Photoshop

Tutorial: astronauta em cenário de fantasia no Photoshop

Crie um cenário espacial e retrô com luzes, efeitos de camada e algumas imagens. Indicado para nível intermediário.
Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr
Anúncios Google

Acompanhe o tutorial e recrie esse cenário retrô, iluminado com um astronauta usando o Photoshop. Serão usadas cores vibrantes com bastante contraste com o fundo escuro, alguns filtros e ajustes de camadas, imagens externas e texturas. Indicado para estudantes de nível intermediário, que já conhecem as ferramentas básicas do software.

Esse é o resultado que você deve conseguir:

resultado final

Antes de começar, faça o download dos recursos necessários:

Abra o Photoshop e crie um novo documento; foi usada a resolução de 2560 x 1440 px com plano de fundo transparente. Preencha a camada de fundo com a cor # 1E1E1E. Siga ao menu Editar – Preenchimento – Cor e adicione essa cor escura, e renomeie a camada como “Background 1”.

Adicione um Estilo de Camada do tipo Sobreposição de Degradê nessa camada, indo da cor # 13121E para # 030303 com os seguintes parâmetros:

ajustes do degradê
Ajustes do degradê
Resultado após o degradê

Crie uma nova camada, renomeie-a como “Background 2”, preencha-a com branco e de novo, adicione um estilo de camada de sobreposição de degradê nessa camada, passando de # DB2B7A para # 9B2599 com os seguintes parâmetros:

ajustes do degradê

Resultado do degradê

Coloque essa camada em um novo grupo, renomeie o grupo como “Background 2”, altere o Modo de Mesclagem para Sobreposição.

Carregue os padrões de estrelas baixados no começo e então crie uma camada de preenchimento de padrão, pelo menu Camada – Nova camada de preenchimento – Padrão, e selecione um das “Stars”.

preenchimento com padrão de estrelas
Preenchimento com padrão de estrelas

Mude o modo de mesclagem dessa camada de preenchimento de padrão para Subexposição de Cores.

Aparência após mudança no modo de mesclagem
Aparência após mudança no modo de mesclagem

Crie mais três camadas de preenchimento de padrão com os outros padrões de estrelas do pacote, usando o modo de Subexposição de Cores na mesclagem de todas.

Camada 1
Camada 2
Camada 3
ordem das camadas
Ordem das camadas

Vamos adicionar um pouco de desfoque às estrelas: duplique uma das camadas de preenchimento de padrão de estrelas, aplique um filtro de Desfoque de Movimento (menu Filtro – Desfoque – Desfoque de movimento) nessa camada, com distância de 25 px e ângulo de 0 °.

aplicação do filtro
Filtro

Nessa mesma camada, sob todos os outros padrões de estrelas, altere o preenchimento para 50% de visibilidade. Coloque todas as camadas que criamos na última etapa em um novo grupo, renomeie esse grupo como “Stars”.

Camadas agrupadas
Camadas agrupadas

Vamos criar as linhas de luz em todo o papel. Esse processo levará um tempo. Crie linhas de uma cor por vez. Comecei com a cor verde: selecione a Ferramenta de Linha (atalho: U) e crie 4 ou 5 linhas que se juntam no centro inferior da tela.

linhas

Vamos adicionar alguns efeitos às linhas. Selecione uma das linhas e adicione os estilos de camada:

efeitos de camada photoshop
Efeitos de camada: sombra interna
Efeitos de camada
Efeitos de camada: brilho interno
Efeitos de camada
Efeitos de camada: sobreposição de cor
Efeitos de camada
Efeitos de camada: brilho externo

Copie os estilos dessa camada e aplique nas camadas das outras linhas verdes. Para isso, clique com o botão direito do mouse na camada de linha com os estilos aplicados, selecione Copiar estilo de camada, então selecione as outras linhas sem estilo de camada, clique com o botão direito do mouse e selecione Colar estilo de camada. Coloque todas as camadas de linhas em um novo grupo, nomeie-o como “light green”.

novo grupo

Repita o  processo para criar várias outras linhas usando cores diferentes. Também use cores diferentes nos estilos de camada. Se estiver usando uma cor roxa na linha, use cores roxas nos estilos de camada.

novas linhas

Coloque todas essas linhas de cores em um novo grupo, renomeie o grupo “Light Lasers” e altere seu Preenchimento para 75%.

Selecione o grupo “Light Lasers” e pressione as teclas Ctrl + Alt + E ao mesmo tempo. Isso criará uma nova camada com todas as camadas de linha mescladas. Renomeie essa camada “Light Lasers Color Dodge” e altere o preenchimento dela camada para 25%.

Coloque essa camada em um novo grupo também chamado “Light Lasers Color Dodge” e altere seu Modo de Mesclagem para Subexposição de Cores.

camada mesclada com subexposição de cor

Crie uma nova camada, selecione a Ferramenta Pincel (atalho: B) e com um pincel grande e arredondado, com um tamanho em torno de 2000 px, selecione uma cor roxa e pinte na parte superior do papel.

pintando com roxo

Crie uma nova camada, pinte na parte inferior da tela com uma cor azul com o mesmo pincel.

pintando com azul

Crie uma nova camada, pinte na parte inferior direita da tela com uma cor amarela com o mesmo pincel. Selecione e mescle essas três camadas de cores (Ctrl + E) e aplique um filtro Desfoque Gaussiano nela (menu Fitro – Desfoque – Desfoque Gaussiano) com raio de 600 px.

