Tutorial: como transformar pessoa em estátua no Photoshop

7
5139

Nesse tutorial você acompanha um passo a passo de como aplicar à foto de qualquer pessoa um efeito que a fará parecer uma estátua (um busto, no caso), usando diversas ferramentas e técnicas do Photoshop, entre elas: Camadas de Ajuste, Máscara de Camada, filtros como Desfoque e Refinar Arestas, opções de mesclagem de camadas e muitas outras.

O resultado pode ser usado em conjunto com outras imagens, para criar grandes esculturas, uma estátua encravada numa montanha... Viaje e desenhe seu cenário.

Para a execução, conhecimento prévio é necessário, especialmente sobre uso das Ferramenta Caneta e Carimbo. O arquivo final fica bem grande (2100 x 1600), então é recomendável ter uma boa máquina ou fechar outras aplicações pesadas enquanto trabalha. Serão necessárias também algumas imagens, baixe-os antes de começar o trabalho.

Vamos usar uma imagem com resolução razoável. A modelo será a atriz Natalie Portman, nessa imagem de 1600 x 1200. Se preferir, use outra de sua preferência, desde que similar (de frente, boa resolução).

Abra a imagem no Photoshop. A primeira coisa a ser feita é isolar a modelo em uma camada separada do fundo. Você pode fazer isso de várias formas, mas como o fundo é branco, assim como parte das luzes que recaem sobre as arestas da figura, o melhor será criar o contorno com a Ferramenta Caneta (tecla de atalho: P), no modo Demarcador, e depois converter o demarcador criado em uma seleção (clique com o botão direito e selecione "Criar seleção...).

Trabalhe com bastante zoom, criando o demarcador com calma, usando a Ferramenta Seleção Direta (atalho: A) para corrigir ocasionais erros. Capriche no delineamento pois como ficar o demarcador, será exatamente o contorno da sua estátua/busto.

Use um meio de seleção mais preciso

Comece pela parte inferior, perto de onde seria o ombro. Não se preocupe em delinear a roupa, pois ela será eliminada depois. Faça o demarcador como se não houvesse roupa (veja na imagem abaixo), e mantendo uma mínima distância da pele, pois parte dela está iluminada e invisível devido ao fundo branco.

Etapas da criação do demarcador

Veja que parte da cabeça foi eliminada, pois não aproveitaremos o cabelo. Na imagem central, note a pequena borda branca que foi preservada no rosto; e na parte de baixo, resolvi desenhar o contorno do ombro.

Detalhes do demarcador em torno da modelo

Converta o demarcador em seleção, como foi feito antes; pressione Ctrl + J (ou Cmd + J no Mac) para criar uma nova camada a partir da seleção. Agora Natalie estará separada em sua própria camada com fundo transparente; nomeie-a como "modelo".

Desligue a visibilidade da camada "Plano de Fundo", mas mantenha-a lá, como segurança, caso você resolva reutilizar a imagem original.

Modelo isolada em uma camada, sem fundo

Crie uma camada de fundo, abaixo da camada da modelo (nomeie-a como "fundo", se preferir) e preencha-a com preto sólido.

Duplique a camada "modelo" e desligue a visibilidade da primeira, mantendo-a reservada por segurança, abaixo da camada "fundo". Segurando a tecla Ctrl, clique sobre a miniatura da camada "modelo cópia" na paleta de camadas; isso vai criar uma seleção em volta da modelo.

Então, usando a Ferramenta Carimbo (tecla de atalho: S), com um pincel macio e diâmetro de 40 px, comece a copiar as regiões da testa mais para o alto, apagando o cabelo de Natalie; mantenha o fluxo do Carimbo em cerca de 30%. Trabalhe sem pressa, com bastante zoom, para obter um resultado satisfatório. Vá copiando e mesclando a pele para as regiões com cabelo, até obter algo parecido com o visto abaixo.

Quando preciso, diminua o tamanho do pincel, para detalhes perto da orelha. Não se preocupe se o resultado não for totalmente realista neste ponto, o importante é eliminar os cabelos.

Eliminando os cabelos restantes

Remova a saturação da modelo (menu Imagem > Ajuste > Remover Saturação, ou atalho de teclado Ctrl + Shift +U). Com uso de zoom para aproximar bem a imagem, crie uma seleção que pegue apenas a parte interna dos olhos (veja abaixo).

