Digitar um texto com fonte bonita e colocar uns efeitos, qualquer aluno iniciado no Photoshop sabe. Mas e quando surge a necessidade de mais que isso? E se precisar de um bloco de texto e as linhas ficaram desproporcionais, espaçadas? Ou quando um acento não aparece de jeito nenhum?
É quando você nota que o básico não basta.
Tal como nos editores de texto, é possível fazer quase tudo com os textos no Photoshop, através das ferramentas na janela Caractere. Desde coisas mais elementares, como negrito e itálico, até ajustar espaço entre linhas, caracteres, sub e sobrescrito, e muito mais.
Vamos ver os ajustes mais úteis e comuns na edição de texto no Photoshop.
Para começar a escrever texto, use a ferramenta Texto Horizontal.
Depois de clicar no papel, digite seu texto. Com ele digitado, ao selecioná-lo você pode usar a barra de ferramentas de texto no alto da tela para inserir ajustes simples, como fonte, estilo, tamanho, cor, alinhamento, etc.
1 – Orientação do texto: alterna entre texto vertical e horizontal. Com o texto selecionado, só clique no botão.
2 – Família da fonte: clique na caixa para escolher a fonte dos caracteres. Serão exibidas todas as fontes disponíveis na pasta Fonts de seu computador. Para instalar outras, é só clicar com o botão direito sobre um arquivo de fonte e selecionar INSTALAR.
3 – Estilo da fonte: permite escolher entre os estilos disponíveis para a fonte usada no texto. Entre eles estão bold (negrito), semibold, condensed, light, italic, etc. Note que nem todas as fontes tem essas variações disponíveis.
4 – Tamanho da fonte.
5 – Suavização de serrilhado: arestas das letras podem ficar com um desagradável efeito de serrilhado se não for ativado algum método de suavização. Pode-se escolher entre Suave, Nítida, Bem Definida ou Sólida.
6 – Alinhamento: texto alinhado à esquerda, direita ou centralizado.
7 – Cor do texto: a caixa funciona do mesmo modo que as caixas de cor de primeiro plano e plano de fundo; basta clicar e escolher a cor para o texto selecionado.
8 – Criar texto distorcido: vários efeitos de distorção no texto, como arco, olho de peixe, etc. Todos eles mantém o texto editável.
9 – Abre as janelas de Caractere/Parágrafo.
Caractere
Nesta janela estão opções avançadas para modificar o texto. Entre elas, algumas que já foram vistas na barra de ferramentas superior.
1 – Família da fonte.
2 – Estilos.
3 – Tamanho da fonte.
4 – Ajuste entre dois caracteres: com o cursor de texto em um ponto dele (texto não selecionado), use esta caixa para afastar ou aproximar os caracteres.

5 – Entrelinhas: ajusta o espaço entre linhas de texto.
6 – Espaçamento entre caracteres selecionados: com parte do texto selecionado, use esta caixa para afastar ou aproximar os caracteres, aumentando ou reduzindo o espaço entre eles.
7 – Redimensionamento vertical: aumenta ou reduz a altura do texto selecionado.
8 – Deslocamento da linha base: aumenta ou reduz a distância do texto em relação a sua base.
9 – Redimensionar horizontalmente: tal como o verticalmente, aumenta ou reduz o texto selecionado, mas agora na sua largura.
10 – Cor do texto.
11 – Vários botões com estilos de texto. Falso negrito, falso itálico, tudo em maiúscula, caixa alta (tudo em maiúscula, mas com primeiras letras maiores que as demais), sobrescrito (texto acima da linha base), subscrito (texto abaixo da linha base), sublinhado e tachado (riscado).
Nota: estes estilos “falsos” são uma alternativa quando a fonte usada não tem a variação original.
12 – Idioma de correção e hifenização do texto.
13 – Suavização de serrilhado.
Texto de Parágrafo
Na outra janela, você pode escolher definições para o parágrafo do texto. Para escrever texto de parágrafo, ao clicar com a ferramenta texto sobre o papel, clique e arraste, desenhando uma caixa. Então solte o clique e digite seu texto. Se precisar alterar o tamanho da caixa, é só redimensionar como faz ao transformar objetos.
Além dos botões de alinhamento de texto, estão as caixas de ajuste de recuo de margem (esquerda ou direita), de espaço antes do texto da primeira linha, e a caixa de hifenização: ela define se as palavras em final de linha que não couberem inteiras serão divididas por um hífen e completadas na linha seguinte (como costumamos fazer em manuscritos), ou forçadas a aparecer inteiras, ficando o resto da frase para a linha seguinte.
Note no texto com e sem hifenização: a palavra “Sistema” no fim da linha fica dividida por um hífen ao manter o Hifenizar ativo, ou o espaçamento do texto muda para obrigar a palavra a ficar inteira na linha seguinte ao desativar a hifenização.
Dica: para conseguir caixas de texto mais organizadas ao usar texto com alinhamento justificado, na janela de parágrafo clique no botão no canto superior direito, que abre o menu (ver abaixo), e selecione “Compositor de linhas gerais”, para textos de várias linhas (ou atalho Ctrl + Shift + Alt + T).
Assim o cálculo do programa ao justificar o texto vai levar em conta as várias linhas e não apenas a primeira, garantindo um visual mais limpo para seu bloco de texto.
Dica 2: às vezes, ficamos indignados por digitar um texto com determinada fonte e ver que acentos, cedilhas e qualquer caractere especial não fica como deveria. Algumas fontes são baseadas no alfabeto em inglês, então não tem mesmo caracteres de outros idiomas. Você terá que usar um acento de outra fonte (rasterizado), ou desenhar os acentos.
Além disso, a língua ativa no programa e no seu sistema operacional também altera o modo como as teclas funcionam. Se o inglês estiver ativo, não vai conseguir acentuar o texto. Veja aqui como mudar o idioma do Photoshop.
2 Comments
Olá, estou com um problema. Mesmo selecionando a “hifenização ” o hífen não está aparecendo, o motivo seria pq estou usando o Photoshop portátil? Se não, como eu poderia resolver isso? Tentei pesquisar sobre isso mas não tive sucesso. Espero que possa me ajudar.
Desde já agradeço.
Olá, a hifenização está ativa? Na janela de Parágrafo, clique no ícone da listinha no canto superior direito, vai abrir um menu, clique em hifenização.