Photoshop

Como fazer a sombra flat design no Photoshop

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr

Opa! Aqui é Alisson Pawilak do blog Photoshop para Iniciantes e hoje vou te apresentar mais um incrível tutorial de Photoshop.

Dessa vez você vai encontrar um dos efeitos mais solicitados na atualidade: quem não curte o famoso estilo Flat Design? Pois é, sabe aquela sombra estilosa que encontramos principalmente em ícones do estilo flat? É exatamente ela que vamos aprender a partir de agora!

O Tutoriart já publicou outro artigo sobre long shadow, um método diferente usando as ferramentas 3D. Este aqui é mais acessível, indicado para você que está dando os primeiros passos.

Se preferir, acompanhe o passo a passo na vídeo aula Sombra Flat Design no Photoshop:

[videoin site-youtube id=nYcGOAV-P3M]

Tutorial sombra flat design no Photoshop

Para realizar este tutorial, criei um novo documento com as dimensões 700 x 700 px e pintei todo ele de vermelho, código #f13e3e.

Passo 1 – fui até as Formas Personalizadas do Photoshop e escolhi uma forma qualquer (você pode fazer com a mesma ou com qualquer outras de sua preferência).

formas personalizadas

Após escolher sua Forma Personalizada, aplique ela sobre o documento que acabamos de criar.

Dica: segure a tecla Shift para manter as proporções da forma.

forma personalizada aplicada

Passo 2 – Agora vá até a área de camadas e crie uma nova. Nota importante: arraste a nova camada para de baixo da camada da Forma Personalizada que você criou no passo anterior. É tal como mostro no exemplo a seguir:

camadas do Photoshop

Passo 3 – Vá até a Caixa de Ferramentas e selecione a Ferramenta Caneta.

Ferramenta caneta

Com a Ferramenta Caneta selecionada, crie a sombra de acordo com o seu ícone. Procure criá-la sempre nas extremidades da figura. Confira o exemplo abaixo:

forma criada com a Caneta

Passo 4 – Criou a sombra com a Ferramenta Caneta? Ok! Agora é hora de Rasterizar essa camada, assim nós a tornaremos editável para realizar o quinto e último passo.

rasterizar camada

Passo 5 – Para encerrar o efeito, dois ajustes opcionais. O primeiro é diminuir a opacidade da sombra, aqui cada um pode deixar a quantidade que quiser, mas recomendo algo mais suave, entre 10 e 15.

opacidade da sombra

E o segundo é selecionar a ferramenta Borracha e apagar as laterais externas da sombra, dando assim um acabamento moderno.

Sombra Flat Design no Photoshop

Pronto! Sombra Flat Design aplicada com sucesso em seu ícone. =)

Dica relacionada: É iniciante? Nunca mexeu no programa? Aprenda como usar o Photoshop de maneira fácil e rápida.

Se teve alguma dificuldade durante a execução do efeito, deixe nos comentários logo abaixo.

Obrigado pela atenção e até a próxima! 😉

Anúncios Google

Instrutor de Photoshop e estudante de Marketing, Alisson é autor do blog photoshopparainiciantes e escreve como convidado no Tutoriart.

2 Comentários

  1. Paulo Henrique Cascardo Responder

    Trabalho em uma gráfica com corel draw, adoro design acho adobe ilustrator e o photoshop melhor que o corel, estou aprendendo photoshop este ano, gostei do seu trabalho queria aprender este tutorial muito fácil, parabéns pelo seus trabalho, Paulo.

Deixe um Comentário

Pin