Soluções em Otimização SEO para WordPress

0
455

Para quem trabalha diariamente na internet, principalmente com blogs, é difícil dizer que não se dedica para obter tráfego em seus projetos e consequentemente conseguir monetizá-los com programas de afiliados e publicidade direta. Neste sentido, a otimização SEO se torna essencial para que possamos conseguir tornar nossos blogs diferenciados dentre aos demais e começar a ganhar espaço na internet.

Em tempos atuais, onde especialistas SEO surgem frequentemente com a proposta de concorrer fortemente pelas primeiras posições no Google, necessitamos nos destacar dos demais.

Para quem utiliza a plataforma de blogs WordPress, isso é possível com uma certa facilidade, apenas sendo necessário um pouco de conhecimento de otimização. Isto ocorre devido aos excelentes plugins SEO que temos disponíveis, e o principal de tudo: gratuitos.

Hoje vou falar um pouco sobre os 3 principais plugins em minha opinião e suas principais características.

All in One Seo Pack

All in One SEO Pack

Este é o mais utilizado por usuários WordPress. Basta ver no site wordpress.org o numero de downloads realizados deste plugin, que é bem maior do que os demais. All in One SEO Pack é um plugin que permite o gerenciamento dos principais recursos SEO, como a configuração de tags title, modelos configuráveis de meta description, permite bloquear indexação dos buscadores de algumas sessões específicas de nossos blogs, tem suporte a URL canonical, suporte ao Google Analytics e ainda permite adicionar HTML personalizável a tag head.

Estes são os principais recursos deste plugin que se tornou famoso na internet e tem sido usado pela grande maioria dos bloggers.

Baixe o All in One SEO aqui.

WordPress SEO by Yoast

Worpress SEO by Yoast

Embora os três plugins que esteja citando hoje sejam na minha opinião os melhores, este para mim é o mais completo e é o que tenho utilizado em meus projetos. Ele possui basicamente as mesmas funcionalidades do plugin All in one SEO Pack, porém não oferece opção de suporte ao Google Analytics e nem a possibilidade de personalização do HTML da tag head.

Porém, em contrapartida, este plugin oferece a possibilidade de habilitar alertas caso o WordPress esteja bloqueando buscas, possibilita a otimização de permalinks, redireciona para posts pais a URL de arquivos anexados, faz backup e exportação. Também analisa a página que estamos postando (com base na frase-alvo estipulada por nós mesmos), permite especificar redirecionamentos 301, possui suporte a sitemaps XML e ainda faz ping nos buscadores quando postamos um novo artigo ou uma nova página.

Por todas estas funcionalidades considero o WordPress SEO by Yoast o mais completo e o utilizo em meus projetos.

Baixe o WordPress SEO aqui.

Platinum SEO

Platinum SEO WordPress

Este plugin SEO também é de excelente qualidade e é o que mais se aproxima do WordPress SEO by Yoast. Fazendo uma comparação com o Yoast, este plugin possibilita gerenciarmos o redirecionamento 301 em permalinks, usar nofollow em páginas de categorias e arquivos (embora existam outros plugins complementares que façam isso).

Leia também → nofollow: o que é e onde usar

Em contrapartida, não possibilita um suporte aos sitemaps XML, não faz ping em buscadores, não permite especificar redirecionamentos 301, não possibilita a otimização de permalinks e nem redireciona para posts pais a URL de arquivos anexados. Embora tenha algumas funcionalidades a menos que o WordPress SEO, o Platinum SEO é um plugin bastante interessante e tem auxiliado bloggers e otimizar seus projetos e obter bom rankeamento no Google. Baixe o Platinum SEO aqui.

E você, qual solução SEO tem utilizado em seu blog WordPress?

Um abraço a todos e até breve!

- Publicidade -

Receba atualizações do Tutoriart

É grátis, e você pode escolher entre receber só sugestões sobre arte, design gráfico, Photoshop, etc, ou só sobre WordPress, blogging, design web, snippets, etc. Ou tudo, se preferir!

Quero assinar...
Ao assinar, você concorda com os Termos de Privacidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui