Design

Tales You Lose: arte em moedas, de Andre Levy

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr
Anúncios Google

Rabiscar cédulas é um hábito dos mais antigos. Desde as velhas notas de Cr$1000 com o Barão do Rio Branco, que ganhava pomposas barbas além do bigode, ou da mais-que-abusada Efígie da República, quase não há quem não tenha um dia cedido à tentação de deixar seu doodle numa nota (de preferência de baixo valor, porque vai que a nota de R$50 é recusada por causa da sua arte, né?).

Foi mais ou menos assim que o brasileiro residente na Alemanha, André Levy, criou sua coleção Tales You Lose. Em vez de cédulas, ele aproveitou várias moedas que estavam “rolando” perdidas em casa e foi pintando personagens pop contemporâneos como ícones do cinema, quadrinhos e games, e claro, fazendo adições impagáveis às austeras figuras eternizadas no metal.

Hoje servem de tela moedas de várias épocas e países; já são mais de 200 pintadas, compartilhadas a partir de seus perfis sociais e ganhando destaque internacional.

Não há no projeto necessariamente um tipo de crítica implícita ao sistema financeiro, mas cada um pode fazer sua própria interpretação. Segundo Levy, certas culturas não aceitaram bem seu trabalho. “Já tive casos, por exemplo, na Turquia e na Tailândia, onde as pessoas enxergam isso como uma ofensa ao personagem retratado na moeda. Na verdade, não faço uma crítica ao que esse personagem representa, mas ao objeto“.

Seja crítica ao sistema ou só criatividade, o resultado é muito divertido. Confira algumas moedas pintadas por Levy.

tales you lose marvel

tales you lose dc comics

tales you lose mulheres

tales you lose mario e mortal kombat

tales you lose turma da monica

tales you lose teletubbies

tales you lose star wars

tales you lose marty e emmet

tales you lose pokemon

tales you lose jake blues

tales you lose elwood blues

tales you lose batman e robin

tales you lose arlequina

tales you lose duas caras

Gostou? Veja mais em seus links sociais

Importante: não estou incentivando ninguém a fazer arte em cédulas, hein? Note que isto pode ser considerado crime de dano qualificado, previsto no artigo 163, parágrafo único, inciso III, do Código Penal. Não é por ter posse da cédula, que você pode fazer o que quiser com ela; moeda é patrimônio da União.

Anúncios Google

Fundador do Tutoriart em 2010, é ex-instrutor de Photoshop, design web e gráfico. Em quase uma década de redação online, tem cerca de 1500 artigos publicados. Gerencia também o Memória BIT.

Deixe um Comentário

Pin