Para quem trabalha diariamente na internet, principalmente com blogs, é difícil dizer que não se dedica para obter tráfego em seus projetos e consequentemente conseguir monetizá-los com programas de afiliados e publicidade direta. Neste sentido, a otimização SEO se torna essencial para que possamos conseguir tornar nossos blogs diferenciados dentre aos demais e começar a ganhar espaço na internet.
Em tempos atuais, onde especialistas SEO surgem frequentemente com a proposta de concorrer fortemente pelas primeiras posições no Google, necessitamos nos destacar dos demais.
Para quem utiliza a plataforma de blogs WordPress, isso é possível com uma certa facilidade, apenas sendo necessário um pouco de conhecimento de otimização. Isto ocorre devido aos excelentes plugins SEO que temos disponíveis, e o principal de tudo: gratuitos.
Hoje vou falar um pouco sobre os 3 principais plugins em minha opinião e suas principais características.
All in One Seo Pack
Este é o mais utilizado por usuários WordPress. Basta ver no site wordpress.org o numero de downloads realizados deste plugin, que é bem maior do que os demais. All in One SEO Pack é um plugin que permite o gerenciamento dos principais recursos SEO, como a configuração de tags title, modelos configuráveis de meta description, permite bloquear indexação dos buscadores de algumas sessões específicas de nossos blogs, tem suporte a URL canonical, suporte ao Google Analytics e ainda permite adicionar HTML personalizável a tag head.
Estes são os principais recursos deste plugin que se tornou famoso na internet e tem sido usado pela grande maioria dos bloggers.
WordPress SEO by Yoast
Embora os três plugins que esteja citando hoje sejam na minha opinião os melhores, este para mim é o mais completo e é o que tenho utilizado em meus projetos. Ele possui basicamente as mesmas funcionalidades do plugin All in one SEO Pack, porém não oferece opção de suporte ao Google Analytics e nem a possibilidade de personalização do HTML da tag head.
Porém, em contrapartida, este plugin oferece a possibilidade de habilitar alertas caso o WordPress esteja bloqueando buscas, possibilita a otimização de permalinks, redireciona para posts pais a URL de arquivos anexados, faz backup e exportação. Também analisa a página que estamos postando (com base na frase-alvo estipulada por nós mesmos), permite especificar redirecionamentos 301, possui suporte a sitemaps XML e ainda faz ping nos buscadores quando postamos um novo artigo ou uma nova página.
Por todas estas funcionalidades considero o WordPress SEO by Yoast o mais completo e o utilizo em meus projetos.
Platinum SEO
Este plugin SEO também é de excelente qualidade e é o que mais se aproxima do WordPress SEO by Yoast. Fazendo uma comparação com o Yoast, este plugin possibilita gerenciarmos o redirecionamento 301 em permalinks, usar nofollow em páginas de categorias e arquivos (embora existam outros plugins complementares que façam isso).
Leia também → nofollow: o que é e onde usar
Em contrapartida, não possibilita um suporte aos sitemaps XML, não faz ping em buscadores, não permite especificar redirecionamentos 301, não possibilita a otimização de permalinks e nem redireciona para posts pais a URL de arquivos anexados. Embora tenha algumas funcionalidades a menos que o WordPress SEO, o Platinum SEO é um plugin bastante interessante e tem auxiliado bloggers e otimizar seus projetos e obter bom rankeamento no Google. Baixe o Platinum SEO aqui.
E você, qual solução SEO tem utilizado em seu blog WordPress?
Um abraço a todos e até breve!