Mude o preenchimento desta camada para 35% e o modo de mesclagem para Divisão.

mudando mesclagem

filtro desfoque
Aplicação do filtro
após o filtro
Após o filtro e os ajustes
modo divisão
Após modo Divisão

Duplique o grupo Light Lasers (Ctrl + Alt + E), coloque a nova camada mesclada acima de todas as outras. Use a Ferramenta de transformação livre (Ctrl + T) para girá-la horizontalmente; para fazer isso, clique com o botão direito do mouse na seleção e selecione “Virar horizontalmente”.

virar horizontal
Virar horizontalmente

após virar

Aplique um filtro Desfoque Gaussiano nessa camada com raio de 30px, então altere o Preenchimento da camada para 75%. Coloque essa camada em um novo grupo e altere seu modo de mesclagem para Subexposição Linear (Adicionar).

desfoque
Desfoque
Ajuste de preencimento
Ajuste de preenchimento
Ajuste de mesclagem
Ajuste de mesclagem

Agora vamos adicionar o astronauta. Abra o arquivo em outro documento do Photoshop e arraste-o para dentro do que estava trabalhando. Use a Ferramenta de transformação livre (Ctrl + T) para girar e redimensionar o astronauta, posicione-o ao centro inferior do papel.

Posição do astronauta
Posição do astronauta
Astronauta redimensionado e posicionado
Astronauta redimensionado e posicionado
Ordem das camadas
Ordem das camadas

Adicione uma camada de ajuste preto e branco (menu Camada – Nova camada de ajuste – Preto e branco), com esses parâmetros:

Ajuste de Preto e Branco
Ajuste de Preto e Branco

Altere o preenchimento dessa camada de ajuste para 50% e crie uma máscara de recorte (menu Camada – Criar máscara de recorte).

camada de mascara de recorte

Crie uma nova camada, selecione a Ferramenta Pincel (atalho: B) com um pincel arredondado macio e tinta preta; pinte o capacete. Crie uma máscara de recorte dessa camada.

pintura do capacete

Crie uma camada de ajuste de Mapa de Degradê (menu Camada – Nova camada de ajuste – Mapa de degradê) indo de # AA009B para # F5F847 e com os parâmetros:

Mapa de degradê
Mapa de degradê

Crie uma máscara de recorte a partir dessa camada de ajuste e altere sua Opacidade para 30%.

após recorte

com camadas de ajustes
Com as duas camadas de ajuste

Crie uma nova camada vazia, crie uma máscara de recorte a partir dessa camada, selecione a Ferramenta Pincel (B) com opacidade de 50%, um pincel arredondado macio e cor preta; pinte nas bordas do astronauta nessa nova camada.

pintura na camada
Pinte para escurecer as bordas

astronauta com pintura

Adicione um estilo de camada Sobreposição de Degradê a essa camada com esses parâmetros:

Sobreposição de degradê
Sobreposição de degradê
Após degradê
Após degradê

Selecione todas as camadas da criação do astronauta, pressione Ctrl + Alt + E para criar uma nova camada com todas essas camadas mescladas. Adicione a ela um ajuste de Exposição (menu Imagem – ajustes – exposição) com esses parâmetros:

Ajustes da camada
Ajustes da camada

Remova a saturação dessa camada pelo menu Imagem – Ajustes – Remover saturação. Altere o modo de mesclagem dessa camada para Luminosidade e seu preenchimento para 35%.

sem saturação

mesclagem em Luminosidade
Mesclagem em Luminosidade

Faça uma seleção do astronauta; para fazer isso, clique com o botão direito do mouse na miniatura da camada astronauta e “Selecionar pixels”. Crie uma nova camada e nela preencha esta seleção com branco.

seleção de pixels
Seleção dos pixels na camada do astronauta
camada preenchida de branco
Nova camada com região preenchida de branco

Aplique um filtro Desfoque Radial nessa camada de forma branca;  quantidade de 100, zoom para o método Desfoque. Altere o Modo de Mesclagem para Sobreposição e seu Preenchimento para 50%.

Desfoque Radial
Desfoque Radial

com desfoque radial

resultado após desfoque

camadas após desfoques

Selecione todas as camadas que criamos nessa etapa e pressione Ctrl + Alt + E, usando um filtro Alta Frequência nesta nova camada, com raio de 5px. Mude o modo de mesclagem dessa camada para Sobreposição. Coloque todas as camadas que criamos nessa etapa em um novo grupo e depois oculte esse grupo para que possamos trabalhar em segundo plano.

com camadas mescladas

Alta frequência

após alta frequência
Após alta frequência

aspecto geral

ordem das camadas

Continua na próxima página, link abaixo ↓

1 2

Fundador do Tutoriart em 2010, é ex-instrutor de Photoshop, design web e gráfico. Em quase uma década de redação online, tem cerca de 1500 artigos publicados. Gerencia também o Memória BIT.

Deixe um Comentário

Pin