Screen Jumping: Crie Imagens Que Parecem Saltar da Tela

0
1922

Um efeito simples, mas com resultado interessante e de impacto visual, é o screen jump (salto da tela). Na montagem, basta ter a fotografia da ação - no nosso exemplo, o salto de um cavalo sobre um obstáculo - e da tela; com poucos passos de Photoshop, e você consegue um ótimo resultado, num efeito inclusive bastante usado em publicidade.

Vamos acompanhar aqui um exemplo simples de como criar um "salto da tela", usando algumas imagens de bancos gratuitos. Só é preciso saber como usar as ferramentas de seleção, e se não souber, leia o artigo Seleção no Photoshop com a Ferramenta Caneta. Note que o resultado daqui não tem muito acabamento, já que o importante é apenas a técnica, simples e acessível aos iniciantes no Photoshop.

Baixe as duas imagens que usaremos no exemplo.

Abra a imagem da tela no Photoshop. Se quiser, reduza o tamanho, mas quanto maior, mais fácil para ver os detalhes, e logo, de completar o trabalho. O primeiro passo será criar uma seleção em torno da área da tela, faça isso com sua ferramenta favorita, podendo ser o Laço Poligonal, Caneta, etc.

TV com tela selecionada

Separadamente, abra a imagem do cavalo. Selecione tudo com o comando Ctrl + A, recorte, feche o documento. No arquivo da tela, siga ao menu Editar > Colar especial > Colar Em (atalho: Ctrl + Alt + Shift + V). A imagem será colada com uma máscara usando a área de seleção criada antes.

Tela com a imagem do cavalo

Com Ctrl + T, transforme a imagem do cavalo, deixando-o numa posição em que fique com parte do corpo e do movimento fora da tela. Arraste a camada do cavalo até a posição desejada.

Reposição e redimensionamento da imagem do cavalo

Clique com o botão direito sobre a miniatura da máscara (aquela ao lado da miniatura da imagem do cavalo) na paleta de camadas. Selecione Desativar Máscara para ver a imagem original.

desative a máscara

Baixe a opacidade da camada do cavalo para cerca de 75%, para enxergar onde começa e termina a tela atrás dele. Isso será importante para ver a seleção que criaremos a seguir.

Baixando a opacidade da camada do cavalo

Aplique zoom (Ctrl +) para ver melhor a área da cabeça do cavalo, então com alguma ferramenta precisa de seleção (como a Caneta para criar um demarcador), comece a demarcar a área que sai fora da tela, tanto na parte branca, como em cima do monitor. É importante fazer com cuidado, para um melhor resultado.

Quando concluir o demarcador, transforme-o em seleção com o comando Ctrl + Enter. A seleção deve separar o animal do fundo em qualquer lugar fora da tela.

Cabeça do cavalo já selecionada

Dica: para criar a área vazada entre a cabeça do cavalo e partes do arreio, após converter a seleção toda, crie outro demarcador na área vazada, clique com o botão direito e selecione Criar Seleção, escolhendo o modo Subtrair da seleção.

Crie o demarcador na área que será vazada dentro da seleção
Converta em seleção no modo Subtração

Sobre a camada da máscara (clique nela para não editar a foto e sim a máscara), preencha a seleção com branco. Se preferir, clique com o botão direito sobre o demarcador e escolha preenchê-lo com a cor de primeiro plano, que deve ser branca.

Reative a máscara e aumente a opacidade da camada do cavalo de novo para 100%. Ele deverá estar bem recortado fora da tela.

Área da cabeça já mascarada

Faça o mesmo com parte da pata que também fica fora da tela.

Repita o processo para a pata do cavalo

Resultado final

Screen Jump finalizado

Técnica originária do tutorial Screen Jumping (em inglês)

- Publicidade -

Receba atualizações do Tutoriart

É grátis, e você pode escolher entre receber só sugestões sobre arte, design gráfico, Photoshop, etc, ou só sobre WordPress, blogging, design web, snippets, etc. Ou tudo, se preferir!

Quero assinar...
Ao assinar, você concorda com os Termos de Privacidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui