Sabre de luz no Photoshop – aprenda a criar a criança Jedi

0
3127

Quer criar um sabre de luz no Photoshop, no melhor estilo Star Wars? É muito fácil. Com menos de 5 minutos e meia dúzia de comandos dá pra conseguir um efeito com excelente visual, escolhendo a quantidade de brilho emitida e a cor. Só vão restar depois os efeitos de luz no ambiente e sobre os modelos, se quiser enriquecer o trabalho.

Você pode fazer o teste usando uma foto de bancos de imagem, há muitas que caem como uma luva, mas claro que a graça é usar a sua própria: tire uma foto segurando um bastão (cabo de vassoura, espada de brinquedo, etc) que servirá como base do seu sabre. Nem precisa da "arma" toda, basta ter a empunhadura já que o resto da sua transformação em Jedi será feita no computador.

Algo nesse estilo fica melhor ainda, pois já tem a estrutura do sabre pronta, só falta isolar e iluminar.

mãe e filho jedi de Tiffany Jill

Download → Mother and Jedi Son II, de Tiffany Jill (atenção aos termos de uso da imagem, leia na página da autora).

Veja como deve ficar depois de pronto:

sabre de luz no photoshop - resultado final

Pra começar, uns ajustes de Curvas que vão deixar a imagem toda mais escura. Crie a primeira, acerte conforme a primeira imagem abaixo e então duplique a camada de Curvas, reajustando conforme a segunda imagem abaixo.

Em seguida, um ajuste de Matiz/Saturação, já que depois das Curvas as cores vão ficar muito "berrantes". Lembre-se de fazer todos esses ajustes através de Camadas de Ajuste, que podem ser encontrados na guia "Ajustes". Isso garante que eles podem ser modificados mais tarde.

ajuste de Curvas 1
Primeiro ajuste de Curvas
ajuste de Curvas 2
Segundo ajuste de Curvas
ajuste de matiz
Ajuste de matiz e saturação - diminua a saturação escolhendo a predefinição "Estilo Antigo"

Agora tenho uma cena com o fundo bem escuro, ideal pra destacar o brilho do sabre.

imagem com ajustes prévios

Comece usando a Ferramenta Caneta para criar um demarcador ao redor do corpo do sabre. Se não sabe usar a caneta, leia aqui.

Vá criando os pontos até fechar a forma. Quando tiver o demarcador pronto, segure Ctrl e então pressione Enter para convertê-lo numa seleção.

criando o demarcador
seleção do sabre
Demarcador depois de convertido em seleção sobre o sabre, na área que será brilhante

Preencha essa seleção de branco em uma nova camada vazia acima de todas. Então duplique essa camada duas vezes, ficando então com três sabres "brancos".

sabre duplicados

Agora vamos transformá-lo em sabre de luz! Aplique o filtro Desfoque Gaussiano nas camadas com os sabres. Na camada mais alta, aplique o filtro com Raio de 50. Na segunda, raio de 30, e na última, entre 15 e 20 (eu usei 15; quanto mais alto o valor, mais espalhada fica a luz, e menos intensa também).

Nota: o filtro fica no menu Filtros > Desfoque > Desfoque Gaussiano.

desfoque gaussiano

Você deve ter algo assim:

sabre com iluminação

Não muito brilhante como um sabre do Star Wars ainda? Ok, vamos dar um jeito nisso e ainda aplicar cor.

Primeiro ative as três camadas do sabre (clique sobre o nome do primeiro na janela de Camadas, então segure a tecla Ctrl e clique sobre o nome das outras camadas; as três ficarão marcadas em um tom mais escuro). Então segure Ctrl e aperte G para agrupá-las.

camadas agrupadas

Com o grup ativo, clique no botão com as letras "fx" no rodapé da janela de Camadas e escolha "Brilho Externo". Aplique um brilho na cor #2aff00, modo Divisão, opacidade 75, tamanho 60. Veja:

brilho externo
camadas agrupadas e com efeito aplicado
Grupo com o estilo Brilho Externo já aplicado

Com isso já temos um bom efeito.

sabre de luz pronto

Se quiser, trabalhe também em alguns efeitos de iluminação no ambiente e modelos, veja um exemplo básico: adicione uma camada de ajustes de Equilíbrio de Cores, levando os tons médios para o lado do verde.

equilíbrio de cores

Preencha então a máscara da camada de equilíbrio com preto, e com um pincel redondo macio e tinta branca vá pintando onde quer a luz verde recaindo sobre os modelos. Vá trabalhando com calma, pintando de preto se errar para esconder de novo.

pintando sobre a máscara

Finalizado:

sabre de luz no photoshop - resultado final

Se quiser, baixe o arquivo do tutorial em tamanho reduzido, só para estudos, no formato do Photoshop (1.2 MB).

É isso, se tiver dúvida, comente.

- Publicidade -

Receba atualizações do Tutoriart

É grátis, e você pode escolher entre receber só sugestões sobre arte, design gráfico, Photoshop, etc, ou só sobre WordPress, blogging, design web, snippets, etc. Ou tudo, se preferir!

Quero assinar...
Ao assinar, você concorda com os Termos de Privacidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui