Tutorial: arte estilo aquarela no Photoshop

Acompanhe o tutorial e crie uma bela arte inspirada na pintura com aquarela.
0
57

Acompanhe o tutorial para criar uma bela ilustração em estilo aquarela no Photoshop. Durante o processo você vai aprender ou praticar o uso de pincéis especiais, combinando imagens, aplicando texturas e fazendo ajustes.

Indicado a quem já tem alguma experiência com Photoshop, conhecendo o nome e posição das ferramentas básicas.

Antes de começar, veja o resultado que devemos obter:

E ainda antes de começar, vamos fazer o download dos recursos necessários (todos gratuitos):

Crie um novo documento e o preencha de branco. O tamanho usado no tutorial foi 1200 × 800. Adicione a imagem Papel 1 ao documento, mova-o acima de todas as camadas e aplique uma rotação (Ctrl + T, ou menu Editar > Transformação > Girar a 90º Anti-horário).

Clique com o botão direito sobre essa camada e a converta num Objeto Inteligente, então aplique um Virar Horizontalmente:

Reduza a opacidade da camada para 30%, assim o branco de fundo aparecerá suavemente mesclado à textura:

Abra a textura Papel 2, e com a ferramenta Letreiro Retangular, faça uma seleção em sua área superior esquerda. Use a ferramenta Mover (atalho V) para arrastar essa parte para o documento principal. Reduza sua opacidade também para 30%:

Pegue a parte indicada, mova para o arquivo principal e reduza a opacidade

Use uma camada de ajustes do tipo Matiz/Saturação para alterar a cor da imagem:

Extraia a modelo de seu fundo e a posicione na área central do documento. Use então uma máscara de camada para suavizar a mesclagem de suas bordas contra o fundo:

Mais camadas de ajuste (Matiz/Saturação, Equilíbrio de Cores e Curvas) com o modo Máscara de Recorte ativo, para que apareçam apenas na modelo e não no fundo:

Com um pincel macio e tinta preta, e opacidade em torno de 30%, pinte a máscara da camada de ajuste de curvas para esconder certas partes. Veja o resultado para ter ideia:

Acima, o resultado da pintura na máscara, e abaixo, o resultado visível na imagem.

Insira a imagem Aquarela 1 no documento, logo abaixo a camada da modelo. Converta-a em Objeto Inteligente e mude o modo de mesclagem para o modo Multiplicação. Como antes, use um pincel para suavizar na máscara o encontro das bordas com o resto:

Local de posicionamento da imagem Aquarela 1

Duplique esta camada e a mova para a direita após aplicar um Virar Horizontalmente. Use a máscara de camada para deixar assim:

Insira o arquivo Aquarela 2 logo abaixo da camada da modelo. Com uma máscara de camada, apague certas partes, assim:

Duplique esta camada e vire-a horizontalmente. Use uma máscara de camada para remover algumas partes e agora teremos um bon efeito em seus ombros, assim:

Isole os galhos de Galhos 1, insira no arquivo e converta sua camada em Objeto Inteligente. Posicione-os acima da modelo e reduza o tamanho (Ctrl + T). Adicione uma máscara de camada e use o Laço Poligonal (L) para fazer uma seleção das bordas dos galhos, então use um pincel de borda dura e tinta preta para remover a parte inferior, assim como alguns galhos inteiros. Veja:

Adicione uma camada de ajustes de Curvas no modo Máscara de Recorte para tornar os galhos um pouco mais brilhantes:

Abra a imagem Galhos 2. Vamos pegar parte da imagem e colocá-la acima da cabeça da modelo, no lado direito. Duplique então a camada duas vezes, nomeando-as de 1 a 3.

Aplique um Virar Horizontalmente na segunda, então posicione-as ao redor da cabeça. Use uma máscara de camada para esconder a parte inferior da terceira.

Parte que será usada

Os galhos são mais escuros que o fundo, então vamos corrigir. Ative as camadas de galhos (clique sobre cada nome da camada segurando Ctrl), então agrupe-as com o atalho Ctrl + G. Mude o modo de mesclagem da camada de Passagem (Pass Through) para Normal 100%. Na camada 3, aplique uma camada de ajuste de Curvas:

Como a mesclagem está em Normal 100%, esta camada de Curvas só afetará as camadas dentro deste grupo (galhos 2).

Crie uma nova camada acima de todas. Ajuste as cores de primeiro e segundo planos respectivamente para #a8ba81 e #012955. Com a ferramenta Letreiro Retangular, crie um quadrado na imagem e então siga ao menu Filtro > Renderização > Nuvens. Em seguida, Filtro > Pixelização > Mosaico:

Depois, Filtro > Distorção > Coordenadas Polares:

Converta este resultado num Objeto Inteligente, então reduza seu tamanho e mude a mesclagem para o modo Luz Direta, a 100%. Use o comando Transformar (Ctrl + T) para rotacionar o objeto e posicioná-lo sobre a bochecha direita da modelo, escondendo partes indesejadas com uma máscara de camada:

Duplique esta camada e mova a cópia para a bocheca esquerda, repetindo o procedimento da máscara para esconder a parte necessária:

Uma camada de Equilíbrio de Cores em modo recorte para alterar a cor deste efeito:

Crie uma nova camada e use um pincel duro, com a cor #012955, para criar alguns pontos abaixo do olho esquerdo. Pressione F5 para fazer o ajuste do pincel dessa forma:

Duplo clique nesta camada para em seguida aplicar uma Sobreposição de Degradê:

Resultado com a sobreposição de degradê

Crie uma nova camada e faça uma seleção pegando os lábios. Preencha (na nova camada) com a cor #779370. Mude o modo dessa camada para Luz Direta, 100% de opacidade. Nomeie a camada "cor dos lábios".

Nova camada. Abra os pincéis que baixou e ajuste a cor de primeiro plano para #83192d. Com o pincel 681, tamanho 100 px, pinte um pouco sobre os lábios. Segure Ctrl enquanto clica na camada de cor nos lábios para carregar uma seleção em torno de seu conteúdo, então clique em "Adicionar máscara de camada". Então mude a mesclagem da camada para Sobrepor:

Crie uma nova camada e com o pincel de respingos número 481, pinte sobre lábios e queixo; ajuste a mesclagem para Sobrepor:

Cole a imagem Aquarela 3 próximo ao olho direito, após rotacionar e redimensionar de acordo com a imagem abaixo. Mude a mesclagem para Multiplicação e use uma máscara de camada para obter um efeito de desaparecimento suave:

Mais camadas de ajuste: Curvas e Equilíbrio de Cores, ambas no modo Recorte, para alterar as cores da "aquarela":

Cole a Aquarela 4 na imagem e altere sua mesclagem para o modo Multiplicação.

Clique com o botão direito sobre essa camada, escolha Opções de Mesclagem. Segure a tecla Alt enquanto arrasta o botão deslizante para reduzir o efeito. Então use uma máscara de camada no rosto e ao redor da modelo, deixando assim:

Adicione uma camada de Curvas em modo de recorte a esta camada:

Abra a imagem Aquarela 5 do pacote. Posicione acimda da cabeça da modelo, lado direito, e aplique uma transformação tipo Deformar, assim:

Mude o modo para Multiplicação e use uma máscara de camada para esconder partes no rosto da modelo:

Use outra imagem de aquarela no lado esquerdo da cabeça da modelo, com mesclagem em Multiplicação e de novo, a máscara de camada para esconder certas partes:

Uma camada de ajuste de Matiz/Saturação para alterar as cores deste efeito:

Mais uma textura de aquarela na mesma região, mas numa posição um pouco inferior. Mesma coisa: Multiplicação, máscara de camada para esconder partes.

Duplique esta camada e a mova para o meio da testa da modelo, e com uma máscara de camada, faça algo assim:

Faça um grupo com estas camadas de aquarela e ajuste a mesclagem em Multiplicação. Reduza a saturação do grupo com uma camada de Matiz/Saturação:

Abra a imagem de Flores. Com a ferramenta Mover, posicione-a na testa da modelo. Então, numa nova camada abaixo da camada das flores, use um pincel macio pequeno, opacidade por volta de 40%, para pintar o que seria a sombra das flores.

Uma camada de Matiz/Saturação para a camada de flores:

Abra a imagem de meio-tom, posicione-a no lado esquerdo da cabeça da modelo, mude a mesclagem para Luz Suave e esconda algumas partes com uma máscara de camada:

Escolha um meio-tom colorido para a região central das flores. Mesclagem em Multiplicação e máscara para esconder a parte inferior:

Posicione uma das imagens de wireframe no lado direito da cabeça da modelo, com mesclagem em Luz Suave:

Crie uma nova camada acima de todas. Com um pincel macio e a cor #b4ad92, ilumine um pouco o topo da cabeça da modelo e mescle elemento ali. Mude a mesclagem desta camada para Sobrepor:

Escolha 3 borboletas do pacote baixado, e arranje-as como visto a seguir:

Agrupe as borboletas e mude a mesclagem do grupo para Normal. Crie uma camada de Curvas para este grupo:

Crie algumas camadas de ajuste acima de todas.

Mapa de Degradê:

Ajuste este mapa de degradê para o modo de mesclagem Luz Suave.

Equilíbrio de Cores e Níveis:

Chegou até aqui? Ótimo, porque já terminou! De novo, o belo resultado final:

- Publicidade -

Receba atualizações do Tutoriart

É grátis, e você pode escolher entre receber só sugestões sobre arte, design gráfico, Photoshop, etc, ou só sobre WordPress, blogging, design web, snippets, etc. Ou tudo, se preferir!

Quero assinar...
Ao assinar, você concorda com os Termos de Privacidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui