Dicas

Técnicas não-destrutivas em edição de imagens no Photoshop

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr
Anúncios Google

Ao editar uma imagem no Photoshop, nem sempre ajustes feitos na horas são os ideais — o que, claro, só descobrimos tarde demais. O que acontece se você quiser diminuir a nitidez que aplicou com um filtro vários passos atrás, quando não houver mais etapas de restauração disponíveis no Ctrl + Shift + V? Os valores devem ser passíveis de mudança a qualquer momento, o que se consegue ao usar técnicas não-destrutivas.

“Mas o que é técnica não-destrutiva?” Por exemplo, ao aplicar um filtro na imagem, como você faz? Ativa a camada e manda logo o filtro, cria uma cópia-reserva dela antes… Ou usa um Filtro Inteligente? O mesmo vale para ferramentas que alteram permanentemente os pixels — por exemplo, a ferramenta Subexposição (Dodge). Em vez de passá-la direto sobre conteúdo da camada, que não poderá voltar ao estado original no futuro, é melhor fazê-lo sobre uma camada separada; se mudar de ideia, a imagem original estará lá, intacta para novas alterações.

Vejamos alguns casos e vocês rapidamente entenderão a importância dessas práticas.

Filtros

Usuários novatos, às vezes por serem mal instruídos nos cursos, outras por preguiça mesmo, quando precisam de um pouco mais de nitidez na imagem, simplesmente selecionam a camada e mandam o filtro Nitidez (Sharpen).

Errado, a não ser que você não tenha pretensão nenhuma de modificar ou reutilizar a imagem “crua” depois. Antes da versão CS3 do Photoshop —quando ainda não existia a ferramenta Filtro Inteligente — era recomendável criar uma cópia da camada a ser editada; ela poderia ser mantida no arquivo, com a visibilidade desativada, como backup; se precisasse dela, estaria lá preservada sem alterações.

Mas com o Filtro Inteligente ficou mais fácil. Veja:

1- Temos a imagem onde será aplicado um filtro Nitidez (Sharpen).

Imagem aberta no Photoshop

Em vez de apenas selecionar no menu Filtro > Nitidez e uma das opções, faremos diferente: clique com o botão direito sobre a miniatura da camada, na guia Camadas, e selecione a opção Converter em Objeto Inteligente (Convert to Smart Object).

Converter a camada em um Smart Object

A camada ficará com um ícone, indicando a nova condição.

Camada de Objeto Inteligente

Agora sim, vá aos filtros e aplique-o como faria normalmente.

Aplicando a Nitidez Inteligente

A imagem volta a ter nitidez (exagerei para ficar bem visível). Note que na miniatura da camada, lá está o filtro com sua própria miniatura.

Se a qualquer momento você se arrepender desse ajuste, ou desejar modificá-lo, excluí-lo, etc, é só dar um duplo-clique sobre a miniatura do filtro e proceder como achar melhor.

Miniaturas do filtro sobre o Smart Object

Se clicar com o direito sobre o filtro, também poderá selecionar outras opções, como destivá-lo (Disable) e excluí-lo (Delete).

Tudo isso sem modificar de forma permanente um só pixel da imagem original. Óbvio dizer que isso se aplica para qualquer tipo de filtro.

Ajustes de cor, tom, matiz, etc

O mesmo vale para outros ajustes, como Matiz/Saturação (Hue/Saturation), Níveis (Levels), Curvas (Curves), etc. Procure sempre usar Estilos de Camada (Layer Styles) em vez de aplicar o ajuste direto sobre a imagem.

Aplicando um ajuste de Hue/Saturation de forma não-destrutiva:

Em vez de usar o comando Matiz/Saturação (menu Imagem > Ajustes > Matiz/Saturação, ou atalho Ctrl + U), use o Estilo de Camada (menu Camada > Nova Camada de Ajuste > Matiz/Saturação).

nova camada de ajuste

Aplicação de camada de ajustes Matiz/Saturação

1- Se estiver aplicando o efeito em uma camada e não quiser que ela apareça sobre nenhuma outra abaixo, marque a opção Use Previous Layer to Create Clipping Mask (Usar Camada Anterior Como Máscara de Recorte).

2- No Photoshop CS5, os layer styles podem ser acessados por este ícone.

3- Esta é a opção Hue/Saturation.

Com o efeito aplicado, é só dar um duplo-clique em sua miniatura para editá-lo a qualquer momento.

Miniatura da camada de ajuste Hue/Saturation

Nota: se tiver convertido uma camada para Smart Object, ela não aceitará ajustes diretos sobre seus pixels como Hue/Saturation e outros, sendo obrigatório ou usar um layer style, ou editar o conteúdo do objeto (modo destrutivo).

Para editar o conteúdo do Objeto Inteligente, clique com o botão direito sobre a miniatura da camada e selecione a opção Editar Conteúdo (Edit Contents).

Use a opção Edit Contents para alterar o conteúdo do Smart Object

O conteúdo do Smart Object será aberto num novo documento; edite-o como quiser, salve e feche; as mudanças aparecem também no Smart Object colocado no documento.

Sub e superexposição

Esta técnica é antiga e muito funcional. Em vez de usar as ferramentas Dodge (Subexposição) e Burn (Superexposição) sobre a imagem, use a seguinte técnica não-destrutiva:

Com sua imagem aberta, vá ao menu Camada > Nova > Nova Camada, ou segurando a tecla Alt, clique sobre o botão Adicionar Nova Camada, no rodapé da paleta de camadas.

Nova camada onde será feito o Dodge/Burn

1- Se quiser manter o ajuste apenas naquela camada, use esta opção.
2- Mude o modo de mesclagem para Overlay (Sobreposição).
3- Altere seu preenchimento para 50% Gray (Cinza 50%).

Será criada uma nova camada logo acima da que receberá os ajustes. Nela, use um pincel com a cor preta para escurecer (simulando perfeitamente a Burn Tool) ou com a cor branca para clarear (simulando a Dodge Tool). Essas alterações afetam só a camada cinza, preservando a imagem.

Use um pincel com opacidade baixa (em torno de 10% ou menos), do tipo aerógrafo redondo (soft round), para obter melhores resultados.

Opções escolhidas para o pincel

camadas de subexposição

Seja qual for o caso, lembre-se de tentar preservar a imagem original e mantê-la sempre reeditável. No futuro, quando precisar reeditar um arquivo porque um cliente chato exigente não gostou de um pequeno detalhe com a cor / luz / contraste errado, você vai agradecer por ter tudo lá, prontinho para modificar.

Por enquanto é só.

Fundador do Tutoriart em 2010, é ex-instrutor de Photoshop, design web e gráfico. Em quase uma década de redação online, tem cerca de 1500 artigos publicados. Gerencia também o Memória BIT.

1 Comentário

Deixe um Comentário

Pin