Diversos

Timely: Agendar Postagens no Facebook e Twitter

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr
Anúncios Google

Atualização 18/10/12: foi comunicado que o Timely deixará de funcionar em 16/11/12. Esse artigo será mantigo aqui apenas como registro, mas os links para a página do Timely foram removidos. Eu resolvi voltar a usar o Tweet Old Post. Os autores recomendam ferramentas similares como o Hootsuite e o Buffer.

Depois de meses de boníssimos serviços prestados, o plugin Tweet Old Post resolveu me deixar na mão. No meu blog principal, levei um susto ao notar que a cada atualização ele não postava só um tweet, mas coisa de 20 de uma vez. Claro que os leitores ficaram p… e alguns reclamaram, com toda a razão, pela poluição que isso estava causando em suas páginas.

Virei, fucei, mexi no que pude, mas não descobri o que estava causando o erro, e enfim desisti dele. Esse plugin teve papel importante no desenvolvimento do meu projeto, e apesar de algumas pessoas não gostarem de qualquer tipo de automatização em postagens sociais, eu gostava do que ele fazia – e acho que a maioria dos seguidores também, já que as sugestões de leitura são uma boa fonte de tráfego.

Mas o mundo gira, e como eu não tenho tempo disponível pra ficar no Twitter postando ao longo do dia, tive que partir para outro método; lembrei do Timely, sobre o qual já tinha lido a respeito, e acho que fiz uma troca (ainda que obrigado) para melhor.

O Que é o Timely?

É um aplicativo para agendamento de postagens em redes sociais – por ora, Twitter e Facebook. Você só precisar autorizar o aplicativo e escolher o que vai publicar – ele analisa suas últimas 199 postagens e “escolhe” a melhor hora para publicar, de acordo com o momento em que as mais populares foram postadas.

Timely

É muito fácil de usar. Acesse o Timely e faça um teste: digite seu nome de usuário na caixa de account e clique em Go. Será feita uma análise prévia de seus tweets e exibidos os horários em que eles seriam melhor aproveitados.

Timely sugere horários em que tweets seriam melhor expostos

Para começar a usar, clique em SIGN UP – IT’S FREE! Forneça os dados pedidos: email, senha (empresa opcional). Clique em Sign me up.

Cadastro no Timely

Faça o login com sua conta no Twitter ou Facebook. Clique em Connect to. Dê autorização ao aplicativo.

Para começar, conecte uma conta
“Para começar, conecte uma conta”

autorizando o Timely no Twitter

Pronto, já pode começar a usar.

Painel do Timely

Agendando Tweets

A grande diferença de outras ferramentas automáticas é que você terá controle total sobre o que será publicado – por sinal, terá que escolher manualmente as postagens. Isso pode parecer incômodo pra quem não tem tempo de ficar tuitando, mas ao menos você entra uma vez só no aplicativo e agenda tudo (para o mês ou semana inteira, digamos).

Na caixa Schedule a post?, insira o conteúdo do seu tweet. Se quiser postar imediatamente, clique no botão Post Now; se quiser agendar, clique em Add to Queue: o tweet aparecerá na lista de espera, com a data e hora oferecida como melhor opção. Veja no exemplo abaixo que o aplicativo escolheu 21:51 como o horário ideal.

Links postados serão encurtados automaticamente com o awe.sm. Não tem como mudar isso (que eu saiba).

Agendando um tweet com o Timely
Em cima, digitei o conteúdo do tweet. Cliquei em Add to Queue e ele foi para a espera.

Em Settings, você pode mudar o número de postagens máximas por dia, até um máximo de 9. Depois é só ir colocando os tweets e clicando em Add to Queue para deixá-las agendadas.

Ainda em Settings, pode-se ajustar para receber notificações por email caso a agenda de postagens esteja vazia (eu recomendo que deixe Empty Queue, em Email Notification, em On (ligado).

Como Escolher os Posts?

Isso fica por sua conta, mas vou dar sugestões. Primeiro, você pode adicionar o botão Create a Timely ao seu navegador – basta arrrastá-lo e soltá-lo sobre a barra de favoritos.

Arraste o link do botão para a barra de favoritos do seu navegador

Quando quiser mandar uma página aberta para a agenda de postagens, clique no botão. Abre-se uma janela e é só escolher entre postar na hora ou agendar.

Agendando postagem pelo botão Timely

Outra ideia é agendar posts populares. Você pode usar sua conta no Analytics para estimar os artigos mais visitados – e que despertaram mais interesse no seu leitor – para tentar ganhar novos leitores.

Se for usuário de algum método de contagem de leitores nos posts (como o WP Post Views), também pode usá-lo para identificar os mais populares. O ideal é postar coisas que atraiam a atenção dos seus fãs/seguidores.

Timely com Facebook

É só clicar em Add Account, fazer login no Facebook, autorizar o aplicativo e escolher a página ou perfil em que quer postar, clicando em Add. Lembre-se de fazer login com a conta de Facebook que você usa para administrar a página do seu blog.

Clique em Add an Account

Quando já tiver um bom número de publicações feitas, você pode ainda acompanhar o desempenho delas na guia Performance. Creio que esse método seja bem melhor que as postagens aleatórias do Tweet Old Post.

Fundador do Tutoriart em 2010, é ex-instrutor de Photoshop, design web e gráfico. Em quase uma década de redação online, tem cerca de 1500 artigos publicados. Gerencia também o Memória BIT.

Deixe um Comentário

Pin