Use a ferramenta que lhe for mais conveniente (por exemplo, Caneta); no caso, utilizei a Máscara Rápida, com um pincel em torno de 5 px de diâmetro, opacidade e fluxo em 100%.

Ferramenta Máscara Rápida

Use a Ferramenta Degradê (atalho: G) para criar um degradê de preto para branco, linear, e aplique em uma nova camada acima da camada "modelo cópia", deixando-o parecido com o visto na próxima imagem. Comece o degradê um pouco distante do olho, terminando no meio da sobrancelha, isso fará com que os tons variem entre cinza, sem muito contraste de preto e branco. Nomeie esta camada como "olhos".

Não se preocupe com muitos detalhes agora, vamos cuidar disso mais tarde. Por ora é o suficiente esconder os olhos.

Criando os olhos da estátua

Para completar a região dos olhos (por enquanto), vamos atenuar bastante sobrancelhas e cílios, pois estátuas de pedra não os têm, certo? Na camada da modelo, usando a Ferramenta Subexposição (atalho de teclado: O), com um pincel macio, tamanho variando entre 10 e 30 px, no intervalo "Tons Médios" e exposição em cerca de 20%, atenue as sobrancelhas e os cílios.

Faça com cuidado para não deixar áreas excessivamente claras, especialmente nos cílios, variando o pincel para tamanhos menores quando necessário.

Atenuação dos olhos da estátua

Clique novamente na miniatura da camada "modelo cópia" com a tecla Ctrl pressionada para criar uma seleção em seu conteúdo. Com a Ferramenta Carimbo (atalho: S) elimine a roupa da modelo, usando um pincel macio com fluxo em cerca de 20%. Vá clonando as regiões em que a pele aparece, próximas da roupa.

Nota: como você notará, mudei de ideia no final e decidi criar um recorte maior :p. Mas se quiser, siga este método e pratique dos dois jeitos.

Não se preocupe em reproduzir as texturas da pele nas áreas clonadas, o importante é apenas despir o personagem. O resultado deverá ser similar ao visto a seguir.

Após eliminação das roupas

Abra a imagem "textura1" em um novo arquivo, copie-a e cole no documento em que está trabalhando, em uma camada acima de todas. Nomeie-a como "textura1" e mude seu modo de mesclagem de "Normal" para "Multiplicação".

Pressione Ctrl + T para transformar a camada (ou menu Editar > Transformação Livre); ajuste a altura para 170%, largura para 170% e um giro de 90°, no menu acima da tela. Certifique-se de que a textura encobre perfeitamente a cabeça, incluindo as orelhas. Pressione Enter para confirmar a transformação.

Redimensionando a estátua

Duplique a camada da textura, pressione Ctrl + T e gire manualmente a camada, posicionando-a na parte de baixo da estátua, à esquerda (veja abaixo), tomando cuidado para não manter as duas camadas de textura sobrepostas.

Duplicação de parte da camada de textura

Mescle as duas camadas de textura (Ctrl + E ou menu Camadas > Mesclar Camadas), e com a Ferramenta Carimbo, usando pincel macio, cerca de 40 px e fluxo em 10%, cuidadosamente suavize a área onde havia o encontro das duas camadas, copiando partes da própria textura sobre a emenda (deve ter ficado um recorte em contraste entre as áreas).

Veja:

Suavize o encontro entre as duas camadas de textura

Continue com o Carimbo, com fluxo um pouco mais alto (entre 20 e 25%), e vá clonando regiões da textura por toda a parte à direita da estátua, onde não há textura ainda.

Copie partes da textura de rachadura no outro lado da estátua, posicionando-as onde achar mais interessante. É só continuar usando o Carimbo, com um pincel suave redondo, opacidade em 100%.

Aplicação da textura

Seja criativo para criar rachaduras onde for mais interessante, ou tirá-las de onde não quiser - é só clonar partes lisas da pedra para "apagar" a rachadura, clonando por cima.

Quando tiver feito todas as clonagens de textura que acha suficientes, para manter a textura apenas na modelo, crie uma Máscara de Corte; com a camada da textura selecionada, clique na miniatura da camada da modelo com o Ctrl pressionado, criando uma seleção com a forma do conteúdo da camada, então clique no botão "Adicionar Máscara de Camada".

Ícone de seleção do conteúdo da camada
Segure Ctrl; coloque o cursor do mouse ali e o ícone de seleção do conteúdo da camada aparece... Clique.
Botão Máscara de camada
Botão Máscara de camada
Máscara de camada criada
Máscara de camada criada (na camada da textura!)

Por fim, remova a saturação da textura com uma camada de ajuste (menu Camada > Nova Camada de Ajuste > Matiz/Saturação; marque a caixa "Usar Camada Anterior Para Criar Máscara de Corte"). Mova o controle deslizante da saturação, removendo tudo.

Lembre-se de que o uso de Camadas de Ajuste é uma forma não-destrutiva de alterar seu documento, já que poderia-se simplesmente aplicar um ajuste de Matiz/Saturação sobre a textura; isso modificaria permanentemente a textura.

Para começar, vamos adicionar uma nova camada de ajustes de matiz saturação (menu Camada > Nova Camada de Ajuste > Matiz/Saturação), acima da camada "olhos", para conferir à estátua uma leve coloração azulada. Isto deve ser bem suave, apenas para tirar a neutralidade total da imagem. Ajuste: Matiz 206, Saturação 5, Luminosidade 0 e marque a caixa Colorir.

Ajuste de matiz e saturação

Comece a criar pontos mais luminosos e outros mais sombrios na estátua, usando as ferramentas Subexposição (atalho: O) para clarear e Superexposição para escurecer. Faça isso na camada "modelo cópia", ou se preferir, duplique-a e mantenha uma cópia de segurança, caso queira reverter depois.

Cuidado para não exagerar em luz e sombra, senão a estátua pode ficar um tanto "metalizada", e queremos semelhança com pedra. No nosso exemplo, foi adicionada mais sombra aos olhos, queixo, lábios, embaixo do lábio inferior, orelhas, parte da cabeça, pescoço e parte inferior do nariz.

As sombras e luzes foram posicionadas imaginando que a fonte de luz deverá vir de uma posição frontal levemente superior, como parece estar iluminada a modelo.

Estátua com mais iluminação

Abra o arquivo "textura2", cole-a acima de todas as camadas no documento original, mude sua opacidade para cerca de 80%, e a mesclagem para Multiplicação. Posicione-a como visto abaixo.

Posição da textura

Como feito antes, para manter a textura só na estátua, com a camada "textura2" selecionada, clique com a tecla Ctrl pressionada sobre a miniatura da camada "modelo cópia", então  e clique no botão "Adicionar Máscara de Camada", na base da paleta de camadas.

Remova a saturação da textura (Ctrl + Shift + U), e com a Ferramenta Borracha (atalho: E), usando pincel macio, com opacidade em torno de 30%, apague algumas áreas da textura; no exemplo deste tutorial, foram apagadas partes na parte inferior das orelhas e na região do queixo. Coisa pouca, não apague muito. Suavize também a borda da textura, no pescoço. Fique à vontade para fazer testes.

Por fim, diminuí ainda mais a opacidade da camada "textura2", resolvi mantê-la em 60%.

Borracha photoshop
Use a borracha com um pincel grande e macio para apagar suavemente a borda da textura. NÃO EXAGERE, é só uma suavização leve...

Para deixar a textura de pedra um pouco mais forte, foi aplicado um filtro "Máscara de Nitidez" (menu Filtro > Tornar Nítido > Máscara de Nitidez) à camada "textura2", com as configurações abaixo. Isso é opcional.

Máscara de nitidez

Desligue a visibilidade da camada "fundo"; selecione tudo (Ctrl + A) e faça uma cópia mesclada de todas as camadas (Ctrl + Shift + C, ou menu Editar > Copiar Mesclado).

Abra um novo documento de 2100 x 1600 px, com fundo transparente, 72 dpi e cole a estátua que copiou. A partir de agora você vai trabalhar neste documento.

Novo documento photoshop

Nomeie a camada como "estátua". Crie outra camada, nomeie-a "fundo" e pinte de preto, colocando-a atrás da camada da estátua.

Vamos usar o refino de borda (Refine Edge) para tornar as bordas da estátua mais suaves. Selecione o conteúdo da camada "estátua", então vá ao menu Selecionar > Refine Edge... Use a configuração a seguir.

Refinar aresta photoshop

Com a seleção feita, inverta-a (Ctrl + Shift + I) e pressione Delete uma vez (com a camada da estátua selecionada, é como se fosse aparar uma borda suave). Exclua a seleção com Ctrl + D.

Antes e depois do refinar arestas
Antes e depois do Refinar Arestas e da exclusão da borda.

Com a Ferramenta Caneta, criei uma extensão para a base do busto. É só ir copiando textura do próprio colo para criar o resto, tomando cuidado para não repetir rachaduras, buracos, etc, de modo que se perceba facilmente a clonagem.

Aproveite a textura da rocha para criar irregularidades nas bordas. Faça isso em uma nova camada acima da estátua, com o pincel de Carimbo ajustado para copiar conteúdo de todas as camadas (no menu superior, em Clonar Modo de Amostra, deixe em Todas Cam.), e de preferência com uma máscara de camada já no formato da base.

Complicado? Veja:

Extensão do busto
Desenhe a forma da extensão do busto com a Caneta...
Máscara de camada e carimbo
Crie uma máscara de camada numa camada vazia (como já fez antes), e vá carimbando ali...
Base do busto completo
Base do busto completo

 Nota: criei uma máscara na camada da estátua (é só ter a camada ativa e clicar no botão Máscara de Camada, aquele mesmo que você já usou), então pintei de preto nas laterais da estátua, perto dos ombros, para corrigir o recorte e ficar acertado com o da base. Para pegar só essas arestas, crie uma seleção em torno do conteúdo (Ctrl + clique sobre a miniatura) da camada da base da estátua, inverta a seleção (Ctrl + Shift + I) e então pinte de preto na máscara da estátua. Depois pode excluir a seleção.

Quando estiver pronto, mescle as camadas da base e da estátua numa só (mantenha as duas ativas segurando Ctrl e clicando em cada uma na guia de Camadas, então pressione Ctrl + E). Use a Sub e Superexposição para acertar áreas de luz e sombra como quiser.

No fim, acabei preferindo ela amarelada (veja algumas imagens de bustos na internet para ter noção, encontrei várias em tons amarelados). Pra isso, uma camada de ajustes de Matiz/Saturação, e depois mais uma camada, essa de Curvas.

Ajustes:

Ajuste de matiz e saturação
Ajuste de matiz e saturação
Ajuste de curvas
Ajuste de curvas

Suas camadas devem ter ficado mais ou menos nisso (renomeadas para facilitar a compreensão):

Ordem das camadas
A pasta tem as camadas da estátua e da base antes da mesclagem, que resultou na camada "estátua + base".

E o resultado final.  Aqui foi redimensionado do original 2100 x 1500 pixels para 650 x 464 pixels, e ainda levou alguns ajustes de Sub e Superexposição sobre a camada "estátua + base".

tutorial transformar pessoa em estatua photoshop final

Você ainda pode (altamente recomendável) adicionar detalhes, mesclar outras fotos (como uma base mais elaborada de um busto), etc. Faça testes com cor, usando Camadas de Ajuste. Tem muito o que ser inventado.

Atualização 26/06/2014: alterações no processo, reupload de imagens.

Receba atualizações do Tutoriart

É grátis, e você pode escolher entre receber só sugestões sobre arte, design gráfico, Photoshop, etc, ou só sobre WordPress, blogging, design web, snippets, etc. Ou tudo, se preferir!

Quero assinar...
Ao assinar, você concorda com os Termos de Privacidade.

7 COMENTÁRIOS

  1. Gostei! Não entendi porque umas caixas aparecem em inglês. E o criador poderia ter colocado a estátua sobre uma base, dá-me a impressão a mesma flutua . Mas o importante é conhecer as ferramentas, e isso tá dito.

    • Olá Giovano!
      Realmente não foi dado muito destaque ao pedestal, já que, ainda que fosse um complemento à figura, não acrescia muito ao tutorial, cujo foco era a transformação da pessoa em aparência de pedra. Assim o usuário fica com a "missão" de usar os conhecimentos que adquiriu no tutorial, criando o pedestal ou outros detalhes, como o próprio pedestal, um cenário, etc.
      Abraço

  2. Excelente tutorial. Eu tenho essa coleção do Photoshop Top Secret e sem dúvida alguma, é uma das maiores coleções já feitas para o PS.
    Abraços e parabéns

    • Verdade, Jean. Apesar de já ter quatro anos que foi lançada, continua sendo uma grande opção pra quem gosta de Photoshop.
      Se alguém se interessou em saber mais, visite o site oficial da coleção em http://www.photoshoptopsecret.com/.
      Uma pena não ter versão em português (que eu saiba).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui