SEO e Segurança

Títulos em Posts: Onde o Gato por Lebre Vira Técnica Válida?

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Primeiro, vamos estabelecer uma coisa: usar um título que não seja condizente com o conteúdo, por brincadeira, “técnica de SEO” ou qualquer outro argumento, é enganação e ponto. Este artigo parte deste princípio, e se você discorda, sem problemas, mas saiba que é minha opinião e nisso baseio o post.

Vez por outra encontramos postagens com títulos consideravelmente diferentes do artigo que encabeçam. Alguns são criados com a desculpa de que foi uma “brincadeira” – que levará inúmeros internautas e visitar o post e não encontrar o que estava no título, perdendo tempo.

Outros enfiam um monte de promessas, sugerindo uma matéria completa e esclarecedora, mas quando o lemos… só lamentos. Alguns ainda, não por maldade, esquecem totalmente que aquilo será lido por pessoas e não apenas máquinas, e escolhem as palavras baseadas apenas no SEO e em quantas visitas ele poderá atrair.

Rótulos nas Latas Certas

O que você acha da seguinte ilustração: depois de fazer compras, ao chegar em casa, você resolve beber uma das cervejas que acabou de trazer, mas quando toma o primeiro gole, leva um susto, pois está cheio de vinagre na lata. Ou quando vai usar o sabão em pó, descobre que a caixa está cheia de pó de café!

Não é muito diferente do leitor que, ao clicar em seu título nos resultados de pesquisa, descobre um conteúdo totalmente diferente. Alguns estarão visitando seu blog pela primeira vez, e essa primeira impressão será bem ruim!

Escolher um título honesto para seu post é muito mais importante do que tentar conseguir visitantes “na marra”, pois estes acabarão sendo um péssimo tráfego em seu blog: além de provavelmente saírem revoltados (e quando não, deixando um comentário ofensivo, o que é compreensível), não clicarão em nada, não assinarão suas atualizações, nem seguirão seus perfis sociais… Ou seja, tudo o que você não quer.

Promessas Exageradas

Algumas práticas podem manchar sua imagem e de seu projeto entre os visitantes. Nós temos algum conhecimento sobre informática e a internet, que nos permite discernir entre propaganda enganosa ou não (pelo menos na maioria das vezes…). Mas a maioria dos navegantes são usuários médios, que passam poucas horas por dia ao computador, não o tem como ferramenta de trabalho e não tem obrigação de adivinhar qual post é jogada de marketing e qual é sério. Induzi-lo a ler algo sem utilidade é fazer chacota com seu precioso tempo na rede.

Então, ao criar um título do tipo “Aprenda a conquistar mil seguidores em apenas um dia“, é bom que isso seja uma verdade absoluta e não baseado em probalidades ou variantes diversas. Se não for algo factual, mude o título para “Mil seguidores em apenas um dia é possível, veja como“. Percebe a diferença?

Usar títulos chamativos é uma velha técnica, ensinada em inúmeros metablogs, e acho válida desde que “chamativo” não descambe para “mentira” ou “meias-verdades”. Seu bom senso vai lhe dizer quando estiver exagerando, tenho certeza.

Veja o exemplo de um tabloide sensacionalista de Portugal:

24 Horas, reprodução

A manipulação da informação levou à criação de uma manchete falsa. Não é questão de interpretação, e sim de bom senso: a ideia expressa pela grande manchete não condiz com o conteúdo da notícia, não serve para resumi-la de forma apropriada, nem dar uma ideia clara ao leitor do que lerá no artigo completo.

Ela tenta ganhar sua atenção com uma afirmação bombástica e mentirosa, ou seja, no sub-título de cabeçalho e no destaque, fica explicado que uma falha da lei foi usada em um caso específico, e não que – como diz o título – homicídio não seja crime.

O Que Vale a Pena?

Usar as técnicas de maneira honesta é ótimo, pois ajuda o blog a ganhar visitantes, e estes fatalmente encontrarão o que procuravam. Algumas alternativas a considerar na escolha do título:

  • Palavras-chave, sem exagero: o título é um dos fatores de peso quando o artigo for indexado e buscado, então usar palavras que as pessoas buscam com mais frequência vai ajudar.Se está escrevendo sobre “como fazer frituras sem gastar muito óleo“, por exemplo, procure usar termos que são mais pesquisados. Com ferramentas como o Google Insights, você descobre se um termo ou combinação deles é mais popular que outro. Por exemplo, “frituras econômicas” pode ser mais procurado ou mais preciso do que “frituras sem gastar“, ou um título que contenha os termos “frituras” e “óleo” pode funcionar melhor do que um com “fritar” e “óleo”.
  • Títulos chamativos: coisas que atraem o interesse comum funcionam bem. Listas do tipo “Dez coisas…” são muito eficientes, assim como a oferta de algo que foi bom pra você “Como resolvi“, “Como melhorei“, “Como ganhei“. Lembre-se de só fazer isso se tiver algo real a oferecer.
  • Polêmica! – quase todos, mesmo os que negam, adoram polêmica, então títulos como “Não use Flash porque é ruim” ou “O Facebook é um lixo do passado” sempre vão gerar mais visitas, e dependendo do que você escrever, muitos comentários.Bom notar que este tipo de artigo terá sua opinião pessoal, logo, não é uma verdade absoluta, e se você deixar isso claro, ninguém pode condená-lo (mas esteja preparado para críticas, e para explicar seu ponto de vista de modo a não perder o respeito dos leitores).
  • Menos palavras, mais clareza – não adianta colocar um título enorme, cheio de palavras pensando que vai atrair mais visitas. Coisas assim “Como atrair mais visitantes de qualidade para seu blog ou site usando SEO em poucas etapas” não são interessantes, mas cansativas. Leve em conta que além de todas essas palavras, normalmente ainda usamos complementos (através de plugins de SEO) para adicionar mais palavras-chave, então fica tudo isso, mais uma descrição do blog, mais palavras-chave…

    Além de terrível de ler, não aparece tudo no título da janela do navegador e na página de resultados de pesquisa. Poucos vão clicar se o título parecer incompleto, então o melhor é ser sóbrio: menos palavras, que expliquem de forma clara o que será encontrado ali. Aí sim, sobra espaço pra completar o título com as palavras-chave que serão inseridas pelo seu plugin de SEO.

São apenas algumas sugestões para a escolha dos títulos. Eu mesmo estou em constante aprendizado e espero um dia chegar a fórmula perfeita (será que existe?) para criar títulos que combinem precisão e força.

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Fundador do Tutoriart em 2010, é ex-instrutor de Photoshop, design web e gráfico. Em quase uma década de redação online, tem cerca de 1500 artigos publicados. Gerencia também o Memória BIT.

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