Para começar a segunda parte, vamos melhorar os destaques de fundo. Crie uma nova camada, selecione a Ferramenta Pincel (B) e com um grande pincel macio e arredondado e branco para a cor, pinte com a parte mais externa do pincel na parte inferior do papel.
Crie uma nova camada, pinte na parte inferior central do papel com a Ferramenta Pincel (B). Coloque essas duas camadas em um novo grupo, renomeie o grupo “Back Highlights”, altere a mesclagem para Subexposição de Cor.
Agora adicionaremos um reflexo das linhas de luz no capacete. Selecione o grupo Light Lasers com todas as linhas, pressione Ctrl + Alt + E para criar uma nova camada de conteúdo mesclado. Coloque essa camada em cima das outras, use a ferramenta Transformação Livre (Ctrl + T) para girá-la verticalmente: clique com o botão direito do mouse na seleção e “Inverter verticalmente”.



Em seguida use a mesma ferramenta de transformação livre (Ctrl + T) para girá-la horizontalmente e reduzir o tamanho dessas linhas em 50%.


Use o filtro Dissolver… (menu Filtro – Dissolver…) nessas formas com um tamanho de pincel de 1000 px e use a Ferramenta Enrugar (S) no centro das formas para curvá-las como abaixo:

Crie uma máscara de camada nessa camada (menu Camada – Máscara de camada – Revelar tudo). Selecione a Ferramenta Pincel com um pincel arredondado macio e a cor preta. Verifique se a Máscara de camada está selecionada e pinte ao redor do visor do capacete para esconder as linhas ao redor dele.

Altere o modo de mesclagem para Clarear e o preenchimento para 70%.
Agora alguns reflexos de estrelas e luz no visor. Abra uma das texturas de estrela baixadas no começo e arraste para o documento. Redimensione usando a ferramenta de Transformação Livre, colocando na frente do capacete.
Crie uma máscara de camada em branco na camada de textura de estrela (menu Camada – Máscara de camada – Revelar tudo), use a Ferramenta Pincel com preto e pinte a máscara de camada para ocultar as partes da textura ao redor do capacete. Altere o modo de mesclagem para Divisão.
Crie uma nova camada, preencha-a com preto e crie um reflexo de lente usando o Filtro de reflexo de lente (menu Filtro – Renderização – Reflexo de lente), com brilho de 100% e primário de 105 mm.

Redimensione o reflexo da lente usando a ferramenta de transformação livre, coloque-a na frente capacete, altere sua mesclagem para Subexposição de Cor.

Crie pequenos círculos brancos usando a Ferramenta Elipse (atalho: U). Mescle todas essas camadas de círculo, aplique nela um filtro Desfoque Gaussiano com raio de 5px. Coloque essa camada circular em um novo grupo, altere a mesclagem para Subexposição de Cores e renomeie esse grupo como “Front Highlights”.


Crie uma nova camada, selecione a Ferramenta Pincel com um pequeno pincel macio e arredondado com 25% de opacidade e cor branca. Pinte algumas partes do astronauta para destacá-las. Coloque essa camada no grupo “Front Highlights”.

Crie uma nova camada, selecione a Ferramenta Pincel com um pincel grande e arredondado e com 25% de opacidade e pinte por toda a tela para destacar essas peças (em branco). Coloque esta camada no grupo “Front Highlights”.
Vamos agora ocultar partes das luzes de linha que criamos em segundo plano. Crie uma máscara de camada em branco no grupo “Light Lasers”, selecione a Ferramenta Pincel e com um pincel arredondado macio e preto, comece a pintar na máscara da camada para ocultar partes dessas linhas. Repita o processo na camada “Light Lasers Color Dodge”.
Selecione todas as camadas que criamos até o momento e pressione Ctrl + Alt + E. Selecione a nova camada mesclada, aplique um Desfoque Gaussiano nela com um raio de 20 px. Mude a mesclagem para Matiz e o Preenchimento para 50%.
Crie uma máscara de camada em branco nessa camada, use a ferramenta Pincel para ocultar as partes dessa camada no capacete.

Crie uma nova camada, preencha-a com preto, adicione algum ruído nessa camada (menu Filtro – Ruído – Adicionar ruído) com uma quantidade de 30%, distribuição em Gaussiano e monocromático.
Mude a mesclagem da camada para Matiz e o preenchimento para 25%.
Basicamente está pronto. Se quiser dar um toque de cartaz retrô, você pode usar uma textura de papelão. Arraste a textura de papelão para o documento e altere a mesclagem dela para o modo Sobreposição.

De novo, o resultado final:
1 Comment
Adorei o tutorial, super fácil e muito bem explicado, Parabéns.