima de todas, vamos fazer as tintas mais fortes com verdes - use amostras retiradas do modelo -  onde vai o texto. Varie os pincéis de aquarela para pintar. Onde for preciso escurecer mais, dê vários cliques com o pincel no mesmo lugar.

Faça a pintura da base com vários tons de verde, menos aguado onde vai o texto
Faça a pintura da base com vários tons de verde, menos aguado onde vai o texto

Para fazer a pincelada alongada na base da mancha, use o pincel mostrado abaixo, encontrado no grupo Pincéis de Mídia Aguada. Para criar o traço com mais conforto, uma mesa gráfica (tablet digital) é o mais indicado, devido a facilidade de controlar a espessura através da pressão.

Pincel usado para o traço na base do modelo
Base finalizada, é só inserir o texto
Base finalizada, é só inserir o texto

Adicione o complemento final, o texto; usei a fonte Zapf Renaissance, mas você pode escolher uma similar que tenha no computador, ou usar outras.

Finalizado

Efeito capa de disco no Photoshop

Veja aqui outra versão, com o modelo um pouco menos iluminado.

O arquivo-fonte do tutorial, no formato do Photoshop (.psd), está disponível para download COM FINS DE ESTUDO. Para baixar gratuitamente, clique no botão abaixo e troque-o pelo compartilhamento desta página em uma rede social de sua escolha.

Recomendo que pratique com outras imagens, crie composições com mais pessoas, invente, usando as etapas ensinadas.

- Publicidade -

Receba atualizações do Tutoriart

É grátis, e você pode escolher entre receber só sugestões sobre arte, design gráfico, Photoshop, etc, ou só sobre WordPress, blogging, design web, snippets, etc. Ou tudo, se preferir!

Quero assinar...
Ao assinar, você concorda com os Termos de Privacidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui